Conheça a origem do pão francês e como chegou no mundo inteiro aqui no origem das coisas. Para saber mais da origem do pão francês leia aqui!
Hoje, convidamos você a mergulhar na história para conhecer detalhes sobre a origem do pão francês e como ele chagou no Brasil. Trata-se de um alimento comum na casa dos brasileiros, pois compõe diariamente as mesas do café, dos lanches e, em alguns casos, até mesmo as das demais refeições. Entenda mais a seguir!
Qual a origem do pão francês?
Pode parecer curioso, mas embora tenha “francês” em sua nomenclatura, este alimento delicioso não chegou em nossa culinária pelas mãos dos franceses. Na verdade, a receita que conhecemos por aqui nem sequer existiu por lá, pois o preparo utilizado por eles levava, apenas, três ingredientes.

Fonte/Reprodução: original
Por que o nome é pão francês?
As histórias sempre têm pontos e contrapontos, e com a origem do pão francês não seria diferente. Como verificaremos, essa é uma história que também possui diferentes origens.
Na verdade, o nome “francês” adicionado ao nome desse pão se justifica porque ali, por volta do Sec. XX, a culinária francesa começou a ser conhecida no Brasil.
A primeira versão que analisamos menciona que o pão foi também nomeado “francês”, devido ao retorno dos filhos de famílias abastecida de São Paulo. Já que eles retornavam de suas viagens à Europa, descreviam aos cozinheiros brasileiros a receita de certo pão cilíndrico, com a casca corada, que possuía o miolo branco, produzido na França.
Outra versão justifica o nome dado ao pão pelo uso da farinha branca e fina, que no início do século XX, começou a ser importada para o Brasil.
Antes disso, os pães confeccionados por aqui tinham em suas receitas ingredientes como a farinha de mandioca e o milho. A casca, diferente do pão conhecido na França, era bem endurecida.
Como curiosidade, destacamos que no início, o pão francês conhecia apenas as mesas das famílias brasileiras mais ricas, pois a farinha importada não chegava a todos, e as grandes viagens eram privilégio das classes mais abarrotadas.
A moda do pão francês chega da Europa no Brasil
Além das histórias que contamos sobre a origem do pão francês no Brasil, faz-se necessário registrar que, ao longo do tempo, ele se tornou muito requisitado e ganhou as padarias e confeitarias de todo o país, e conquistou cada vez mais os brasileiros.
A receita que conhecemos hoje, por exemplo, difere muito da original, pois houve mudanças ao longo dos anos. Novos ingredientes, como a gordura e o açúcar, foram inclusos, além de várias modificações no tamanho do pão comercializado.

Ao se espalhar pelo país, a receita do pão francês encontrou diferenciadas culturas e, naturalmente, ficou conhecido por diferentes nomes.
Atualmente, podemos encontrá-lo com diferentes nomenclaturas, conforme o Estado onde o consumimos. No Ceará, ele é conhecido como “carioquinha”, enquanto no Rio Grande do Sul todos o chamam “Cacetinho”. Na Paraíba, ele é chamado “pão aguado”, e no interior do Estado de São Paulo chamam-no “filão”.
O pão francês na França
Como visto acima, a origem do pão francês que conhecemos hoje tem sua origem baseada na cultura e na farinha branca advindos da França. Entretanto, por lá esse pão não tem vez nas padarias e confeitarias.
Os pães produzidos na França, são mais finos e maiores e têm sua produção elaborada com os três ingredientes originais: água, farinha e o sal.
Mas, o pãozinho crocante e branquinho não aportou somente em nosso país. Após ganhar o Brasil, o pão francês alçou voos ainda maiores, e tornou-se um dos melhores do mundo. Hoje, vários lugares do planeta buscam por nossa receita com a finalidade de produzi-lo em suas terras.
Gostou desse texto? Acesse o conteúdo do Origem das Coisas para ficar por dentro de muitas curiosidades!
3 comentários em “Entenda qual a origem do pão francês”