Saiba a origem do grêmio e algumas curiosidades sobre o clube aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do imortal tricolor leia aqui!
Você conhece a origem do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense? Um dos maiores clubes de futebol do Brasil e do mundo, o Grêmio é um dos times mais vencedores do país e possui mais de 100 anos de história.
Também conhecido como “imortal tricolor”, o clube é um dos principais precursores do futebol no Brasil, e possui uma história muito rica. Mas como ele foi criado? Qual o seu fundador? Vamos agora entender tudo sobre a origem do Grêmio. Confira!
O que é o Grêmio?
O Grêmio Foot-Ball Club Porto Alegrense é um clube do Rio Grande do Sul, e um dos mais vencedores do país, com conquistas muito relevantes como: 3 Taças Libertadores, 5 Copas do Brasil, 2 vezes Campeão Brasileiro e 41 vezes Campeão Gaúcho.

Por toda a sua história e suas conquistas, o Grêmio também possui uma grande quantidade de torcedores. A estimativa é de mais ou menos 8 milhões de gremistas espalhados por todo o país.
Atualmente o Grêmio manda os seus jogos na Arena do Grêmio, e além do futebol masculino, o clube também possui categorias de base, que vão do Sub-8 ao Sub-20, e também conta com uma equipe feminina.
Qual a origem do grêmio?
A origem do Grêmio se inicia no ano 1903. A equipe do Sport Club Rio Grande fazia uma apresentação na cidade de Porto Alegre, que atraiu uma grande leva de interessados em futebol. Porém, durante a partida a bola estourou.
Para que o espetáculo pudesse ser terminado, um homem chamado Cândido Dias emprestou uma bola para os atletas. Como forma de agradecimento, os jogadores do Rio Grande ensinaram a Cândido as regras do Futebol.

Após conseguir todas as informações necessárias para criar um clube de futebol, no dia 15 de Setembro de 1903, Cândido e mais 30 homens assinaram o documento que daria origem ao Grêmio Foot-Ball Club Porto Alegrense.
Mas claro que não era tão simples assim criar um time de futebol em tão pouco tempo, tanto que a primeira partida do time só aconteceu 6 meses depois de sua fundação. Mas a partir daí, surgiu a origem do Grêmio, um dos clubes mais vencedores do país.
As cores adotadas para representar o clube desde a origem do Grêmio foram o azul, preto e branco, por isso o apelido “Tricolor”, cores essas que predominam até hoje no uniforme e também no escudo do clube.
Já o primeiro jogo contra o seu arquirrival, o Internacional, ocorreu no ano de 1909. O jogo terminou com uma goleada de 10 x 0 para o tricolor.
Quem é o criador do Grêmio?
O principal responsável pela origem do Grêmio, foi o comerciante de Sorocaba Cândido Dias da Silva, que após ficar fascinado com a ideia de criar um clube de futebol, se juntou a mais 30 homens e assinou o documento que dava início ao clube.
Por que o Grêmio é chamado de Imortal?
A principal referência ao apelido “Imortal” está no hino oficial do Grêmio, no trecho:
“50 anos de glória, tens imortal tricolor”.
Na década de 80, o apelido se popularizou ainda mais entre os torcedores, principalmente devido às conquistas da Libertadores e Mundial daquela época.
Porém, o apelido ganhou ainda mais notoriedade no ano de 2004, durante uma partida contra o Náutico. Nesse ano, o Grêmio enfrentava um momento difícil e disputava a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
Apesar de já ter conseguido o acesso, o Grêmio precisava vencer o Náutico para subir como campeão. Depois de ter 4 jogadores expulsos, e o Náutico desperdiçar 2 pênaltis, nos minutos finais o Imortal conseguiu marcar um gol e conquistar o título.
O principal motivo do apelido ter ganho notoriedade, é pelo fato do tricolor gaúcho não desistir, mas sim lutar até o último momento do jogo.
Gostou de conhecer a origem do Grêmio? Continue aqui no Origem das Coisas e confira várias curiosidades!