Origem do Ira: saiba tudo sobre a banda!

Apesar de ser uma das mais clássicas bandas do rock nacional, a origem do Ira, especialmente nos dias de hoje, é desconhecida para o grande público, sobretudo aqueles que conheceram a banda nos últimos anos, graças ao retorno do grupo aos palcos do país. 

Contudo, é inegável que o Ira! faz parte de um panteão extremamente importante da música brasileira, que começou a questionar diversas questões políticas e sociais que perturbavam o país.

Neste artigo, tanto os fãs de longa data quanto os recém-chegados poderão conhecer melhor a origem do Ira! e entender como a banda se tornou o símbolo que ela é hoje, com sua legião de fãs em todo o Brasil, mesmo após anos longe dos grandes holofotes.

Qual a origem do Ira?

A origem do Ira! é datada do ano de 1981, na cidade de São Paulo. Na ocasião, os amigos de colegial Edgard Scandurra e Marcos Valadão Ridolfi, mais conhecido como Nasi, se juntaram para um show na PUC da capital paulista, onde, com Fábio Scattone e Adilson Fajardo, formaram a Ira, que ainda não possuía o ponto de exclamação no nome.

Dois anos após isso, o grupo foi notado pelo produtor musical Pena Schmidt, e logo depois fechou acordo com a gravadora Warner, com a qual gravaram e lançaram seu primeiro compacto que levou o nome da banda, com as músicas “Gritos na Multidão” e “Pobre Paulista”. 

Qual a origem do Ira
Fonte/Reprodução: original

No decorrer dos anos 80, o Ira ganhou o prestígio do público graças às suas músicas sobre temas do cotidiano com críticas ferrenhas a questões político-sociais. Contudo, o grupo, que na época já passou a se chamar Ira! com o ponto de exclamação, decidiu se afastar das mídias para manter suas raízes inspiradas no movimento punk, e assim ficou até 2004, quando retornou aos holofotes no Acústico MTV.

Em 2007, devido a diversas brigas internas, o Ira! encerrou suas atividades, retornando aos palcos após sete anos, onde continuam sua trajetória de shows até os dias atuais.

Por que o nome da banda Ira?

Nos primeiros anos após a origem do Ira!, muitos ficavam confusos com relação ao nome do grupo, que pensavam ser uma homenagem ao Exército Republicano Irlandês, que durante os séculos XX e XXI travaram diversas disputas para combater a influência do Reino Unido no País. Contudo, na verdade, o nome do grupo vem do sentimento de Ira, que reflete raiva e ódio.

Por que o nome da banda Ira
Fonte/Reprodução: original

Devido a isso, para evitar futuras confusões, a banda adicionou o famoso ponto de exclamação ao seu nome.

Quem são os integrantes?

Desde a origem do Ira!, ele foi composto por diversos nomes, mas permaneceram apenas a dupla fundadora Nasi, nos vocais, e Edgard Scandurra, na guitarra e teclados. Atualmente, além dos amigos e fundadores do grupo, o Ira! conta com Evaristo Pádua na bateria, e Johnny Boy nos teclados e baixo.

Músicas mais tocadas

Com sucessos que reverberam desde a origem do Ira, o grupo atualmente possui mais de um milhão de ouvintes mensais na plataforma digital Spotify. Dentre as músicas mais tocadas, os destaques vão para:

  • “Dias de Luta”;
  • “O Girassol”;
  • “Tarde Vazia”;
  • “Eu Quero Sempre Mais”;
  • “Flores em Você”;
  • “Envelheço na Cidade”

Algumas destas contam com participações especiais em algumas versões, como a da cantora Pitty e do músico Samuel Rosa, do Skank.

Mesmo tentando se afastar dos grandes holofotes, a origem do Ira! mostra que, especialmente nos seus primeiros anos, o grupo representava um grande público que buscava por conexões e representatividade num país que dava seus primeiros passos para o fim de um período conturbado.

1 comentário em “Origem do Ira: saiba tudo sobre a banda!”

Deixe um comentário