Qual a origem do homem segundo o criacionismo?

Conheça qual a origem do homem segundo o criacionismo.

Uma das mais antigas curiosidades humanas é o questionamento da nossa origem, a busca por saber dos nossos antepassados.

A busca por essa origem sempre teve muitas respostas dependendo para quem é feita essa  pergunta, mas mesmo em tempos diferentes ao longo da história e com o desenvolvimento da ciência o debate continua entre evolução e criacionismo.

Mas o que é o criacionismo exatamente?

A origem do homem segundo o criacionismo

Para entendermos melhor sobre a origem do homem segundo o criacionismo, precisamos aprender o que é criacionismo.

Para entendermos melhor sobre a origem do homem segundo o criacionismo, precisamos aprender o que é criacionismo.
Entendo criacionismo. Fonte/Reprodução: original.

A teoria do criacionismo é de que a vida originou-se de um criador, um ser divino que permitiu a vida na terra e dos humanos no começo dos tempos, o começo da vida a partir de um ser superior é a base de muitas religiões, atuais e antigas.

A origem do homem segundo o criacionismo tem como base esse ser superior como principal ponto de fé e resposta para a pergunta de como tudo começa, ou ao menos em questão da nossa origem.

Existe uma grande diferença entre a origem do homem segundo o criacionismo e a origem segundo evolucionismo, que é a base da ciência e existe grande debate sobre qual seria mais confiável ou que estaria correta.

Criacionismo na mitologia grega

Uma das crenças criacionista na mitologia grega é de que os humanos vieram de duas figuras, dois titãs que iniciaram a humanidade. Epimeteu teria criado o homem a partir do barro, mas esse ainda era sem vida, a partir do barro e seu irmão Prometeu, ao ver sua obra, roubou o fogo do deus Vulcano, para assim conseguir gerar vida aos humanos. 

Criacionismo segundo os nórdicos

Já na mitologia nórdica, a origem do homem foi mais metódica, tendo a influência de vários deuses em sua constituição. 

Após a formação de midgard, como era chamado a Terra, Odin conhecido como Pai de Todos, e outros deuses que o acompanhava pegaram um freixo, uma árvore grande, e a partir dela criaram o homem, e o chamou de Aske e de um amieiro, uma árvore ornamental e fizeram a mulher e lhe chamaram de Embla. 

Odin lhes concedeu a vida e a alma, Vili lhes passou a capacidade de movimento e a razão e Ve lhes deu o dom da palavra e a fisionomia expressiva. A eles foi dado Midgard, que era como ficou conhecida à terra dos humanos, enquanto os deuses viviam em Asgard.

O criacionismo pelas crenças do cristianismo

Adotando a bíblia como fonte de origem do homem segundo seu criacionismo, uma nova teoria é adotada, sendo ela a de que teria surgido do barro, criado por Deus após os céus e à terra.

Deus então soprou a vida nessa forma de barro através de seu nariz. A partir da costela do homem, Deus formou a mulher, e ambos viveram no seu começo no jardim do Éden.

Deus então soprou a vida nessa forma de barro através de seu nariz.
Deus soprou vida. Fonte/Reprodução: original.

A humanidade começou a partir dos dois, os dois primeiros humanos. 

As crenças criacionistas dos índios brasileiros

A cultura guarani tem muitas versões da origem do homem, a mais comum delas é parecida com a do cristianismo. Tupã, o deus guarani do trovão é o responsável,  começou criando os oceanos e as terras, depois colocou as estrelas, após a criação da natureza em volta, juntou e amassou barro, formando a forma física do homem e da mulher, junto de outros elementos e lhes soprou a vida. 

As nossas origens possuem muitos mistérios, enquanto a ciência busca por respostas lógicas, a origem segundo o criacionismo sempre pode depender de algumas interpretações da fé para obter essa resposta.

Mas é sempre importante buscarmos continuamente a nossa complexa origem, seja para termos uma interpretação pessoal do nosso entendimento como humanidade, o que nos faz diferentes dos outros animais à nossa volta ou apenas para saciar nossa curiosidade constante das coisas.

1 comentário em “Qual a origem do homem segundo o criacionismo?”

Deixe um comentário