Origem do Futevôlei: confira tudo sobre!

Unindo duas grandes paixões desportivas do Brasil, a origem do futevôlei pode ser uma surpresa e tanto para muitas pessoas que adoram a modalidade mas que nunca buscaram mais a fundo algumas questões históricas, como a sua criação e como o mesmo foi pensado para se diferenciar dos seus dois parentes distantes, o futebol e o vôlei.

Além disso, outras questões acabam sendo uma incógnita para muitos cidadãos que, mesmo praticando o esporte com frequência nas praias brasileiras, não sabem ao certo como suas regras funcionam, muito menos que existam categorias profissionais do mesmo pelo mundo.

Pensando nisso, vamos esclarecer neste artigo todas as informações sobre a origem do futevôlei e como ele também é um esporte muito popular em nosso país e em muitas partes do planeta, além de mostrarmos sobre suas regras e campeonatos oficiais que sempre reúnem diversos espectadores para torcer pelos seus times de coração.

O que é o Futevôlei?

Antes de falarmos da origem do futevôlei, é interessante entender melhor a definição do mesmo, que é uma modalidade esportiva que une regras e formas de jogar de dois outros esportes, o futebol e o vôlei, onde as equipes devem usar somente os pés para ganhar pontos ao colocar a bola do jogo na área adversária.

O que é o Futevôlei
Fonte/Reprodução: original

O jogo pode ser disputado por equipes de 2, 3 ou até 4 jogadores, e as partidas são costumeiramente disputadas nas areias das praias, que foi o local que deu origem ao esporte, como veremos em seguida.

Qual a origem do Futevôlei?

Assim como outras variações do futebol, a origem do futevôlei aconteceu nas areias do Brasil, mais precisamente na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, nos anos 60. O esporte surgiu como uma forma alternativa dos banhistas praticar alguma modalidade esportiva nas praias, que na ocasião passava por diversas restrições e proibições devido à ditadura militar.

Na época, apenas esportes que utilizassem uma rede e um espaço com delimitações definidas podiam ser praticados nas praias, como o caso do vôlei de praia. Utilizando a criatividade, um grupo começou a usar as habilidades no futebol para jogar naquela área delimitada, e assim nasceu o futevôlei.

Com o passar dos anos, o esporte foi ganhando popularidade no próprio Brasil e em outros locais, que começaram a criar as suas federações e, por fim, foi criada a Federação Internacional de Futevôlei, que organiza as principais competições e delimita as regras da modalidade.

Quais as principais diferenças entre futebol e futevôlei?

Desde a origem do futevôlei ele é muito atrelado ao seu semelhante, o futebol, mas é óbvio que existem diversas diferenças entre ambos, como o fato do futevôlei ser disputado em uma área menor e utilizar mecânicas semelhantes a outros esportes, como o vôlei, que também se assemelha em alguns aspectos.

Quais as principais diferenças entre futebol e futevôlei
Fonte/Reprodução: original

Além disso, no futevôlei não existe gol nem posições como goleiro ou zagueiro, todos os jogadores atacam e defendem as suas respectivas áreas do campo, buscando os pontos necessários para a vitória.

Maiores campeonatos de Futevôlei

Após a origem do futevôlei o seu exponencial crescimento, surgiram as primeiras competições oficiais da modalidade, muitas que permanecem até hoje como as maiores de todo o globo, como o Mundial de Futevôlei 4 por 4, onde equipes de quatro jogadores disputam o título de campeão mundial.

Além deste, temos o Circuito Mundial de Futevôlei, onde as disputas são realizadas em duplas, e os campeonatos nacionais, como a Liga Nacional de Futevôlei, que conta com a participação de diversas delegações de clubes brasileiros.

Conhecendo a origem do futevôlei, é importante destacar a criatividade do brasileiro e a sua paixão pelo esporte em qualquer situação, sendo capaz de criar uma nova modalidade pelo simples fato do amor pelas práticas esportivas, que sempre são parte do dia-a-dia dos cidadãos, mesmo que não percebam.

Deixe um comentário