Origem do Judô: o que é e como se tornar faixa preta?

Conhecer a origem do Judô é conhecer um aspecto cultural do Japão extremamente importante. Afinal, o judô está ligado aos antigos samurais, parte importantíssima da cultura nipônica e algo que até hoje é lembrado com devoção. O judô é também uma parte muito importante do Japão, não só do Japão mas de toda a cultura dos esportes de combate.

Curioso para conhecer mais sobre essa arte marcial? Venha conhecer a origem do Judô, o que é essa arte marcial, quais seus fundamentos e outros aspectos e curiosidades a respeito do esporte!

O que é o Judô e qual sua origem?

A origem do Judô está ligada aos antigos samurais como já mencionamos. Porém o que os samurais praticavam era o Ju Jitsu (não confundir com o Brazilian Jiu Jitsu ou Jiu Jitsu Brasileiro), mas essa mesma arte marcial era vista como bastante ofensiva e brutal, algo que o Judô tratou de trabalhar bastante para que fosse uma arte mais humana e disciplinar.

Vários golpes do antigo Ju Jitsu que poderiam causar lesões graves foram retirados do catálogo de golpes permitidos pelo Judô. Mas não se engane! Isso não quer dizer que o Judô não seja uma arte marcial inútil para a luta.

O que é o Judô e qual sua origem
Fonte/Reprodução: original

Na verdade, é preciso muito cuidado, força, equilíbrio e controle para lidar com um praticante sério de Judô. Isso porque as quedas aplicadas nessa arte marcial são extremamente poderosas e até mesmo perigosas quando aplicadas em uma situação ofensiva ou em um local inadequado para sua prática esportiva.

Embora podemos chamar o Judô de uma arte marcial de disciplina ou uma arte marcial mais pacífica, ela ainda é extremamente poderosa.

Quem inventou o Judô?

O Judô foi inventado por Jigoro Kano. Jigoro era um praticante de Ju Jitsu, na verdade era mestre em Ju Jitsu. Jigoro Kano criou a primeira escola de Judô, a Kodokan em 1882, e segundo Kano sua arte era “a arte que usa ao máximo a energia física e espiritual”. Os temas espirituais e filosóficos estão muito ligados ao Judô, tanto que a arte tem 8 pontos importantíssimos como:

  • Honestidade;
  • Coragem;
  • Cortesia;
  • Honra;
  • Modéstia;
  • Respeito;
  • Autocontrole;
  • Amizade.

Esses são os pilares conceituais que o próprio Jigoro Kano colocou como extremamente caros ao Judô.

Qual é a diferença entre Judô e Jiu-Jitsu?

A principal diferença entre o Judô e o Jiu Jitsu está na forma como a arte é praticada. No Jiu Jitsu o foco é realizar torções e finalizações, já no Judô o foco está em derrubar o oponente e então realizar alguns dos mesmos golpes e finalizações que existem no Jiu Jitsu.

O Jiu Jitsu é uma luta que começa geralmente no chão, ou pelo menos treina-se muito mais no solo, já o Judô seu treinamento é muito mais de pé, embora também vá para o chão muitas vezes.

Como se tornar um faixa preta de Judô?

Para se tornar um faixa preta no Judô é necessário ter pelo menos 31 anos e ter estado na faixa anterior por pelo menos 6 anos. É realmente um desafio difícil!

Existe um limite de idade para aprender Judô?

Não existe um tempo limite para aprender Judô, porém existem idades mínimas para que a pessoa consiga sair de uma faixa para outra. Algo que combina bastante com a filosofia do próprio Jigoro Kano.

Existe um limite de idade para aprender Judô
Fonte/Reprodução: original

Agora que conhece a origem do Judô pode apreciar muito mais a arte não só como combate mas como filosofia de vida!

Deixe um comentário