Qual a origem do ouro no planeta Terra? Como veio do espaço!

Mesmo sendo um dos metais mais populares e preciosos, muita gente não sabe qual é a origem do ouro no planeta Terra e nem como ele é encontrado.

É comum haver perguntas sobre esse material, já que ele é símbolo de luxo e riqueza e atrai tantos olhares. Mas a verdade é que nem os cientistas sabem com precisão qual a origem do ouro no planeta Terra, o que faz surgir diferentes teorias.

Este artigo reúne as principais informações sobre esse tema. A ideia aqui é explicar as principais teses sobre a origem do ouro no planeta Terra e também outras coisas interessantes que envolvem o assunto. Continue a leitura e saiba mais.

A origem do Ouro

Os pesquisadores não têm uma tese definitiva sobre qual a origem do ouro no planeta Terra, mas algumas proposições explicativas se destacam.

Uma delas diz que o mineral, na verdade, sempre esteve aqui, pelo menos desde a origem do planeta.
Origem do planeta. Fonte/Reprodução: original.

Uma delas diz que o mineral, na verdade, sempre esteve aqui, pelo menos desde a origem do planeta. Como todo metal, o ouro foi criado, há bilhões de anos, por meio da fusão nuclear de elementos mais simples.

Essa ideia sobre a origem do ouro no planeta Terra diz que, em altas temperaturas, elementos químicos, como o hélio e o hidrogênio, se uniram e criaram novas estruturas. Isso pode ter ocasionado o surgimento do ouro ainda no período de formação do nosso Sistema Solar.

Mas essa não é a única explicação usada pelos estudiosos, já que alguns acreditam que o ouro veio do espaço.

O Ouro veio do espaço?

A proposta que diz que a origem do ouro no planeta Terra veio do espaço defende a hipótese de que esse valioso metal foi trazido ao mundo, sem querer, por meio de meteoritos.

A tese diz que, em algum momento da história, uma chuva de meteoritos atingiu nosso planeta e, neles, havia a existência de ouro. Esse material, então, chegou até o manto terrestre.

Essa teoria surgiu a partir da observação da lua feita nas missões tripuladas na década de 1970
Teoria. Fonte/Reprodução: original.

Essa teoria surgiu a partir da observação da lua feita nas missões tripuladas na década de 1970. Análises feitas por cientistas apontaram semelhanças entre o manto lunar e o terrestre, o que fez surgir a hipótese de que os dois corpos celestes foram atingidos por meteoritos (mas só na Terra os materiais químicos, como o ouro, teriam chegado ao manto).

Essa tese sobre a origem do ouro no planeta Terra, apesar de muito abordada, não é unânime na comunidade científica, e muitos pesquisadores não creem nela. Mesmo assim, ela se mantém como uma explicação possível.

A distribuição do ouro pelo planeta?

Acredita-se que exista, em todo o planeta, cerca de 1,3 grama de ouro para cada 1000 toneladas dos outros elementos que compõem a crosta terrestre. Apesar de não ser um valor muito expressivo se observado por ele mesmo, essa quantidade do mineral é consideravelmente grande ao se considerar as características do nosso planeta. Esse material pode ser encontrado, principalmente, em jazidas.

Como são encontradas as jazidas de ouro?

Para encontrar as jazidas de ouro é necessário unir esforços por meio do conhecimento científico. Tudo começa com o auxílio de satélites, que apontam os locais mais propícios para a existência de rochas e minerais, como o ouro. A partir daí é preciso fazer um mapeamento geológico e análise de amostras do local. Se as respostas desses estudos forem positivas, as escavações começam e os minerais preciosos podem, ou não, ser de fato encontrados.

Como mostrado nos parágrafos acima, a origem do ouro no planeta Terra ainda não tem uma explicação definitiva, e o que se sabe apenas é que isso aconteceu há muito tempo. De toda forma, o material é bastante explorado e possui muito valor, o que faz crer que não deve deixar de ser usado e estudado. Quem sabe no futuro tenhamos informações mais precisas sobre a origem do ouro no planeta Terra.

1 comentário em “Qual a origem do ouro no planeta Terra? Como veio do espaço!”

Deixe um comentário