Qual a origem do Jeans e quais os tipos?

Conheça a Origem do jeans e os tipos aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da roupa leia aqui!

Você sabe qual é a origem do jeans? Sabemos que o jeans, especialmente as calças jeans, são ultra democráticas e indispensáveis em nosso guarda-roupa, e atualmente a peça está ganhando força aparecendo com frequência nos looks e nas passarelas.

Mas qual a origem do jeans? Como ele evoluiu ao longo do tempo dentro da sociedade a ponto de se transformar em algo indispensável em nosso vestuário, e o principal: quais são os tipos de jeans e para o que servem?

Ficou curioso para saber qual a origem do jeans e suas peculiaridades? Leia este post até o final e saiba mais sobre este tecido tão popular.

Qual a origem do jeans?

A origem do jeans tem raízes na França, quando em 1792 o tecido era muito utilizado para produzir peças de roupas mais robustas, utilizadas nos vestuários destinados aos trabalhos de campo e nas peças que eram feitas para as longas viagens dos marinheiros.

Qual a origem do jeans
Fonte/Reprodução: original

Vale lembrar que nessa época o tecido ainda não tinha o nome e nem a cor que conhecemos hoje. Ele era tingido de marrom e se chamava “tecido de Nimes”, porém não demorou muito tempo para que seu nome fosse trocado para “Denin”.

Qual a história do jeans?

A origem do jeans que conhecemos só começa a ganhar forma, quando o visionário Levi Strauss, tem a ideia de importar o tecido, que era considerado matéria para roupas de trabalhadores, para os Estados Unidos, o deixando menos robusto e mais confortável, além de acrescentar os famosos rebites nas costuras para evitar que a peça rasgasse com facilidade, o que prolongou a vida útil do jeans.

A criação da calça 501 da Levi’s no ano de 1853 foi um acontecimento que marcou a empresa como criadora do Jeans na mente dos usuários, que aceitaram rapidamente a peça, que ganhou a cor azul (índigo) na década de 1940, tornando-se a peça icônica da qual lembramos ao ouvir a palavra “jeans”.

Como foi a evolução do jeans ao longo do tempo?

Com o passar dos anos, o jeans foi ganhando mais espaço e visibilidade na sociedade. Na década de 1930, a peça era muito utilizada pelos artistas de Hollywood, em especial nos filmes de faroeste, em que os caubóis norte-americanos usavam a peça em cena.

Mas é na década de 1950, graças a artistas como Marlon Brando e James Dean, que a peça ganha notoriedade, uma vez que os atores criam o look blue jeans e camiseta branca, um clássico do guarda-roupa atemporal, muito utilizado até hoje pelos apaixonados pela moda.

Como foi a evolução do jeans ao longo do tempo
Fonte/Reprodução: original

Nos anos 1970 e 1980 a peça se torna oficialmente parte do guarda-roupa, aparecendo no modelo boca de sino, na era disco das danceterias juntamente a estampa tie-dye e na década seguinte com os artistas da indústria fonográfica que ajudaram a colocar a peça na moda popular.

Dos anos 1990 para cá a peça começa a ter diferentes modelagens, que no início eram mais ajustadas ao corpo, trazendo um toque mais sensual, por valorizar as curvas femininas ou passando por formatos mais soltos, alargados, muito utilizados pela moda da cultura Hip-Hop e voltando para a modelagem mais alinhada ao corpo e com cós mais baixo no início dos anos 2000, com a famosa calça de cintura baixa.

Atualmente por conta da pandemia e maior aderência ao conforto na hora de se vestir, o jeans novamente está em alta aparecendo em modelagens mais amplas, despojadas, ultra confortáveis e democráticas, o que facilita na hora de compor diferentes propostas de visuais desde o chique ao mais casual.

Quais os modelos de jeans e para que serve cada um?

Desde sua origem, vários modelos de calça jeans foram desenhados visando agradar o mais variado público. Confira abaixo alguns modelos:

Wide Leg

O modelo faz a cabeça das apaixonadas por calça jeans e conforto, isso por sua modelagem ser mais reta, com cintura mais alta e barras mais amplas, o que garante um visual estiloso e ultra confortável.

Calça Mom

A calça mom é clássica dos anos 90 e fez parte dos figurinos de vários personagens icônicos da época. Ela também é uma opção considerada ideal para quem curte uma calça mais folgada, com o quadril e pernas alargados e o tornozelo mais ajustado, sua cintura também é mais alta, deixando a calça ainda mais estilosa.

Calça flare

Ícone dos anos 70, a calça flare desenha as curvas femininas, também pode aparecer em cintura mais alta, o que auxilia no alongamento da silhueta. O modelo é mais ajustado do quadril até o joelho e sua barra é ultra ampla, com formato similar a boca de um sino, que dá nome à peça desde a era disco.

O jeans é um tecido cheio de história e faz parte do nosso vestuário e do universo fashion há bastante tempo. Use a criatividade e crie diferentes visuais com essa peça atemporal e super estilosa.

Deixe um comentário