O Paysandu Sport Club, também conhecido como Paysandu FC, é um clube de origem do futebol paraense, que possui mais de cem anos de história. Seu nome é inspirado em um evento de guerra que ocorreu no final do século XIX.
O clube promove um dos maiores derbies do país, contra o Remo. O time também é conhecido por alcançar feitos expressivos dentro do futebol nacional e até internacional, como a vitória por 1×0 contra o Boca Juniors em 2003, em plena La Bombonera.
Qual a origem do Paysandu FC?
A origem do nome “Paysandu” remete ao nome de uma cidade no Uruguai. A localidade em questão foi palco de uma batalha histórica, “A Tomada de Paysandu”, na qual tropas brasileiras junto com membros do Partido Colorado enfrentaram membros do Partido Blanco. O Partido Blanco governava o país na época.

O confronto foi causado pelos constantes ataques que vinham ocorrendo no Estado do Rio Grande do Sul. Depois disso, os militares formaram uma operação militar que atacou os bandidos que viviam nas cidades de Salto e Paysandú.
Todo este contexto histórico serve para contextualizar a inspiração para o nome do clube. O clube foi originado por causa deste evento. Não é coincidência que a grafia de ambos os nomes seja a mesma.
Quando foi a fundação do Paysandu FC?
O Paysandu Sport Club foi fundado em 2 de fevereiro de 1914, chamado Paysandu Foot-ball Club, na residência de Hugo Manoel de Abreu Leão. Hugo Leão foi escolhido como presidente da equipe no mesmo dia.
O clube surgiu após uma rixa entre atletas do Norte Clube e da Liga Paraense de Foot-Ball, em 1913. Ambos os times se sentiram prejudicados em uma partida contra o Guarany, que terminou em um empate. Devido a esta combinação de resultados, o Clube do Remo tornou-se o campeão daquele ano.
Hugo Leão, na época jogador do Norte Clube, reuniu os melhores jogadores de seus respectivos times para poder derrotar o Clube do Remo. Em suas próprias palavras, ele disse o seguinte: “Vou fundar um Clube para superar o Grupo do Remo”.
Qual foi o primeiro jogo do Paysandu FC?
Em sua estreia no futebol, o Paysandu enfrentou a equipe do Ipiranga, em uma partida que foi marcada pela bela atuação de Hugo Leão, na qual fez 6 dos 14 gols feitos pelo clube naquele dia.
O placar final do confronto foi 14 x 3 pro Paysandu.
Paysandu FC: o que foi o clube do suiço?
Antônio Barros Filho, mais conhecido pelo apelido de “Suiço”, por conta que estudou por muito tempo na Suíça, foi um dos principais jogadores do Paysandu durante os primeiros anos de atividade do clube, conseguindo ser o protagonista do título invicto do estadual de 1920.
Sua passagem pelo clube paraense foi tão marcante, que ele obteve a façanha de ter sido convocado para a seleção brasileira, sendo o único da história a conseguir isso atuando no futebol paraense. Esse fato fez com que o Paysandu fosse mais reconhecido nacionalmente, principalmente por ser o “clube do Suíço”.

Infelizmente, a jovem promessa do futebol brasileiro acabou não conseguindo pisar nos gramados com a camisa da “amarelinha”, pois faleceu antes do jogo para que foi convocado, com apenas 23 anos, devido a uma combinação de Malária com infecção intestinal.
Quais os títulos do Paysandu FC?
O Paysandu é o clube da Região Norte que possui a maior quantidade de títulos, sendo 49 do Campeonato Paranaense, 2 do Campeonato Brasileiro da segunda divisão, 2 da Copa Verde,1 Copa Norte e 1 Copa dos Campeões.
Dentre todos esses títulos, é válido destacar os que ocorreram durante o começo dos anos 2000, mais precisamente entre os anos de 2000 a 2003. Sob comando do lendário Givanildo Oliveira, o clube foi tricampeão do Campeonato Paraense (2000,2001, 2002), conquistou o segundo título do Campeonato da Série B, em 2001.
Além desses títulos de grande expressão, ainda vieram mais dois importantíssimos para a história do time, como a Copa dos Campeões e a Copa Norte. Eles juntos com o estadual fizeram com que o Paysandu fosse o clube brasileiro que mais ganhou títulos em 2002.
Hino do Paysandu FC
No ano de 1920, com a letra composta pelo poeta José Simões e a música instrumentalizada pelo músico Manuel Luís de Paiva, o Paysandu teve seu hino oficial, o qual permanece o mesmo até os dias de hoje.
Considerações
O Paysandu FC é um clube muito tradicional, sendo o maior campeão da região Norte e um dos mais tradicionais da região Norte/Nordeste.
Além de sua história de alto desempenho em torneios nacionais, também tem um histórico interessante a nível internacional. Uma das conquistas mais conhecidas foi a vitória por 1×0 contra o Boca Juniors, no estádio do clube argentino, em uma partida válida pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores em 2003.
Infelizmente, eles não conseguiram um resultado positivo em sua partida de volta e acabaram perdendo por 4×2 no meio do estado do Pará.
Além desta partida, Paysandu teve outras disputas com equipes internacionais, como a partida de 18 de julho de 1965, quando o clube enfrentou o Peñarol do Uruguai, então bicampeão uruguaio, no Estádio da Curuzu. A partida terminou com uma vitória de 3×0 para a equipe do Pará.
Outra partida incomum do clube foi contra a seleção romena durante 11 de fevereiro de 1968, na qual a equipe do Pará venceu a equipe européia por 1×0.
Estes fatos demonstram bem como o Paysandu é um grande clube, além de promover muitos episódios incomuns para a história do nosso futebol.