Descubra a Origem do papel higiênico e o que é aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do item, leia aqui!
É difícil imaginar que a origem do Papel Higiênico aconteceu há tão pouco tempo na história da humanidade, se comparado com outros itens cruciais para o dia-a-dia. Contudo, é conhecido por estudiosos que este item, que gerou frenesi por medo de sua escassez durante a pandemia, data de um tempo relativamente recente.
Ficou curioso? Quer saber a real origem do papel higiênico? Aqui nós te mostramos com mais detalhes todo o processo que levou a esse tão importante material para nossa casa e, especialmente, nossos banheiros.
O que é papel higiênico?
O papel higiênico é um papel fino e com forte teor de absorção, que se dissolve facilmente com água. Seu principal objetivo é para a limpeza higiênica das partes íntimas e seu formato possui vários tipos, incluindo folhas duplas ou perfumadas.
Qual a origem do papel higiênico?
A origem do papel higiênico não é atribuída a um criador específico. No entanto, sabe-se que os primeiros usos de papel aconteceram no século 2 antes da era Cristã, no então império chinês. Indícios históricos apontam que o uso do papel para limpeza higiênica já era realizado desde esse período e no século 6 d.C. o papel higiênico da época já tinha seu uso difundido no país.

Já o papel higiênico moderno, que conhecemos e usamos até hoje, só apareceu no século XIX. Mas antes disso, como era feita a higienização íntima?
O que era usado antes da criação do papel Higiênico?
A princípio, os membros do império chinês utilizavam seda, enquanto os cidadãos utilizavam folhas de palha descartáveis. Porém, o papel higiênico como conhecemos hoje em dia só foi inventado de fato quase mil anos depois, em 1391, também para suprir as necessidades do império chinês.
Qual foi a evolução a partir da origem do papel higiênico?
Mundialmente, o item começou a ser conhecido e distribuído séculos depois, em 1857, quando Joseph C. Gayetty produziu o chamado “papel medicinal de Gayetty”, que consistia em duas lâminas de papel umedecido banhadas em aloe vera. Em 1880, foi a vez dos irmãos Edward e Clarence Scott darem início a comercialização de papel e, assim, o papel higiênico começou a ganhar o mundo.
A princípio, a sociedade tinha certos tabus que levaram a aceitação do papel higiênico ser um processo complicado e demorado. Inclusive, no início da venda do produto, era considerado imoral que ele estivesse exposto nas lojas e comércios.
Ao longo dos vários anos, desde a origem do papel higiênico, o item passou por diversas mudanças e atualizações, como a aplicação da camada dupla e outros tipos de avanços que beneficiaram ainda mais a absorção e suavidade do produto.
Qual a composição do papel higiênico?
Desde a origem do papel higiênico moderno, o principal material para sua composição é a polpa de árvore virgem, com uma parte macia e outra dura, focando na criação de um material durável e que possua uma superfície fina.

Outros produtos que compõem o papel higiênico são planta de cânhamo e, atualmente, material reciclável. Além destes, são necessários água, produtos químicos para extrair a fibra, e alvejantes tais como o dióxido de cloro.
Qual a melhor forma de descarte do papel higiênico?
Graças a sua composição de fácil absorção e dissolvimento na água, até mesmo na origem do papel higiênico sua maior forma de descarte é através do lixo comum, muitas vezes o papel é utilizado na reciclagem ou na criação de adubo para plantações de árvores, o que auxilia na preservação do ambiente.
Além disso, caso o local possua tratamento de esgoto, muitos especialistas recomendam que o material utilizado seja jogado no vaso sanitário, pois ele se dissolve rapidamente na água, onde é tratado. Contudo, caso não haja tratamento, há o risco do papel infectar a água.
O descarte mal feito do papel pode acarretar anos de decomposição do material usado em aterros sanitários, causando prejuízos ambientais.
Pode parecer algo simples, mas a origem do papel higiênico possui uma grande importância para a construção da civilização como ela é atualmente. Além disso, os constantes esforços para modernizar o produto não somente trazem mais conforto para os usuários, como menos prejuízos para o planeta terra.