Origem do Hóquei: o que é e quais as regras?

Você sabe qual a origem do hóquei? Esse é um daqueles esportes que nunca vimos ao vivo, nunca teremos a pretensão de ver uma partida sequer, mas que conhecemos relativamente bem devido ao impacto cultural que países como os Estados Unidos tiveram em nossa cultura popular por meio de filmes, desenhos e séries.

O hóquei é um esporte muito famoso, referenciado em um sem número de obras audiovisuais e presente no nosso imaginário popular. Hoje tentamos encontrar qual a origem do hóquei e conhecer algumas características interessantes sobre esse esporte. Venha aprender mais sobre essa prática incrível!

O que é hóquei?

Antes de entendermos a origem do hóquei entendemos o que é o hóquei. O hóquei nas mídias audiovisuais dos Estados Unidos é frequentemente retratado como um esporte violento, embora caso fôssemos descrever o esporte simplesmente falando como se joga dificilmente alguém iria ter essa concepção. Façamos o teste.

O que é hóquei?
Fonte/Reprodução: original.

O hóquei é um esporte praticado no gelo, algo bastante distinto e que facilmente o diferencia da maior parte dos outros esportes. No campo tomado pelo gelo os participantes se movem em um patins para gelo atrás de um disco, e assim como em outros esportes o disco é utilizado para marcar gols.

Mas onde entra toda a violência, frequentemente retratada em filmes e desenhos? O hóquei no gelo é um esporte conhecido por tolerar a violência. Os árbitros no geral não ligam muito com esbarrões e empurrões selvagens, bate boca e nem mesmo com pequenas brigas que vão as vias de fato.

Qual a origem do Hóquei?

Por incrível que pareça a origem do hóquei é ligada a outro esporte, o hóquei de grama! Embora o hóquei do gelo seja muito mais conhecido, inclusive sendo chamado frequentemente só de “hóquei” sem nenhum acréscimo, ele veio do hóquei de grama e não o contrário.

Qual a origem do Hóquei?
Fonte/Reprodução: original.

A origem do hóquei dada ao século XIX no Canadá, um lugar bastante propício para praticar esportes no gelo. As primeiras partidas começaram a ser disputadas em lagos congelados na década de 30 do mesmo século, porém em 1875 foi quando a origem do hóquei realmente se deu consolidando o esporte, definindo regras e o tornando muito mais formal.

Como se joga hóquei?

O hóquei se joga em uma disputa entre dois times, os times marcam pontos correndo atrás de um disco com seus bastões. Com o bastão o jogador de hóquei arremessa o disco no gol e então marca seus pontos. O time que acumular mais pontos até o término da partida ganha o jogo.

Quais são as regras do hóquei?

Agora que conhecemos a origem do hóquei, vamos entender melhor quais as principais regras do jogo:

  • A disputa é realizada entre dois times de 6 jogadores, onde um é o goleiro;
  • Uma partida tem 3 tempos, e cada tempo dura aproximadamente 20 minutos;
  • É proibido utilizar o taco para bater nos outros jogadores;
  • Largar o taco, no entanto, e trocar socos com o outro jogador é permitido!

Sim, pasme com a última regra, mas de fato o hóquei permite brigas leves e individuais entre jogadores de times rivais.

Quais são os principais campeonatos de hóquei?

O principal campeonato de hóquei é o NHL, um campeonato realizado entre os Estados Unidos e o Canadá.

Recentemente o Hóquei no gelo também entrou para Olimpíadas, aumentando o leque de campeonatos importantes para o esporte.

Deixe um comentário