Origem do Parapente: como voar e como surgiu?

Ficou curioso para saber a origem do Parapente? Trata-se de um estilo de esporte mais radical do que outros que conhecemos, a qual exige um certo cuidado em sua prática e que faz com que qualquer pessoa sinta grande adrenalina enquanto pratica.

Qual a origem do Parapente?

A origem do Parapente ocorreu em 1978, na França, especificamente no Parachute Club d’Annemasse. O foco era usar o objeto para treinos de saltos de paraquedas, sem a necessidade do avião.

Assim, era possível trazer maior precisão no momento de aterrissar, sem que fosse obrigatório usar um avião. Neste caso, o objeto era usado especialmente para quem atuava como paraquedista.

Qual a origem do Parapente
Fonte/Reprodução: original

O nome durante, a origem do Parapente, não era este que conhecemos. Na verdade, se chamava “vol de pente” ou voo de encosta. Somente em 1980 é que realmente modificaram para parapente o que se tornou um dos esportes mais praticados do mundo, principalmente por quem gosta de se aventurar no ar.

Além disso, o nome parapente significa encosta ao ser traduzido do francês. A sua denominação surgiu devido à maneira com a qual as pessoas utilizavam este objeto para decolar, que era na densidade de montanhas. Por esse motivo, o nome quase foi “paraquedas de montanha”.

Como é voar de parapente?

Desde a origem do Parapente é dito que se trata de um esporte realmente radical, que te possibilita voar por um espaço aberto e longo durante bons minutos. A depender da altura se torna possível ver figuras menores que estão em solo.

A sensação de quem voou de parapente é única, relatada como algo que causa o conhecido “frio na barriga”, ou um pouco de ansiedade para quem sente receio de voar tão alto. No entanto, com as condições climáticas ideais e com uma boa condução feita por um piloto experiente, o seu passeio será agradável e seguro.

Caso você tenha a intenção de se aventurar sozinho, recomendamos que passe por aulas antes de tentar fazê-lo por conta própria. Sem o devido conhecimento você corre o risco de se acidentar, principalmente se não estiver com os materiais adequados para o processo.

O que é necessário para voar de parapente?

Se você não tiver a menor experiência, esteja ciente da importância de procurar por pilotos que entendam as condições climáticas e as corretes de vento. Afinal, a experiência do profissional garantirá que a aventura aconteça sem dificuldades e com segurança.

Além disso, é importante estar devidamente equipado antes de voar. Tanto o piloto quanto o viajante, precisam ter consigo objetos que ajudarão se houver qualquer problema. Confira:

  • Velame;
  • Arnês;
  • Capacete;
  • Luvas;
  • Faca;
  • Altímetro;
  • Paraquedas reserva.

Não se esqueça de procurar sempre por locais conceituados para voar. Recomendamos que procure por escolas de sua região, pois atualmente, o parapente é um dos esportes mais praticados do Brasil, regularmente por quem gosta de sobrevoar e sentir adrenalina percorrer nas veias.

Qual a diferença entre parapente e asa delta?

A asa delta tem uma forma em triângulo, o que faz o piloto voar sempre deitado e em dias de vento forte. O parapente tem um formato em círculo e a parte de cima muda de forma, já que fica um pouco mais inflada que a anterior. O piloto estará sempre sentado ao invés de deitado.

O que chama atenção desde a origem do Parapente, é que se trata de um esporte que não exige um vento intenso para decolar. É importante ter uma corrente de vento, de fato, mas nada tão forte como acontece na asa delta.

Como surgiu o parapente?

Apesar da origem do Parapente datar da década de 1970, a sua história tem início em 1965, com a construção da velasa feita por Dave Barish, que escolheu o nome “voo de talude” porque era um estilo de salto acompanhado de vela.

Como surgiu o parapente
Fonte/Reprodução: original

A sua criação fez com que Domina Jalbert criasse um modelo de paraquedas com o velame rico em células responsáveis por atuarem como asas de avião. O modelo era constituído de dorso e intra-dorso, que passavam por uma separação feita pelas células que possibilitava voar com o objeto. Esses modelos precederam os utilizados atualmente, na prática do esporte.

Quais são os principais riscos de voar de parapente?

Desde a Origem do Parapente é comum acontecerem acidentes com quem faz a prática. Devemos levar em consideração, porém, que muitas dessas situações acontecem quando as pessoas responsáveis não estão bem equipadas, não possuem o devido conhecimento ao pilotar o parapente ou perdem o controle.

É natural que, por se tratar de um esporte radical, exista a possibilidade de sofrer um acidente, que podem ser minimizadas com os cuidados indicados para a prática. Você deve procurar por professores capacitados para o esporte, que tenham o devido conhecimento e saibam como lidar com os equipamentos.

Deixe um comentário