Origem do Namor: saiba agora!

Apesar de parecer uma versão plagiada do Aquaman, a origem do Namor nos quadrinhos ocorreu alguns anos antes, em 1939, por outro lado, o personagem da DC Comics, só teve sua primeira aparição no mundo das HQs em 1941.

O nome do herói ficou forte recentemente, após sua primeira aparição no universo cinematográfico da Marvel, o MCU. Entretanto, a origem do Namor mostrada nos cinemas é muito diferente da que foi apresentada nos quadrinhos, por isso falaremos sobre sua origem neste conteúdo, confira.

Qual a Origem do Namor?

Apesar de aparentar ser uma versão copiada do Aquaman, a origem do Namor foi contada antes da do herói da DC, enquanto o personagem da Marvel apareceu pela primeira vez no ano de 1939, Arthur Curry só deu o “ar da graça” em 1941.

O escritor e desenhista Bill Everett foi quem criou o Namor, com suas histórias lançadas pela Funnies Inc., um dos estúdios pioneiros na produção de HQs, por demanda. Dentro desse estúdio, havia produções para grandes revistas, sendo uma delas a Marvel, na qual Namor apareceu na primeira revista lançada, no ano de 1939.

Qual a Origem do Namor
Fonte/Reprodução: original

O autor baseou a origem do Namor nas histórias relacionadas à lenda da cidade perdida de Atlântida, um suposto local que tinha sido soterrado pelas águas, formando toda uma civilização que vivia embaixo da água.

Sua história começa em 1915, quando Ernest Shackleton, mandado por Winston Churchill, buscou por vibranium na região do Antártico, entretanto, ele acabou se perdendo por lá.  Essa situação chamou atenção de Fen, princesa dos Atlantes, que foi investigar o que eram as embarcações na sua redondeza.

Sua aproximação com os humanos acabou sendo bastante forte, principalmente com McKenzie, em que se apaixonaram e gerando uma criança, que posteriormente seria o Namor. 

Após essa relação, soldados Atlantes atacaram a embarcação e trouxeram a princesa de volta para seu lugar de origem. A criança foi batizada com o nome de Namor, no qual significa “Filho Vingativo”. 

O evento que deu origem do Namor e suas aventuras de atos heroicos, foi a Segunda Guerra Mundial, na qual os combates navais ocasionaram grandes estragos ao reino de Atlântida. Inicialmente, Namor queria acabar com toda raça humana, mas após ele ver que a origem de toda coisa ruim vinha dos nazistas, se uniu ao Capitão América e aos demais heróis da Marvel no combate.

Quem é Namor?

A origem do Namor é mestiça, sendo filho de um humano com uma Atlântida. Ele possui uma fisiologia totalmente anfíbia adaptada para as eventuais pressões extremas da água, super força, alta velocidade, voo e longevidade. Ele possui a capacidade de permanecer longos períodos debaixo d ‘água, por tempos indefinidos, além de ter uma visão que lhe garante a capacidade de enxergar muito bem nas profundezas do oceano.

Apesar de ser um dos primeiros personagens da Marvel, que deu até origem a revista, Namor ficou muito tempo de lado sem aparecer em histórias novas, contudo, em maio de 1962 tudo mudou. A lendária dupla Jack Kirby e Stan Lee, trouxe o atlantis de volta na revista Fantastic Four #4. 

No universo da Marvel, ele atuou com vários grupos famosos da editora, como os Vingadores, Quarteto Fantástico, Invasores, Defensores, Esquadrão Vitorioso, X-Men e Illuminati, sendo esse último o que por mais tempo atuou.

Quando Namor apareceu pela primeira vez?

A primeira aparição e origem do Namor foi na revista Marvel #1, revista que deu início a todas as publicações da Marvel.

Quando Namor apareceu pela primeira vez
Fonte/Reprodução: original

Entretanto, apesar de seu pioneirismo, ficou tempo sem aparecer nas histórias da editora, voltando somente na edição #4 do Quarteto Fantástico. Desde aí ele nunca mais deixou de aparecer nos quadrinhos.

Última aparição

A última e mais famosa aparição do personagem nem foi nas HQs, mas sim no universo cinematográfico da Marvel, o MCU, no filme Pantera Negra 2. No longa, A origem do Namor sofreu algumas modificações, por conta da similaridade com o Aquaman, que já teve sua história de origem contada antes nos cinemas.

Na trama do longa, a origem do Namor foi remetida a uma tribo nativa do México que havia sofrido ataques fortes de seus colonizadores, no qual quase todos os nativos foram contaminados com a varíola.

Tendo suas vidas em risco por conta da doença vinda do estrangeiro, uma cidadã mergulha até o fundo das águas, para pegar uma planta misteriosa. A planta tinha alguns compostos de vibranium e quando tomaram o remédio feito por ela, sofreram algumas mudanças, como a mudança na cor da pele para o azul e uma capacidade de respirar debaixo d’água.

A mãe de Namor tomou o remédio derivado da flor enquanto estava grávida, isso fez com que quando ele nascesse tivesse habilidades sobre humanas, sendo forte tanto embaixo d’água quanto em terra firme.

Até a origem do nome do personagem sofreu modificação, enquanto no quadrinho seu nome significa filho vingativo, no filme remetia a uma situação que ele matou alguns colonizadores e foi chamado de “criatura sen amor”, criando uma cacofonia na frase quando dita e soando como “Namor”. 

Curiosidades sobre Namor

Apesar da origem do Namor ser bem interessante, ele ainda possui outros fatos que despertam a curiosidade e que valem a pena serem conhecidas por aqueles que ainda desconhecem. Confira abaixo, três delas:

Escalação de elenco

Quase Interpretado por um brasileiro nos Cinemas: Durante uma entrevista feita ao site Omelete, o ator Rodrigo Santoro falou ter “namorado” um papel dentro do universo cinematográfico da Marvel, no qual seria o Namor no filme Pantera Negra 2: Wakanda Forever. 

Ele não confirmou se realizou testes para o papel, no entanto, faria sentido sua participação, pois o Namor teve sua origem em um povo latino, no qual foi representado pelo ator mexicano, Tenoch Huerta.

Um mutante 

A origem do Namor é similar a de outros X-Men, tendo um DNA mutante, sendo um dos personagens mais fortes da Marvel. Apesar de suas habilidades sobre humanas serem explicadas por conta de sua biologia atlante, ele é enquadrado como mutante por conta de poderes que nasceram com ele sem nenhuma explicação, como as asas em seus pés. 

Aparição na Mídia

Primeira aparição em outra mídia: Namor teve sua primeira aparição em outra mídia além dos quadrinhos em 1966, quando teve seu próprio desenho, Namor: O Príncipe Submarino. 

Na animação era mostrada a origem do Namor e algumas outras aventuras dele. O desenho fazia parte do bloco Marvel Super Heroes, juntamente de outros heróis famosos da editora, como o Hulk, Homem de Ferro e Capitão América.

Imperius Rex

Da mesma forma que outros heróis do Universo Marvel, Namor também possui um bordão de guerra, contudo, ele tem um significado mais complexo do que outros famosos, como o “Tá na hora do pau”, por exemplo.

“Imperious Rex” significa “Rei do Império”, originado do latim, é uma uma afirmação que expressa bem o lado egocêntrico do personagem. A inspiração de sua criação veio de antigos governantes do Império Romano.

Ao decorrer do artigo podemos conhecer mais sobre a origem do Namor, como sua história é interessante e, apesar das similaridades com o Aquaman, possui particularidades que o torna único. Sendo um dos primeiros personagens da Marvel, tem muita importância com a editora, pois seu surgimento possibilitou que vários outros heróis pudessem aparecer. 

Apesar de sua longevidade no mundo dos quadrinhos, a origem do Namor só foi mostrada nos cinemas atualmente, quando participou do filme Pantera Negra 2: Wakanda Forever, no qual teve um embate forte com o povo de Wakanda, sendo uma espécie de vilão do filme.

1 comentário em “Origem do Namor: saiba agora!”

Deixe um comentário