A origem do Pato Fu é um fato importante para os fãs de rock nacional, já que a banda marcou presença no cotidiano de boa parte da nação desde sua criação.
Pato Fu é uma banda de pop rock fundada oficialmente em 1992, na cidade de Belo Horizonte. Desde então, a banda conquistou milhares de fãs pelo Brasil e fez o nome de sua vocalista, Fernanda Takai, ser conhecido também em sua carreira solo.
Qual a origem do Pato Fu?
A origem do Pato Fu aconteceu em Belo Horizonte, no ano de 1992. Os principais responsáveis pela criação da banda de pop rock foram Fernanda Takai, John Ulhoa e Ricardo Koctus. Na época, Fernanda fazia parte da banda Fernanda & 3 Do Povo, mas mesmo assim decidiu formar a nova banda com os dois amigos de uma loja de guitarras.
O nome da banda Pato Fu foi escolhido por conta de uma tira de quadrinhos do Gato Garfield, onde o personagem lutava “gato-fu”. Para diferenciar, os integrantes resolveram trocar a primeira letra, assim a origem do Pato Fu se concretizou oficialmente.

Um ano após a origem do Pato Fu, o primeiro álbum da banda foi gravado (1993), pelo estúdio Ferreti, em Belo Horizonte. O álbum foi denominado “Rotomusic de Liquidificapum” e não obteve o sucesso esperado. Mesmo assim, a banda Pato Fu conquistou contrato com a gravadora Plug BMG e conseguiram lançar o segundo álbum “Gold de Quem?”.
Hoje, a banda Pato Fu conta com 13 álbuns lançados oficialmente e 5 DVDs. O mais recente “Não Pare de Pensar” foi gravado em 2014, e é o décimo álbum gravado em estúdio do grupo.
O disco fez tanto sucesso que foi indicado na categoria de Melhor Álbum de Rock Brasileiro no Grammy Latino de 2015.
Músicas mais famosas do Pato Fu
Desde a origem do Pato Fu, a banda foi responsável por diversas músicas conhecidas em todo o Brasil. Entre as de maior sucesso temos a Canção Pra Você Viver Mais (1998), Sobre o Tempo (1995), Perdendo Dentes (1999), Eu (2001), Depois (1999), Made in Japan (1999), Por Perto (2002) e Ovelha Negra (2010).
Quem são os integrantes do Pato Fu?
A origem do Pato Fu aconteceu oficialmente com os integrantes Fernanda Takai, John Ulhoa, Ricardo Neves, Ricardo Koctus e Glauco Nastácia, todos amigos que se conheceram em uma loja de guitarras, em Belo Horizonte.

Com o tempo, a formação da banda se modificou algumas vezes. Atualmente, a formação segue com:
- Fernanda Takai (voz);
- Ricardo Koctus (contra-baixo);
- Richard Neves (teclado);
- John Ulhoa (guitarra solo);
- Xande Tamietti (bateria).
Glauco Nastácia e Dudu Tsuda também foram nomes que passaram pela banda Pato Fu.
Curiosidades da banda
Após a origem do Pato Fu, a banda trilhou uma história de sucesso e com diversas curiosidades. Conheça algumas:
- Em 1995, a banda conquistou o prêmio de revelação no Music Awards da MTV, com as músicas “Qualquer Bobagem” e “Sobre o Tempo”;
- No ano de 2001, a banda Pato Fu conseguiu um público de 250 mil pessoas ao abrir o show de Oasis e Guns N’ Roses, durante o famoso festival Rock In Rio;
- Além do Brasil, a banda Pato Fu também fez shows memoráveis em outros países, como Inglaterra, Estados Unidos, Japão e Portugal;
- Na TIME MAGAZINE de 2001, o grupo foi colocado como uma das 10 melhores bandas estrangeiras e teve o Show para “Toda Cura Para Todo Mal”, apontado como o melhor pela Associação Paulista de Críticos de Arte.
O grupo também conquistou diversas premiações nacionais, vendeu discos de ouro e deixou suas músicas marcadas em diversas novelas.
Se você já é fã da banda Pato Fu, agora conhece mais um pouco sobre ela. Caso ainda não conheça a banda, já viu diversos motivos para procurá-la nos streamings de música e ouvir seus maiores sucessos. Afinal, não é atoa que a banda de pop rock de consagrou por sua arte em nosso país.