Fundação e origem do Maringá Futebol Clube

Conheça a fundação e Origem do Maringá Futebol Clube só aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do Maringá leia aqui!

Se aprofundar na história do seu time e entender melhor sobre a origem do Maringá Futebol Clube será possível nessa leitura. Maringá Futebol Clube é um time de futebol que tem sua sede na cidade de Maringá, no estado do Paraná.

Atualmente o time disputa a série D do campeonato paranaense, seus jogos como mandante é realizado no estádio Willie Davids, na própria cidade de Maringá, o espaço tem capacidade para 21.600 torcedores.

Como foi a origem do Maringá Futebol Clube

A origem do Maringá Futebol Clube foi meio que polêmica, tudo porque o clube surgiu a partir de um outro clube já existente, a então, sociedade esportiva alvorada club, que tinha o objetivo de formar talentos em categorias de base somente.

Como foi a origem do Maringá Futebol Clube
Fonte/Reprodução: original

Apenas em 2010 os dirigentes resolveram elevar o clube e decidiram profissionalizar a equipe, assim surgiu o segundo nome, antes do que já conhecemos Maringá Futebol Clube, em novembro de 2010 nascia Grêmio Metropolitano Maringá, que logo depois mudou para o que conhecemos hoje em dia.

Trajetória histórica do Maringá Futebol Clube

Mesmo sendo um clube com pouco anos de formação, o Maringá Futebol Clube tem uma trajetória vasta, começando que no seu primeiro ano de formação já foi campeão da terceira divisão, sem ter sofrido nenhuma derrota, garantindo a vaga na segunda divisão.

No ano seguinte, já na segunda divisão do campeonato paranaense, ficou pouquíssimo para conquistar a sua elevação para primeira divisão. Entretanto, logo após 2 anos de um altíssimo futebol 2012, o time foi bem razoável, porém se mantendo na segunda divisão e no ano seguinte conseguiu o acesso para primeira divisão.

Trajetória histórica do Maringá Futebol Clube
Fonte/Reprodução: original

E estando na primeira divisão, sua colocação foi honrada como vice-campeão, o que garantiu uma vaga na série D do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil do ano seguinte.

No ano de 2015, na sua estreia na copa do Brasil, o time mais uma vez se mostrou honroso, ao derrotar um time carioca na primeira fase e fazer um jogo dificílimo para a equipe paulista, o Santos FC, que naquele ano era formada de jogadores estrelas que marcaram história na agremiação. No ano de 2016 foi um dos piores anos do clube, com a lanterna do estadual, assim culminando no rebaixamento e também a eliminação da série D do campeonato brasileiro.

Como uma fênix o clube se fortaleceu e no ano subsequente, conquistou a segunda divisão, assim voltando à primeira divisão do campeonato paranaense e também a conquistou a Taça Federação Paranaense de Futebol, que garantiu o seu retorno a série D do Campeonato Brasileiro de 2018.

Em 2019, o time repetiu seus resultados de 2016, com derrotas que o eliminaram do campeonato paranaense e do campeonato brasileiro. Nos anos seguintes o time fico no meio termo e agora em 2022 o time conquistou pela quinta vez sua entrada na série D do Campeonato Brasileiro e pela segunda vez sua ida para a Copa do Brasil.

Controvérsias mudanças de nome

Apesar de ser uma criança, vide seus 11 anos de fundação, desde a origem do Maringá Futebol Clube foi marcada por polêmicas, tudo porque o nome do clube modificou-se por três vezes, quando era apenas um projeto social que tinha único objetivo de revelar atletas no nível de base.

O nome era Sociedade Esportiva Alvorada Club, quando mudou o patamar para um clube profissionalizante, o nome foi alterado para Grêmio Metropolitano Maringá, no entanto o nome tinha uma grande semelhança com um time já existente na cidade, assim no final das contas, o clube optou por usar o Maringá Futebol Clube.

Títulos do Maringá Futebol Clube

Em 11 anos, o clube se revelou batalhador. No primeiro ano de formação, já se tornou campeão da terceira divisão do campeonato paranaense, três anos depois campeão da segunda divisão do mesmo campeonato e no ano seguinte veio se tornar vice campeão na primeira divisão. Nos anos de 2015 e 2017 o time foi campeão da taça FPF.

Hino

A sua criação foi do presidente do clube e foi composta no ano de 2013. Segue a sua letra.

Maringá, Maringá, Maringá!

Tricolor és campeão

Tuas vitórias são orgulho

Para a nossa cidade canção!

Maringá, Maringá, Maringá!

Meu coração sempre terás

Tu és grande meu guerreiro

Sempre, sempre vencerás

Com tua raça e tua força

Sempre, sempre vencerá

Tuas cores e o teu nome

Para sempre honrarás

Tu nasceste com a estrela

Sempre vencedor serás

Maringá, Maringá, Maringá

No meu peito viverás

Maringá, Maringá, Maringá!

Tricolor és campeão

Tuas vitorias são orgulho

Para a nossa cidade canção

Maringá, Maringá, Maringá!

Meu coração sempre terás

Tu és grande meu guerreiro

Sempre, sempre vencerás!

Agora vamos olhar outros aspectos da identidade e curiosidades do Maringá.

Mascote

Assim como nome do clube, que houve mudanças, para a mascote também ocorreu a mesma coisa, no seu início a mascote era uma zebra, tudo porque o presidente da época era conhecido com zebrão, mas com o rompimento com essa diretoria, optaram pela mudança, e o escolhido foi o cachorro, pelo histórico de um dos expoentes da cidade de Maringá que é um lanche prensado que chamam de cachorrão.

Torcida

Sobre a torcida do Maringá Futebol Clube é possível dizer que proveniente de outro clube, isso sobre a torcida organizada, chamado de fúria alvinegra. Que na sua formação era uma torcida do Galo Maringá, passando para o Metropolitano Maringá, que o foi segundo nome de origem do Maringá Futebol Clube.

Vendo como o clube Maringá está seguindo na tentativa de se manter como um dos times grandes, vide suas conquistas de acesso para o campeonato brasileiro e da copa do Brasil do próximo ano, o time está criando uma linda trajetória, que mesmo com os tropeços que acontecem com todos, continua se levantando e tentando.

1 comentário em “Fundação e origem do Maringá Futebol Clube”

Deixe um comentário