Origem do Futebol de Areia: história e principais campeonatos!

Por mais que seja uma variação do futebol tradicional, se forem questionadas sobre a origem do futebol de areia, as pessoas não saberão explicar com clareza como o mesmo surgiu. Ainda assim, o esporte é muito popular em várias partes do mundo, especialmente em estações do ano como o verão, quando são realizadas grandes disputas, que costumam reunir muitos fãs nas praias de todo o planeta.

Além disso, por mais que seja uma variação de outra modalidade popular, existem normas e detalhes que o tornam um esporte único e que requer muita habilidade e precisão, especialmente pelo fato dos jogadores terem que lidar com a areia.

Para esclarecer melhor qualquer dúvida, neste artigo vamos detalhar as principais informações sobre a origem do futebol de areia. Assim será mais fácil de compreender o esporte, amém de, quem sabe, buscar conferir mais algumas competições do mesmo.

O que de fato é o futebol de areia?

Além de explicar a origem do futebol de areia, é importante entender melhor o conceito da modalidade esportiva, que como dito anteriormente, é uma variação do futebol, jogado em uma superfície de areia em vez de grama. As regras geralmente são similares as do futebol convencional, mas as dimensões do campo são menores, bem como há menos jogadores em cada equipe.

O que de fato é o futebol de areia
Fonte/Reprodução: original

O esporte é muito popular em locais com praias e temperaturas tropicais, como o próprio Brasil, onde muitas pessoas praticam o futebol de areia de maneira recreativa. Inclusive, esse costuma ser o primeiro contato de muitas pessoas com o jogo.

Qual a origem do futebol de areia?

Falando especificamente da origem do futebol de areia, como já era de se esperar, ela aconteceu em terras brasileiras, no auge do surgimento do futebol convencional no país, em meados dos anos 30. Na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, as pessoas começaram a jogar o futebol de uma nova forma, apenas como lazer nas areias cariocas, e gradualmente criaram competições oficiais com esta nova modalidade.

Com o passar dos anos, a popularidade do futebol de areia foi crescendo, mas foi na década de 90 que o esporte começou a se tornar uma modalidade profissional, com suas regras sendo estabelecidas após o italiano Giancarlo Signorini, ao visitar o país, ficar deslumbrado com o esporte.

Principais campeonatos de Futebol de areia

Desde a origem do Futebol de Areia, foram realizadas diversas competições que, até que o esporte fosse profissionalizado oficialmente, não eram oficiais por não existirem federações. Contudo, após a criação das mesmas, surgiram os primeiros campeonatos profissionais, realizados até hoje.

Dentre estes, temos o Campeonato Mundial e o Mundialito, as duas principais competições internacionais. Aqui no Brasil, temos o desafio entre Rio e São Paulo, e o Campeonato Brasileiro de Futebol de Areia, disputas que são extremamente populares no país e sempre reúnem diversos torcedores.

Por que é tão popular?

A popularidade que começou a surgir, inclusive na origem do futebol de areia, obviamente, se dá ao fato da modalidade ser disputada em grandes praias brasileiras, como no Rio de Janeiro.

Por que é tão popular
Fonte/Reprodução: original

Aliar locais que sempre reúne diversos turistas e banhistas, sejam naturais da cidade ou não, com a popularidade do futebol, foi crucial para a nova modalidade ganhar força em todo o país e, logo depois, no mundo.

Conhecendo a origem do futebol de areia, é inegável que essa modalidade é a cara do povo brasileiro, amantes de futebol e de belas praias. Além disso, é mais uma forma do nosso país revelar grandes atletas para todo o mundo.

Deixe um comentário