Qual a origem do ornitorrinco e como é a sua alimentação?

Conheça a Origem do ornitorrinco e como funciona sua alimentação aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do animal leia aqui!

Um animal que facilmente poderia ter saído da imaginação de uma criança, um mamífero semi aquático que tem bico de pato e ainda possui veneno, esse animal tão diferente levanta muitos questionamentos como: qual a origem do ornitorrinco? Esse animalzinho misterioso descoberto a não muito tempo mexe até hoje com a cabeça de muitos biólogos.

O que são os ornitorrincos?

Ornitorrincos são animais exóticos com características bem diferentes, são ovíparos, ou seja botam ovos como galinhas e patos, mas também são mamíferos além de ser semi aquático, passando boa parte de sua vida em águas doces. Apresentam hábitos carnívoros e os machos possuem uma glândula de veneno, além da espécie ter uma pele com pêlos capaz de isolar sua temperatura.

Qual a origem do ornitorrinco?

A origem do ornitorrinco data o século XIX, que não é muito tempo, mas que deixou muita gente bem confusa sobre a espécie. Foi descoberto num cais que chegava de uma viagem da colônia inglesa ao sul, que hoje é conhecida como Austrália.

Qual a origem do ornitorrinco
Qual a origem do ornitorrinco

Mesmo com essa origem do ornitorrinco ter sido explorada pelos britânicos, foram descobertos registros mais antigos de aborígenes falando sobre uma espécie anfíbia com aparência de toupeira, mostrando a dificuldade de descrever a criatura mesmo pelos habitantes originais da Austrália.

O espécime foi estudado de muitas formas a partir daí, inclusive como era sua reprodução, questionado se era ovíparo, que realmente botava os ovos ou vivíparo, animais que os filhotes desenvolvem dentro dos ovos, porém os ovos permanecem dentro da mãe. Desde sua descoberta, a origem do ornitorrinco e suas características peculiares são alvo de bastante curiosidade na biologia.

Quais as características do ornitorrinco?

Os ornitorrincos são ovíparos, ou seja, eles botam ovos, possuem uma estrutura facial como um bico, além de patas que se assemelham a dos patos, ajudando a viver na água.

Ornitorrincos são classificados como monotremados devido a sua natureza de botar ovo mas ainda ser um mamífero. Possuem uma cauda larga e achatada, e um pêlo marrom, além de sua pele ter dobras que cobrem seus olhos e ouvidos evitando a entrada de água.

Uma outra característica incomum que intriga desde a origem do ornitorrinco é a presença de veneno, uma glândula que fica nas patas dos machos que servem para defender seus territórios, algo incomum para a espécie.

Qual o habitat do ornitorrinco?

Sendo animais semi aquáticos, eles passam suas vidas em águas doces como lagos e rios, tendo se espalhado mas tido sua origem na Austrália, a espécie é dificilmente vista fora das águas porém na Tasmânia é comum ser visto frequentemente fora dela.

Como é a alimentação?

Ornitorrincos são animais carnívoros, baseando sua alimentação no ambiente aquático em que vivem, ou seja, animais pequenos das águas, como camarões, insetos e até peixes pequenos. Quando filhotes, sua alimentação mamífera é a base do leite, porém como as ornitorrincos fêmeas não possuem mamilos, o leite sai em poros da barriga da mãe.

O ornitorrinco é venenoso?

Sim e muito, não combinando com a aparência fofa dessa criatura mas não fugindo do personagem bizarro desde a origem do ornitorrinco, eles possuem glândulas de veneno em suas patas.

O ornitorrinco é venenoso
Fonte/Reprodução: original

Esses esporões com veneno são uma característica única dos machos. O veneno do ornitorrinco é um dos que mais podem causar dor no ser humano, mesmo não sendo fatal, tem uma composição de mais de 80 toxinas.

Esse pequeno animal extremamente peculiar deixou sua marca devido a sua combinação excêntrica de características, porém desde a origem do ornitorrinco no conhecimento ocidental até os dias de hoje, essa criatura fofa e peculiar já teve presença até em desenhos animados.

1 comentário em “Qual a origem do ornitorrinco e como é a sua alimentação?”

Deixe um comentário