Qual a origem do halloween?

Conheça a Origem do Halloween e o que é aqui no Origem das coisas. Para entende mais sobre o surgimento do feriado, leia aqui!

O halloween é um feriado que celebra o Dia das Bruxas, mas você sabe qual a origem do halloween? As principais comemorações do halloween são nos Estados Unidos, mas a origem do halloween não foi nesse país. Atualmente ele é celebrado em vários países, até mesmo o Brasil, e o hábito de pedir doce de porta em porta tem se tornado cada vez mais popular.

A origem do halloween não tem nada a ver com “doces ou travessuras”, decorações de casas, adereços de festas sobre coisas assustadoras, ou diversas fantasias. Para descobrir ainda mais sobre essa data tão divertida, acompanhe a leitura.

O que é Halloween?

O halloween é uma celebração do Dia das Bruxas praticada por todo o mundo, uma brincadeira divertida e impactante que acontece no dia 31 de outubro de cada ano. Essa data é próxima de uma festa ocidental que simboliza o Dia de Todos os Santos.

O que é Halloween
Fonte/Reprodução: original

O significado é a celebração dedicada às lembranças dos mortos, é uma categoria de festa folclórica que pode ser relacionada ao dia de Todos os Santos, Dia dos Fiéis Defuntos, Dia dos Mortos e a véspera de Todos os Santos.

Qual a origem do Halloween?

A origem do halloween apareceu na Irlanda no momento em que aconteceu um festival celta que se chamava Samhain, o festival comemorava o começo do novo ano celta e o fim do verão, o começo das novas colheitas.

O Samhain era uma comemoração pagã, popular apenas no Reino Unido e na Irlanda e esse festival chamou a atenção da igreja católica, onde o Papa Gregório III ou IV modificou a data do Dia de Todos os Santos para o dia primeiro de novembro, e fez com que ambas festividades se misturassem.

Qual a história do Halloween?

Você acabou de descobrir a origem do halloween, e que o nome dessa festividade era Samhain, mas, você sabe de onde surgiu o nome halloween? Os cristãos e pagãos acreditavam exatamente na data 31 de outubro existia uma conexão com o mundo material e espiritual. Essas pessoas acreditavam que coisas ruins iriam acontecer com suas colheitas e com elas, então, os rituais passaram a existir.

Os rituais consistiam em acender velas ou fazer fogueiras, pois a crença de ambas ações eram símbolos de seguimentos das almas dos mortos. Fazer pedido aos mortos também era algo comum, eles jogavam moedas dentro dos caldeirões e faziam os pedidos. Havia um ritual que se chamava “trick or treat”, onde as pessoas passavam em todas as portas para buscar pedaços de “bolo de alma”, em troca, os pagãos faziam rezas para os espíritos das famílias que doavam o bolo.

Sabe o costume de esculpir rostos em abóboras? A tradição da época que deu início a origem do halloween era esculpir rostos em nabos, com velas dentro desses rostos, os nabos eram fartos na Irlanda e quando esses costumes chegaram aos EUA eles passaram a esculpir em abóboras.

A origem do halloween, o nome da festividade, surgiu da junção de “Hallow” que significa santo na antiguidade e “eve” que é a véspera, dando a explicação completa da véspera do Dia de Todos os Santos: “halloween”.

Como o Halloween chegou à América?

O mais normal de se pensar é que a origem do halloween surgiu nos Estados Unidos, porém, após descobrir que a origem do halloween veio da Irlanda, você ficou chocado? Talvez um pouco.

Como o Halloween chegou à América
Fonte/Reprodução: original

No ano de 1845 a 1849, vários países da Europa passaram por um período de muita escassez chamado de “Grande Fome”, a provável causa de tudo isso era por uma infestação em grande escala nas plantações do continente.

Com muita dependência dessas plantações para viver, a Irlanda começou a migrar em massa para os Estados Unidos, e nessa mesma época começaram a surgir as primeiras referências do halloween, então, os rituais irlandeses se unificaram com as tradições americanas. A abóbora e o milho passaram a fazer parte da simbologia do halloween e a antiga tradição de passar nas portas pedindo bolo, se tornou a tradição de pedir doces ou travessuras.

E quanto ao Halloween moderno?

Atualmente o halloween é o maior feriado pagão que os Estados Unidos tem. Superando o Dia dos Namorados e a Páscoa no ano de 2010 como a data comemorativa que mais vende chocolate. No Brasil, nessa mesma data se comemora o Dia do Saci, o qual nasceu de um projeto que visa resgatar o folclore brasileiro, em contrapartida, o Dia das Bruxas.

O halloween, atualmente consegue continuar com sua mitologia diferente, com finalidades que não celebram mais os mortos ou a colheita, mas sim, ganha uma forma totalmente nova e diferente, abrindo espaço para que os adultos brinquem com os medos e fantasias de uma maneira aceitável e sociável.

Deixe um comentário