Apesar de ser um esporte muito conhecido nos jogos olímpicos, poucas pessoas sabem sobre a origem do nado artístico. E ainda mais como ele se tornou um esporte conhecido nos últimos anos.
Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre a origem, as curiosidades que envolvem o esporte e como o nado artístico se tornou um esporte olímpico. Boa leitura!
Qual a origem do Nado Artístico?
Não se sabe ao certo qual a verdadeira origem do nado artístico, porém, a maioria dos historiadores que estudam a cronologia dos esportes acreditam que este tenha sido originado do ballet aquático.
A teoria mais aceita é que com o passar do tempo o ballet aquático ganhou muitos adeptos e foi se aperfeiçoando, até se tornar um esporte oficial, como conhecemos hoje. Até então, o ballet aquático era apenas uma apresentação, que aparecia durante os intervalos das grandes competições de natação.

O nado artístico só passou a ser visto como um esporte no ano de 1923, quando a estadunidense Kataryna Cortes promoveu uma apresentação com a música “Peixes Antigos”.
Desde a origem do nado artístico, o esporte já foi conhecido por vários nomes, como “natação rítmica”, “nado artístico”, “acrobacias aquáticas” e “ballet aquático”.
Qual o nome do primeiro campeão olímpico de nado artístico?
Apenas no ano de 1984 que o nado artístico foi aceite como um esporte olímpico, durante os Jogos Olímpicos de Verão, que ocorreram em Los Angeles, Estados Unidos. A primeira campeã olímpica do nado artístico foi a estadunidense Trace Ruiz, na categoria Sola. Ela também venceu a categoria Dueto com a, também estadunidense, Candace Costie.
A origem do nado artístico nas olimpíadas foi um verdadeiro marco na história dos jogos olímpicos, pois foi o primeiro esporte disputado somente por mulheres nesse campeonato, junto à ginástica rítmica.
Qual a maior diferença entre nado artístico e natação?
A maior diferença entre os dois esportes é que o nado artístico envolve performances artísticas, em que são julgadas a beleza, a elegância e a precisão das atletas, enquanto o nado tem maior foco em técnica e agilidade no trajeto aquático a ser cruzado.

A origem do nado artístico veio da natação, porém, no começo, a modalidade era vista apenas como entretenimento, que era apresentado durante os intervalos dos campeonatos de natação para divertir os espectadores.
Com o tempo, o nado artístico ganhou espaço e se tornou um esporte olímpico muito conhecido e respeitado, afinal a prática demanda tanta técnica quanto sua antecessora, apesar de ambas terem estilos distintos.
Por que o nado artístico é considerado um esporte de equipe?
Desde a origem do nado artístico, o esporte sempre foi visto como um esporte em equipe, onde as equipes ou duplas são julgadas pelas suas desempenhos. Existe a categoria solo no esporte, mas as desempenhos em equipe são as que mais atraem a atenção do público, uma vez que a sincronia entre as atletas é admirável.
Como os juízes classificam os atletas em uma competição de nado artístico?
O nado artístico é um esporte em que se analisa a capacidade física das atletas, além da performance e elegância da apresentação. O julgamento do nado artístico é bem parecido com o julgamento da patinação artística.
O esporte conta com cinco jurados de dois painéis, um painel julga a parte técnica e o outro a expressão artística.
Qual a principal diferença entre a modalidade masculina e feminina do nado artístico?
Na origem do nado artístico, o esporte também era praticado por alguns poucos homens, mas, com o tempo, a prática foi se tornando menos popular entre o público masculino, até se tornar um esporte praticado exclusivamente pelas mulheres.
Sem dúvidas, o nado artístico passou por grandes mudanças e reformulações até chegar no esporte incrível que conhecemos hoje, mas mesmo diante de tantas mudanças, o esporte conseguiu manter sua essência e se tornou muito popular.
Esperamos que o nado artístico continue evoluindo e se torne um esporte ainda mais popular!