Qual a história da origem do Paraná Clube?

Conheça a Origem do Paraná Clube e algumas curiosidades aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento do time, leia aqui!

Você conhece a história da origem do Paraná Clube ou não? Caso não, eis a oportunidade de aprender e entender as raízes de um dos times que fazem parte não só da história do futebol brasileiro, mas também da identidade cultural do estado do Paraná.

O Paraná Clube pode ser considerado um time pequeno, mas é muito importante para o estado do Paraná e para os seus milhares de torcedores. Vamos conhecer sua história!

Origem do Paraná Clube

A origem do Paraná Clube vem muito antes de sua fundação. No ano de 1989 houve algumas pesquisas da diretoria de um clube paranaense chamado Pinheiro, a respeito do apelo do seu time. A pesquisa se interessava em saber quando o clube começaria a arrastar uma multidão de torcedores paraenses.

O resultado dessa pesquisa não foi favorável e desagradou bastante os dirigentes do clube. Segundo a pesquisa, o número de torcedores do clube Pinheiro só iria chegar a um grau ideal após 20 anos da data do estudo.

Origem do Paraná Clube
Fonte/Reprodução: original

Outro clube paranaense da época era o Colorado, e praticamente com a mesma expressividade de torcedores do Pinheiro, ambos os times enfrentavam a mesma falta de perspectiva a curto prazo.

Não demorou muito para começar a circular a ideia que poderia levar a um novo time, capaz de promover uma multidão de torcedores. A diretoria dos dois times citados, Colorado e Pinheiro, se reuniram e decidiram pela união de suas torcidas e forças, que iria chegar muito mais rápido no patamar desejado pelos seus dirigentes.

Após algumas reuniões para acertar aspectos do novo time, como título, cores e bandeira, foi criado no dia 19 de dezembro de 1989 o Paraná Clube. De pronto, o novo clube já pareceu ser mesmo um belo acerto, pois em sua segunda participação no campeonato paranaense, em 1991, terminou como o campeão.

Hoje, o Paraná Clube já disputou campeonatos nacionais e internacionais, e é um dos clubes de futebol mais tradicionais do seu estado, ao lado do Athletico Paranaense e Coritiba Foot Ball Club.

Quais títulos já conquistados pelo Paraná Clube?

Uma das maiores alegrias de um torcedor é contar, orgulhoso, todos os títulos que o seu time já conquistou, não é? Por isso, vamos conhecer algumas realizações e feitos do Paraná Clube!

Copa Sul e Conmebol

Em 1999, o Paraná teve excelentes performances em dois campeonatos diferentes, a Copa Sul e a Copa Conmebol. A Copa Sul era disputada pelos times dos estados da região Sul do Brasil, e na intensa disputa, o Paraná Clube chegou ao posto de vice-campeão.

A excelente posição garantiu ao clube o direito de disputar a Copa Conmebol, que é considerada por muitos a primeira versão da Copa Sul-Americana. Na disputa do ano de 1999, o Paraná Clube foi vencido por 1 a 0 nas quartas de final pelo time que viria a ser o campeão do ano, o clube argentino Talleres.

Qual o estádio do Paraná Clube?

Atualmente, o Estádio Durival de Britto é de posse do Paraná Clube. O estádio passava por disputas judiciais sobre quem seria o responsável pelo mesmo nas últimas 4 décadas, porém, em 2018, o então presidente Michel Temer assinou uma medida provisória que dava a posse do estádio ao Paraná Clube.

Qual o estádio do Paraná Clube
Fonte/Reprodução: original

O Estádio Durival de Britto recebeu esse nome em homenagem ao superintendente da RVPSC (Rede de Viação Paraná Santa Catarina) da época em que foi construído em 1947.

O estádio antes de pertencer ao Paraná Clube e entrar no imbróglio judicial, pertencia ao Colorado Esporte Clube, mas com a fusão que já explicamos, passou a ser considerado de posse do Paraná.

Mascote

A mascote do Paraná Clube é um dos animais mais famosos do estado, a gralha-azul. A ave tem histórias e lendas até hoje bastante disseminadas no Paraná.

Gostou de saber mais sobre a história e origem do Paraná Clube? Há bastante riqueza e curiosidades nas histórias dos times do nosso país que enriquecem o futebol brasileiro. Para acompanhar mais conteúdos, continue aqui, no Origem das Coisas!

Deixe um comentário