Você conhece a origem do Karatê? O Karatê é uma das artes marciais mais conhecidas em todo mundo. Esse esporte de combate fez história no mundo inteiro, e praticamente todos conhecem o Karatê ao menos pelo nome em qualquer lugar do mundo. O Karatê é uma arte milenar, hoje já figura entre um dos esportes de combate mais praticados em todo mundo e tem até mesmo sua modalidade nos jogos olímpicos.
Mas qual seria então a origem do Karatê? Se você quer conhecer a origem dessa arte marcial tão importante para a cultura milenar e ainda mais para a cultura nipônica, venha conhecer com a gente!
Qual a origem do Karatê?
A origem do Karatê está vinculada a monges que vieram da China para o Japão há muitos séculos atrás. Na China a arte marcial de combate já era um tanto mais popularizada e conhecida, e quando esses lutadores chegaram até o Japão sem muita dificuldade difundiram sua arte na terra do sol nascente.
Antes de ser chamada de Karatê essa arte se chamava Okinawa-te, ganhando seu nome tradicional somente quando foi inserida na cultura dos samurais, o famoso Budô.

O Karatê se tornou ainda mais famoso no século 18 onde na ilha de Okinawa foram proibidas as armas. Com a proibição das armas muitos dos habitantes do Japão e da região passaram a se especializar na arte marcial, o que acabou ainda mais popularizando o Karatê e fazendo da arte uma verdadeira febre em todo o Japão.
Mesmo nessa situação o Karatê ainda não era exatamente bem aceito, e por isso os mestres de Karatê acabavam treinando seus alunos em locais secretos, o que cultivava o censo de grupo entre os praticantes.
Com a popularização das armas de fogo no século 19 o Karatê perdeu o seu sentido prático, mas se conservou como uma prática física, disciplinar e como um exercício marcial educativo.
Qual a diferença entre karatê e taekwondo?
O Karatê e o Taekwondo são artes marciais com algumas semelhanças. Na verdade, alguns chutes especialmente são bastante parecidos nas duas artes.

Mas claro, há bastante diferenças. Em primeiro lugar podemos definir que o Karatê utiliza essencialmente os socos, mas também tem alguns chutes poderosos, especialmente chutes altos.
Já o Taekwondo é uma arte que se baseia especialmente nos chutes, em chutes rodados, altos e até com giros, mas utiliza as mãos como uma espécie de suporte, sem muita atenção nessa arte. E claro, o Taekwondo é uma arte que se popularizou bastante na Coréia, enquanto o Karatê é mais relacionado ao Japão.
O que é o karatê Shotokan?
Lembre-se que comentamos que na origem do Karatê a técnica veio da China? Pois bem, o Karatê shotokan é uma forma de tirar algumas influências chinesas do Karatê, fazendo dessa arte muito mais nipônica. O shotokan foi criado no século 20 e além de tirar as influências chinesas também serviu para refinar muito da técnica do Karatê.
Quais são os golpes básicos do karatê?
Agora que já falamos da origem do Karatê podemos conhecer mais sobre a arte. Vamos então apresentar 5 golpes básicos da arte marcial!
- Seiken Tiudan Zuki (um poderoso soco no estômago);
- Seiken Ago Uti (um soco no queixo);
- Hiji Otoshi – Uti (um gancho feito com um cotovelo);
- Jodan Uke (defesa para o soco);
- Mae Keague (chute elevado).
Aprendendo sobre a origem do Karatê e seus golpes básicos considere fazer essa arte marcial milenar!
Por que o karatê é considerado um esporte de combate?
A origem do Karatê mostra que a arte marcial sempre foi centrada no combate, e não em coreografias.
Analisamos sua história e vimos que foi até bastante importante para a defesa dos japoneses em determinado período da história. Essa é a principal razão para o Karatê ser um esporte de combate, justamente por ser uma técnica mortal de combate!
1 comentário em “Origem do Karatê: como surgiu e quais os golpes básicos?”