Confira qual a origem do nome Santiago e por que é tão popular aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do nome, leia aqui!
O nome Santiago não é só famoso no Brasil mas também em inúmeros países, principalmente de língua latina, mas você sabe qual a origem do nome Santiago?
Antigamente era comum nomes serem dados de acordo com o seu significado, após isso o nome era geralmente herdado e semeado entre membros da família. Hoje ainda mantemos a segunda tradição, mas muitas pessoas nem sequer pensaram na primeira, por isso estamos aqui para mostrar a origem do nome Santiago e contribuir para a perspectiva de que os nomes podem ter diferentes significados.
Qual é o significado do nome Santiago?
Por incrível que pareça a origem do nome Santiago não é exatamente complexa e é até fácil de ser rastreada na história.

A origem do nome Santiago tem uma ligação estrita com o significado do nome, que está ligada ao personagem São Tiago da Bíblia. Como podemos ver o nome é praticamente um cognato, Santiago é simplesmente uma aglutinação de São com Tiago, se transformando na origem do nome Santiago.
Na Bíblia, mais precisamente no Novo Testamento, temos duas figuras com este nome, São Tiago Menor e São Tiago Maior. Ambos são conhecidos como São Tiago pelas tradições cristãs católica ortodoxa e católica romana.
Qual é a origem do nome Santiago?
Como comentamos sobre o significado do nome, a origem do nome Santiago está ligada a duas figuras do cristianismo primitivo, São Tiago Menor e São Tiago Maior. Mas qual desses dois personagens foi realmente a origem de Santiago?
Devido a popularização do nome em países com língua latina e principalmente na Espanha, podemos dizer com certo grau de certeza que foi São Tiago Maior. São Tiago Maior era chamado assim por ter mais proeminência na narrativa do Evangelho. Embora ambos os Tiagos fossem apóstolos do Cristo, São Tiago Maior era irmão de São João Evangelista, chamado de “discípulo mais amado” pelo próprio Cristo.
Qual é a história do nome Santiago?
Mas por que associamos São Tiago Maior a origem de Santiago na Espanha? Isso também é bastante simples. Após a morte e ascensão do Cristo narradas no Evangelho, São Tiago Maior teria começado uma viagem missionária e um dos destinos foi o território do que hoje conhecemos como a Espanha.

E antes de ser martirizado e degolado, São Tiago Maior pediu que seus restos mortais fossem sepultados na Espanha quando ele morresse, e até hoje o país venera com uma devoção especial a São Tiago Maior.
Esse pedido de São Tiago junto com o ato de terem enterrado seus restos na Espanha teria feito com que o nome fosse popularizado na região, dando assim origem ao nome Santiago, uma forma de bênção e consagração dos filhos à proteção do Santo.
Como o nome Santiago se tornou popular?
A Espanha sempre foi conhecida por sua devoção especial à Igreja católica e principalmente por São Tiago Maior. E entre os antigos católicos era bastante comum dar nome de antigos santos e personagens bíblicos na esperança de que a criança fosse abençoada, protegida e auxiliada por toda vida por determinado santo.
Ou até mesmo em sinal de gratidão por alguma outra bênção, às vezes o próprio filho, que o pai havia recebido e então como sinal de gratidão a São Tiago, ou para pagar uma promessa, acabou batizando seu filho assim.
Somando isso com o fato de que existe toda uma tradição entre a Espanha e São Tiago, fica fácil saber como a origem do nome Santiago foi se construindo através dos séculos e chegando até as colônias espanholas.