Conheça a Origem do pão com mortadela paulista e algumas curiosidades aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento do pão com mortadela paulista leia aqui!
Você sabe qual a origem do pão com mortadela paulista, um dos pratos mais tradicionais da cidade de São Paulo? Muito servido no mercado municipal da cidade, ele já foi até cenário de novela. Continue a leitura para saber mais sobre essa delícia paulistana!
Qual a origem do pão com mortadela paulista?
A origem do pão de mortadela paulista é portuguesa, e sua receita já existe há mais de 80 anos. A receita nasceu como uma opção de refeição rápida e suficiente para alimentar os feirantes do mercado.
Apesar disso, sua origem ainda é bem ambígua, visto que esse é apenas uma das versões de seu surgimento.
Na verdade, a origem do pão com mortadela paulista é um mistério, pois existem versões diferentes para o criador. Alguns dizem que foram dois primos portugueses a mais de 80 anos, em 1933, já outros dizem que a iguaria foi criada pelo Hocca Bar, em 1952.

O mais interessante é que, inicialmente, os sanduíches de mortadela do mercado municipal não vinham caprichados com 300 gramas do embutido como é hoje, no máximo duas fatias eram colocadas.
A versão mais calórica, com 300 gramas de mortadela, surgiu apenas na década de 70, quando um cliente reclamou da pouca quantidade de mortadela colocada nos sanduíches.
Em resposta, os donos do Bar do Mané (que por sinal são tidos como os donos da verdadeira receita), decidiram colocar a quantidade exagerada do embutido no pão, o que foi a origem do pão com mortadela paulista que conhecemos hoje.
Também vale lembrar que a palavra lanche tem significados distintos nas duas capitais mais famosas do país. Enquanto em São Paulo, fazer um lanche está diretamente relacionado a comer um pão com mortadela gigante, no Rio de Janeiro, lanchar é dar uma pausa rápida para comer alguma coisa entre uma atividade e outra.
Qual a marca da mortadela do mercadão de SP?
A mortadela Ceratti é a mais vendida no mercado municipal paulistano, e é o grande destaque do sanduíche de pão com mortadela.
O sucesso foi tanto, que em 2016 a marca fez sucesso na novela das 18h, Sol Nascente, da Rede Globo. Nas cenas, sempre haviam sugestões de lanches e petiscos com os frios da marca.
Quais os tipos de pão com mortadela paulista?
O pão com mortadela paulista é tão famoso que existem outras versões espalhadas por São Paulo. O “Méqui”, da avenida paulista, no dia do aniversário da cidade foi o único estabelecimento no mundo a oferecer o sanduíche com mortadela, queijo emmental, maionese artesanal e pão brioche, chamado de Méqui Sampa.

Já o restaurante Hey Daisy adicionou na receita ovo e requeijão, o que trouxe um toque mais gourmet ao sanduíche, com adição da cremosidade do requeijão e a gema mole do ovo, o que deixou o lanche a cara do estabelecimento.
Entre as outras opções, é possível achar a receita com abacaxi, com um toque doce e sofisticado, e a carne, que dá uma cara mais descontraída ao sanduíche.
Qual o pão de mortadela paulista mais famoso de SP?
O pão de mortadela mais famoso de São Paulo teve seu reconhecimento apenas em 1979, quando o Jornal Estadão pela primeira vez comentou sobre o famoso sanduíche.
Mas, foi em 1995, na novela “A Próxima Vítima”, da Rede Globo, que o famoso Bar do Mané ficou conhecido por aparecer na novela.
Agora que você conhece a história e a origem do pão com mortadela paulista, em sua próxima visita a São Paulo, você não pode deixar de experimentar essa iguaria.
E para saber de mais curiosidades sobre nossa cultura e do mundo, não deixe de acessar o Origem das Coisas. Até mais!