Origem do Hipismo: quais os tipos e qual a sua historia?

Quem poderá um dia calcular ou encontrar a origem do hipismo? Essa é uma prática praticamente civilizacional que está nas raízes de qualquer sociedade humana. Embora hoje se tenha convencionado a chamar o cão de melhor amigo do homem, um título que foi conquistado pelos cachorros, claro, ainda assim não podemos deixar de destacar a grande amizade entre o homem e o cavalo.

Hoje iremos conhecer essa amizade de maneira mais profunda, tentando identificar qual a origem do hipismo e como essa prática foi extremamente importante para a história e a civilização humana como um todo. Confira!

Quais são os diferentes tipos de hipismo?

Antes de falarmos sobre a origem do hipismo, você sabia que há diferentes tipos de hipismo? Pelo menos enquanto forma esportiva. O hipismo é uma prática muito apreciada por qualquer civilização, e claro, muitos cavaleiros na tentativa de exibir suas habilidades acabaram desenvolvendo mais e mais modos de montar no cavalo e galopar.

Quais são os diferentes tipos de hipismo
Fonte/Reprodução: original

Dentro do esporte do hipismo e em suas versões mais tradicionais podemos destacar as seguintes modalidades:

  • Salto;
  • Concurso completo de equitação;
  • Adestramento;
  • Atrelagem;
  • Três tambores;
  • Rédeas;
  • Enduro;
  • Polo;
  • 6 balizas.

Cada uma dessas modalidades tenta mostrar um tipo diferente de habilidade do cavaleiro e também do cavalo, mostrando como essa linda união tem muita técnica envolvida.

Qual é a história e a origem do hipismo?

Mas afinal, qual a origem do hipismo e sua história? Como comentamos, definir e datar quando nasceu a amizade entre homens e cavalos é muito difícil. Praticamente qualquer civilização antiga que formos estudar veremos uma linda amizade entre o homem e sua montaria.

Certamente a montada do homem ao cavalo é muito antiga, vai para muito além do que podemos estudar. Desde antes do homem começar a escrever a própria história ele já montava o cavalo, e na verdade especialistas calculam que esse hábito data de 4 mil anos antes de Cristo.

Qual é a história e a origem do hipismo
Fonte/Reprodução: original

Mas a origem do hipismo, que é a tentativa de fazer dessa relação um evento esportivo, é muito mais fácil de definir. A origem do hipismo se deu provavelmente na Grécia Antiga, onde já existia a modalidade olímpica onde o cavaleiro disputava alguns desafios com sua montaria contra outros cavaleiros.

A prática foi se aperfeiçoando cada vez mais, mas provavelmente o seu auge de popularidade e o que foi se consolidando no hipismo moderno foi no século 19, quando figurou nas Olimpíadas modernas em Atenas no ano de 1896.

A partir daí o esporte foi se refinando e aperfeiçoando, sendo atualizado com técnicas, recebendo pistas de hipismo dedicadas e exclusivas para prática na Inglaterra e Estados Unidos e se tornando assim um esporte de nível mundial.

Como se tornar um cavaleiro ou amazona?

Se você ficou encantado ou encantada com a origem do hipismo, e quer agora se tornar um cavaleiro ou amazona, então o primeiro passo é procurar um haras ou clube de hipismo. Nesses lugares é onde profissionais costumam ensinar a montar no cavalo e dar as primeiras lições de como se comportar em cima do animal.

Quais são as principais competições de hipismo?

A principal competição de hipismo são os jogos equestres mundiais, uma competição de nível global que ocorre anualmente, com sede que muda ano após ano.

Claro, além dessa competição dedicada ao hipismo temos também as Olimpíadas onde o hipismo é um esporte olímpico bastante respeitado e sempre figura entre um dos mais assistidos e comemorados. Se você gostou de conhecer a origem do hipismo então não deixe de prestigiar os eventos!

1 comentário em “Origem do Hipismo: quais os tipos e qual a sua historia?”

Deixe um comentário