Qual a Origem do Palmeiras?

Conheça a Origem do Palmeiras e algumas curiosidades aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do Verdão, leia aqui!

A origem do Palmeiras vem de uma colônia de trabalhadores italianos na capital de São Paulo. Atualmente, o alviverde é considerado um dos times mais famosos do país, com muitos títulos e ídolos que fizeram história no time, como Ademir da Guia, Djalma Santos e César Sampaio.

Atualmente, o clube é considerado a quarta maior torcida do Brasil. A seguir, confira mais sobre a origem do Palmeiras e toda a sua história.

O que é o Palmeiras?

O Palmeiras, conhecido também como Sociedade Esportiva Palmeiras, é um time de futebol bastante popular no Brasil.

O que é o Palmeiras
Fonte/Reprodução: original

O clube foi fundado oficialmente na cidade de São Paulo no ano de 1914, e desde então, ele acumula diversos títulos significativos para toda a história do time, como as três taças da Copa Libertadores da América.

No ano de 2021, o Palmeiras foi atribuído como o melhor clube do mundo, de acordo com a Federação Internacional de História (IFFHS). Até o momento, o clube ostenta a maior quantidade de títulos obtidos em competições nacionais.

Qual a Origem do Palmeiras?

A Origem do Palmeiras, que tem seu nome oficial como Sociedade Esportiva Palmeiras, teve início em 1914 no Brasil. Os principais responsáveis foram Luigi Marzo, Vincenzo Ragognetti e Luigi Cervo, que juntos divulgaram o novo time através de um jornal na época.

Após realizarem reuniões, a origem do Palmeiras foi oficializada em 26 de agosto do ano de 1914, porém, com o nome de Palestra Itália. Após sua fundação, a primeira partida realizada oficialmente foi no ano de 1915, contra o Savóia, um time do interior de São Paulo. A estreia oficial rendeu a vitória de 2 a 0 para o Palestra.

Hoje, o Palmeiras é conhecido por seu uniforme verde e branco, sua mascote e o estádio Allianz Parque, que recebe diversas atrações musicais e artísticas além dos eventos esportivos. O Allianz fica localizado em Água Branca, bairro de São Paulo.

Por que o Palmeiras tem esse nome?

A origem do Palmeiras foi marcada também pela troca de nomes do clube. O time foi fundado oficialmente como Palestra Itália, porém, por conta dos conflitos da Segunda Guerra Mundial, o clube foi obrigado a trocar.

Por que o Palmeiras tem esse nome
Fonte/Reprodução: original

Na ocasião, o atual presidente do Brasil, Getúlio Vargas, havia declarado guerra à Alemanha, Itália e Japão.
Por isso, a partir de 1942, o clube passou a ser chamado oficialmente apenas de Palmeiras. O nome foi concedido como forma de homenagear a Associação Atlética Palmeiras, nome que é utilizado até os dias atuais.

O primeiro jogo com o Palmeiras foi também em 1942, no Estádio do Pacaembu. Mais tarde, o jogo tornou-se um episódio importante para a história do time, popularmente conhecido como “Arrancada Heroica”, porque os grandes jogadores da época conseguiram consolidar a partir daí o clube como uma equipe importante em todo o Brasil.

Quem foi o fundador do time do Palmeiras?

A origem do Palmeiras foi marcada pelas mãos de imigrantes italianos que trabalhavam nas Indústrias Matarazzo. Os principais fundadores do clube são: Vicente Ragognetti, Luigi Cervo, Luigi Marzo e o italiano Ezequiel Simone.

O clube é considerado o principal rival do Corinthians, e suas partidas são chamadas de Derby, batizado pelo jornalista Tomás Mazzoni, que fez referência a maior corrida de cavalo do mundo, chamada de Derby de Epsom. De acordo com a CNN, essa é uma das maiores rivalidades do futebol mundial.

Deixe um comentário