Qual a origem do pão branco: o preferido do brasileiro

Entenda a origem do pão branco e do que é feito aqui no Origem das coisas. Para saber mais do surgimento do pão branco leia aqui!

A origem do pão branco costuma gerar curiosidade em pessoas que desconhecem sobre seu período de existência, e quando os povos antigos começaram a prepará-lo. Apenas se sabe que ele é o querido dos brasileiros. Venha saber qual a sua origem e porque o pão branco se tornou tão popular.

Origem do pão branco: as panificadoras romanas

Tanto padarias quanto panificadoras existem desde o começo do Império Romano. Neste período, o fato de fabricar os pães havia se tornado popular, principalmente por integrarem festas ou casamentos.

Origem do pão branco as panificadoras romanas
Fonte/Reprodução: original

É durante este período, inclusive, que a profissão de panificador se populariza, se torna reconhecida e respeitada. O ato de fazer o pão é o que mais caracterizou a época romana. E é da Itália que se dá a origem do pão branco.

Tal fator se ocasiona por extremo sucesso, já que antes das padarias os padeiros faziam os pães em suas casas. Por haver abundância em pedidos, a panificação se populariza por toda a Europa.

De que é feito o pão branco?

O pão branco é feito com a farinha de trigo refinada. Neste caso, ocorre a trituração de todas as camadas deste grão, bem como o gérmen do cereal. Se o pão for caseiro, usa-se o fermento biológico na receita, com sal e açúcar.

Desde a origem do pão branco, muitas receitas modificaram-se e atualmente é possível escolher o tipo de farinha a ser usada. Pode-se fazer a escolha da farinha de trigo tipo 1, que é ideal para pães.

Este farináceo contém alto teor de glúten, e facilita na fermentação simples e rápida do pão branco. É uma maneira descomplicada de saborear um dos melhores e mais populares pães mundiais, em sua casa.

Propriedades nutricionais do pão branco

O pão branco contém em uma fatia cerca de 135kcal, com os hidratos de carbono que dão à pessoa saciedade. Não contém gordura e há pouca ou quase nenhuma quantidade de açúcar.

Para uma melhora no trânsito intestinal, é interessante ingerir uma ou duas fatias de pão branco para conseguir regular a região. Outro fator importante, é por conter as vitaminas B, dentre minerais como magnésio, manganésio, potássio, selênio e o fósforo.

Quem possui problemas de pressão alta, poderá ingerir o pão sem medo porque ele contém uma quantia inferior de sal. Opte por um pão caseiro, que terá pouco sódio com relação às bolachas ou cereais.

O pão branco na mesa do brasileiro

No Brasil, o pão branco veio por intermédio dos portugueses, que o trouxeram para alimentação própria. Existe, porém, uma forte diferença do pão daquela época aos dias atuais: seu tom era escuro e não era macio.

Durante o século XX, tanto a produção quanto o comércio de pães brancos triplicam no país. Neste caso, estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro criaram as primeiras padarias brasileiras.

O pão branco na mesa do brasileiro
Fonte/Reprodução: original

A origem do pão branco é uma das mais interessantes, pois pode-se observar sua evolução até o século XXI e como os brasileiros gostam do alimento. É praticamente impossível visitar a casa de um brasileiro e ver a mesa sem pão.

Este é um dos alimentos mais consumidos tanto no café da manhã, almoço, lanche da tarde quanto o jantar. Se tem um alimento que não fica longe do prato no Brasil, é o pão branco.

A origem do pão branco é uma das mais interessantes que existem, com relação aos alimentos porque guarda grande história e evolução com o passar dos anos.

1 comentário em “Qual a origem do pão branco: o preferido do brasileiro”

Deixe um comentário