Qual origem do hinduísmo: crenças e deuses

Conheça a Origem do hinduísmo e todos os seus Deuses aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do Hinduísmo leia aqui!

Considerada por muitos a religião mais antiga da humanidade, o hinduísmo é uma das religiões praticadas no mundo atualmente. Conhecida pelas representações pitorescas de seus deuses e pelos ritos que nós ocidentais consideramos peculiares, o hinduísmo possui mais a oferecer do que imaginamos.

Onde se originou o hinduísmo?

O hinduísmo surgiu há aproximadamente 1500 a.C. na região do subcontinente indiano. A origem do hinduísmo está intimamente associada com os Vedas, que são o principal texto sagrado da religião hindu, e expressam seus principais ritos e práticas religiosas. 

Onde se originou o hinduísmo
Fonte/Reprodução: original

Apesar disso, há quem afirme que a origem do hinduísmo foi antes mesmo do surgimento dos Vedas, tendo o hinduísmo na realidade milênios de existência, e que os Vedas surgiram posteriormente como forma de registrar as crenças e hábitos da religião. 

Como funciona as crenças do hinduísmo?

O hinduísmo não possui um sistema centralizado de crenças e nem um fundador ou um líder doutrinário, sendo composto na realidade por diversos grupos que estão unidos por algumas crenças em comum, sendo essas crenças geralmente originadas nos Vedas, mas que diferem em diversas outras. 

Justamente por essa ausência de um corpo central de crenças o hinduísmo foi influenciado por outras tradições religiosas, feito o cristianismo e o islamismo, bem como foi influenciado pelas tradições orais e pelos costumes das diversas religiões onde ele era e é praticado. Entre as práticas religiosas do hinduísmo, podemos citar a meditação, a ioga, a entonação dos mantras e a oferta de comidas e bebidas para as divindades.

Hinduísmo na atualidade

Atualmente o hinduísmo é a terceira maior religião do mundo, sendo superado apenas pelo islamismo e pelo cristianismo. Contudo, sua influência ainda é muito grande nos locais onde ele é praticado, especialmente na Índia, onde sua influência ultrapassa a esfera religiosa e vai até a esfera política e social. Apesar disso, certas práticas mais tradicionais ou heterodoxas vêm perdendo a força, como por exemplo a divisão social baseada em castas ou asceticismo aghori.

Quais são os deuses do hinduísmo? 

Desde sua origem, o hinduísmo é uma religião politeísta, isto é, uma religião que cultua diversos deuses. Devido às diferenças culturais e religiosas das regiões onde o hinduísmo é praticado, cada grupo possui uma visão diferente sobre o que são os deuses e quantos deuses existem, podendo o número de deidades chegar na casa dos milhares, se unirmos as crenças de todos esses grupos. A seguir, veremos as principais divindades do hinduísmo.

Brahma

Brahma é a divindade criadora da religião hindu, o primeiro dos deuses e o principal ao qual se deve prestar culto.

Shiva

O deus da destruição, das mudanças e o deus que presentou a humanidade com a ioga. Apesar de ser o deus da destruição, Shiva não é visto como um deus maligno ou raivoso, uma vez que a destruição gerada por Shiva é necessária para que Brahma possa criar, reforçando seu papel como deus das mudanças e transformações.

Vishnu

Vishnu é o deus da restauração, do equilíbrio, aquele mantém o universo em ordem e não permite que o caos seja instaurado. É também considerado o protetor da vida.

Indra

Indra é o rei dos deuses, aquele que derrotou o grande mal. É também considerado a divindade responsável pelas tempestades, o deus do ar e o protetor da natureza. 

Parvati

Deusa Mãe do hinduísmo, deusa do amor, da fertilidade do lar e da família, Parvati é esposa de Shiva e uma das principais divindades cultuadas dentro da religião hindu. 

Kali

Talvez uma das deidades mais conhecidas dentro do imaginário popular devido a sua representação mais sombria, Kali é considerada por muitos uma outra face de Shiva, e é a deusa da destruição, da morte, do tempo e das mudanças. 

Enquanto Shiva é uma destruição mais passiva, mais calma e pensada, Kali é o princípio ativo, é agressiva, o que é claramente mostrado pela sua representação, onde ela carrega colares de pedaços de corpos e está pisando no corpo de Shiva. É também uma das divindades mais cultuadas dentro do hinduísmo. 

A origem do hinduísmo talvez seja a origem da religiosidade dentro da história humana, e por essa razão o hinduísmo deveria ser mais estudado e mais reconhecido. Além das imagens, que muitos consideram cômica, e das lendas épicas contidas nos Vedas e em outros textos sagrados, reside uma sabedoria milenar, uma sabedoria que talvez nenhuma outra religião consiga proporcionar.

1 comentário em “Qual origem do hinduísmo: crenças e deuses”

Deixe um comentário