Saiba tudo sobre a origem do pão de queijo mineiro aqui no origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do pão de queijo mineiro leia aqui!
Considerada uma das delícias da culinária brasileira, o pão de queijo, que tem suas raízes em Minas Gerais é um prato super saboroso reunindo diversos fãs Brasil afora, mas você sabe a origem do pão de queijo? Continue a leitura para saber mais sobre a história desse prato típico.
Qual a origem do pão de queijo?
A origem do pão de queijo se dá em Minas Gerais na época do ciclo do Ouro, quando a receita era feita com polvilho, trazido pelos portugueses e outros ingredientes graças ao bom desenvolvimento da pecuária entre eles leite, ovos e queijo formando uma massa que era enrolada e em seguida assada.

A outra origem do pão de queijo vem da época da escravidão, quando a receita dos portugueses de leite e ovos misturados teve relação com a mandioca, muito consumida pelos indígenas, ganhando o queijo para agregar saber a receita.
Origem dos ingredientes do pão de queijo na receita original
Os ingredientes que dão origem ao pão de queijo também são um mistério. Isso porque também não se sabe ao certo qual receita é a original. Os ingredientes e as quantidades mudam bastante podendo em uma versão ser composta de óleo, banha e manteiga até o uso de água e leite. Os queijos também podem variar entre eles o canastra, meia cura ou parmesão.

A cada receita, o resultado pode ser diferente, deixando o pão de queijo denso crocante se feito com polvilho doce ou até mesmo sequinho e mais leve se o polvilho utilizado for o azedo, no geral os ingredientes utilizados para fazer a receita m a ter um toque rural e serem frescos, dando um sabor especial.
Todo pão de queijo é igual?
O pão de queijo é um prato importado para mais de cinquenta países no mundo, entre eles Japão, Itália, e Portugal. Dessa forma, cada país acrescentou à receita um toque próprio, sendo impossível precisar que a receita se manteve original, visto que até a origem do pão de queijo e seus ingredientes originais são desconhecidas.
O pão de queijo mineiro
A origem do pão de queijo tem suas raízes em Minas Gerais, pois foi em 1950 que a receita se tornou popular e na década seguinte, a mineira Arthemia Chaves começou a produzir e a vender pão de queijo por Minas Gerais.
Pão de queijo pelo mundo
Em mais de 50 países pelo mundo o pão de queijo é consumido e em alguns países algumas receitas parecidas com o pãozinho brasileiro podem ser encontradas. Entre as receitas parecidas com a tradicional, a chipa, em formato de ferradura muito consumida no Paraguai e argentina, o pandebono, de origem colombiana e formato mais achatado e pan de yuca, de origem equatoriana e que é normalmente apreciada com iogurte.
Formas de comercialização do pão de queijo
No comércio é muito comum encontrar o pão de queijo em diferentes formas de preparo, massas semi-prontas, congeladas, e afins e também é possível comprar os ingredientes e fazer a receita dando um toque especial ao sabor, deixando mais acentuado ou suave dependendo do queijo utilizado.
Tradicional, a receita conquista a todos com seu sabor especial, sendo muito comum encontrar o prato no lanche da tarde, café da manhã e diversas confraternizações, uma vez que a iguaria é parte importante da história da culinária nacional e de Minas Gerais.
1 comentário em “Entenda qual a origem do pão de queijo mineiro”