Você sabe qual a origem do Futebol Americano: Conheça aqui!

Conheça a verdadeira Origem do futebol americano e o quão gigante ele se tornou com o passar dos anos aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do futebol americano leia aqui!

O futebol americano é um esporte que engloba velocidade, capacidade tática e de força de cada jogador. O intuito do jogo é conseguir avançar com a bola pelo território do time adversário. Para isso acontecer, há uma demanda alta de estratégia e preparação de cada time que compõe a liga NFL.

O football, conhecido como Futebol Americano aqui no Brasil, é um dos esportes mais populares dos Estados Unidos. Atualmente, esse esporte vem se popularizando pelo Brasil também. Por isso, se ficou interessado nesse esporte, confira qual a origem do futebol americano a seguir. 

O que é o Futebol Americano e qual sua origem?

Acredita-se que o futebol americano tenha sua origem por conta de uma partida da universidade de Yale e Harvard durante o século XIX.  Durante a partida, os dois times jogaram de maneiras totalmente diferentes, em uma mistura de Rugby com futebol europeu.

Passado isso, as duas universidades resolveram entrar em um acordo. Foi desse acordo que surgiu a Intercollegiate Football Association, onde foi escolhida as regras de Rugby para compor o novo esporte. O único aspecto que se diferenciava era a contagem dos pontos. 

O que é o Futebol Americano e qual sua origem
Fonte/Reprodução: original

O esporte consiste em partidas disputadas em um campo de grama. Todo o território do campo é dividido nas chamadas jardas. As jardas são utilizadas nos Estados Unidos como unidades de comprimento. O campo é composto por 20 zonas, cada uma delas contém o total de 5 jardas. O final de cada área é chamado de endzone, construído com a medida de 10 jardas.

Cada jogador dentro do campo tem suas funções definidas previamente. Para que um time vença a partida, é necessário que consiga o maior número de pontos definidos a partir de estratégias para adentrar com a bola na endzone que pertence ao campo do adversário. 

O jogo inteiro é realizado em 60 minutos, porém é jogado em quartos de 15 minutos. Em caso de empate, a prorrogação é jogada e dá a vitória ao primeiro time que consegue pontuar.

Qual o objetivo principal de uma partida de Futebol Americano?

O objetivo central de toda partida de futebol americano é conseguir penetrar a endzone do time adversário para pontuar. Para isso, é necessário que cada um dos jogadores em campo realize suas funções pré definidas. 

Ao adentrar a endzone do time rival, o time consegue fazer seis pontos. Essa jogada é conhecida mundialmente como Touchdown. Também há o direito de um único jogo ao gol, o extra point. Caso acerte a essa jogada, mais um ponto será somado. 

Todas as táticas são definidas para realizar o bloqueio ou perseguição da bola que se encontra com o adversário. Durante os 60 minutos de jogo, as jogadas são colocadas em prática. Além disso, as substituições podem ser feitas entre elas, o que torna o futebol americano um esporte estratégico.

Como funciona o jogo de Futebol Americano?

O jogo se inicia com o chute da bola feito por um dos dois times. Caso ele receba a bola dentro da endzone de defesa, é considerado um Touchback, ou seja, eles poderão iniciar o ataque a partir da linha 25 de defesa. 

Caso a bola não entre na endzone, o time terá o direito de correr com a bola para ver até onde consegue chegar. O ataque terá início na jarda que o time realiza sua parada. 

Com o começo do ataque, cada time tem o total de 4 chances, as chamadas descidas, para ultrapassar 10 jardas. Conforme as jogadas, essas jardas podem diminuir ou aumentar, mas são apenas quatro oportunidades.

Ao entrar na endzone do rival o Touchdown de 6 pontos será feito. Caso o time no ataque não consiga, é possível chutar o Field goal. Essa joga é feita pelo kicker e consiste em um único chute ao gol. Em caso de acerto, 3 pontos serão creditados ao time. 

O time em defesa também consegue pontuar em algumas ocasiões, como é o caso de interceptação ou força um fumble, que é quando o time em ataque deixa a bola cair no chão. Assim, a defesa tem a oportunidade de pegá-la e entrar na endzone adversária.

Império financeiro de Futebol Americano: quanto é movimentado nesse esporte

A NFL compõe o ranking de ligas esportivas que mais faturam todos os anos. Em 2019, ela ultrapassou 100 milhões de dólares na receita por cada equipe e segundo a Forbes, tornou-se a liga que mais vale em todo o mundo. 

Esse império foi construído a partir da administração, grandes eventos aberto ao público e a ampliação do seu destaque para fora dos Estados Unidos. Hoje, a NFL é dividida em franquias que funcionam como grandes empresas corporativas, com cargos em hierarquia e grandes donos.

De acordo com alguns levantamentos, a média de valores das franquias que compõem a NFL é de 3 bilhões de dólares. Algumas ultrapassam os 4 bilhões, que é o caso do Dallas Cowboys, que vale 5,7 bilhões e do New England Patriots, que custa 4,4 bilhões. 

Recentemente, a NFL conseguiu dobrar os valores pagos pelos direitos de transmissão das partidas. O acordo estabelece que toda a liga vai receber US $10 bilhões só pela transmissão dos jogos dentro das emissoras. 

Futebol americano no Brasil

Nos últimos 5 anos, houve um grande crescimento de fãs do esporte no Brasil. De acordo com pesquisas realizadas, é possível afirmar que houve a expansão do futebol americano no Brasil cresceu cerca de 117% nesse período de tempo. Em 2021, pelo menos 33 milhões de pessoas se declararam fãs do esporte na internet.

Além dos fãs, o esporte também começa a ganhar espaço entre os praticantes. Atualmente, existem pelo menos 80 equipes de futebol americano dentro do país e uma liga nacional chamada de BFA (Brasil Futebol Americano).

Nos Estados Unidos, esse esporte já é o mais popular. A final do torneio da NFL chama-se Super Bowl e é um dos eventos mais esperados do ano. Nele, além da disputa pelo troféu, também há um grande show e grandes produções.

6 comentários em “Você sabe qual a origem do Futebol Americano: Conheça aqui!”

Deixe um comentário