Origem do Kung Fu: o que é e qual a sua história?

Voce conhece qual a origem do Kung Fu? Como ele se tornou um esporte popular e famoso em filmes de luta? Mesmo sendo uma arte marcial muito conhecida ao redor do mundo, poucas pessoas sabem a real origem do Kung Fu.

Por isso, neste artigo iremos falar um pouco sobre essa arte marcial, quais as suas origens, curiosidades e qual a sua importância na cultura chinesa.

Ficou curioso? Então acompanhe!

O que é Kung Fu?

O Kung Fu é uma arte marcial conhecida no mundo todo, tendo a China como seu principal praticante e fundador. A tradução da palavra Kung Fu do mandarim para o português significa “tempo” ou “trabalhar duro” e, ainda, “habilidade”. A palavra também é muito utilizada na China para se referir a algo que foi conquistado com muito esforço com a ajuda da força corporal.

O que é Kung Fu
Fonte/Reprodução: original

A origem do Kung Fu é chinesa, provinda da arte marcial originalmente conhecida como wushu (que em mandarim significa “arte da guerra”).

A arte marcial surgiu da necessidade que os chineses tinham de lidar com animais ferozes do país, bem como com inimigos que tentavam saqueá-los durante viagens. Acredita-se que o Kung Fu tenha cerca de 4 mil anos.

Qual a história do Kung Fu e a origem?

A história da origem do Kung Fu é muito ampla e possui diversas lendas sobre a sua origem, mas, a mais aceita pelos chineses é a de que um grande monge chamado Ta Mo criou o estilo, após subir em uma grande montanha e começar a observar o movimento dos animais, como eles lutavam e se defendiam. 

Após observar por vários dias o estilo daqueles animais, Ta Mo criou então o Kung Fu, que se espalhou por toda a China, sendo conhecido como uma arte em todo o país. Mas o Kung Fu só foi se popularizar mesmo no mundo após os anos 60, depois da repercussão dos primeiros filmes de artes marciais, estrelados por atores renomados como Bruce Lee e Jackie Chan.

Qual a história do Kung Fu e a origem
Fonte/Reprodução: original

A origem do Kung Fu é focada no trabalho do corpo, aperfeiçoamento da mente e desenvolvimento pessoal. O Kung Fu é muito mais do que apenas uma arte marcial, ele ajuda também a criar disciplina, resistência e respeito pelo próximo, ensinando a lidar com vitórias e derrotas.

Com a modernização, desde a origem do Kung Fu, a arte marcial passou por grandes reformulações e melhorias. Atualmente, existe também o Kung Fu moderno, uma vertente do Kung Fu original. Essa nova categoria é voltada para o atletismo e constituição do corpo, enquanto o tradicional é mais voltado para o desenvolvimento pessoal e filosófico e pode ser praticado por qualquer pessoa.

Quais os estilos de Kung Fu?

Entre outros estilos que, em geral, são baseados em animais e elementos da natureza, os estilos mais conhecidos do Kung Fu são: 

  • Estilo do Dragão;
  • Estilo da Águia;
  • Estilo do Macaco;
  • Estilo Chin’Na;
  • Estilo do Leopardo;
  • Estilo do Louva a Deus;
  • Estilo do Tigre;
  • Estilo da Garça.

A origem do Kung Fu foi baseada no comportamento dos animais, por isso, existem vários tipos de estilos, técnicas e golpes, desenvolvidos a partir da observação de cada animal. 

Como se aprende Kung Fu?

Para aprender sobre a origem do Kung Fu, suas técnicas e filosofias, você pode procurar uma academia ou escola voltada para os ensinamentos e fundamentos do Kung Fu. Então, basta fazer uma breve pesquisa em sua região que você com certeza encontrará uma escola próxima.

Qual a importância do Kung Fu na cultura chinesa?

O Kung Fu é uma parte muito importante da cultura chinesa, sendo utilizado pela maioria dos seus praticantes para ajudar no desenvolvimento do caráter, aperfeiçoamento da mente e da disciplina. 

A origem do Kung Fu nasceu da disciplina e da ligação com a natureza, por isso, o povo chinês possui uma profunda ligação com esta arte marcial, já que tem uma cultura muito voltada para a preservação da natureza.

3 comentários em “Origem do Kung Fu: o que é e qual a sua história?”

Deixe um comentário