Qual a Origem do Flamengo?

Saiba tudo sobre a Origem do Flamengo e algumas curiosidades aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do Mengão, leia aqui!

A origem do Flamengo é um tanto inusitada, se pararmos para pensar que se trata do clube com a maior torcida em todo o Brasil, atualmente. De fato, a influência do clube carioca é tão grande que sua torcida é tida como uma das maiores no mundo.

Com um histórico de glórias na origem do Flamengo, e um investimento pesado atualmente, o clube contrata jogadores de renome e acumula vitórias nos últimos anos, com títulos de extrema importância como o Campeonato Brasileiro e a Libertadores da América.

Tanto as cores vermelho e preto quanto o símbolo do urubu fazem parte de uma identidade construída ao longo de mais de um século, e permanece na cultura brasileira e na mente de torcedores fanáticos.

Veja a seguir a origem do Flamengo, como o time foi criado e qual é o significado de seu famoso símbolo!

O que é o Flamengo?

Também conhecido pelo apelido carinhoso de “Mengão”, o Flamengo é um clube carioca, criado no bairro de mesmo nome. Na origem do Flamengo, o agora tradicional rubro-negro era azul e dourado (cores que o Santos também tentou adotar em seu começo). Mas, devido à dificuldade de obter tecido na cor dourada, ficou decidido que o preto e branco seriam as cores do uniforme.

Após mais de um século de história, o clube abriga várias práticas esportivas, que vão muito além do futebol. Ao longo de décadas, muitos atletas de modalidades como o basquete, o vôlei, o judô, a natação e a ginástica artística treinaram no Flamengo, e muitos chegaram a competir nas Olimpíadas e trazer medalhas para o Brasil.

O que é o Flamengo
Fonte/Reprodução: original

Mas, certamente, passada a origem do Flamengo até a modernidade, o esporte que decidiu o destino do clube foi o futebol. Ao longo de gerações, com nomes como Zico, Júnior, Romário, Petkovic, Adriano, e o elenco atual com Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol, o time coleciona títulos.

Além dos 31 Campeonatos Cariocas, o Flamengo é detentor de 6 títulos do Brasileirão, 1 Libertadores e 1 Mundial de Clubes.

Qual a Origem do Flamengo?

Apesar de sua popularidade no futebol, a origem do Flamengo começou como um clube de remadores, em 1895. Naquela época, não era o futebol o esporte mais popular do Brasil, mas o remo, com a proeminência do Botafogo, como o melhor clube de regatas.

Na vontade de competir com os remadores do Botafogo, os jovens que frequentavam a praia do Flamengo se reuniram e criaram o seu próprio clube. Contam os historiadores que a vontade de fundar o Clube de Regatas do Flamengo só tinha um motivo: as mulheres que assistiam às regatas todos os domingos e admiravam os remadores.

Como foi criado o time do Flamengo?

Quis o destino que o Flamengo fosse mais que só um clube de regatas. Na virada do século XIX para o XX, o futebol passou a se tornar extremamente popular no Brasil.

Nessa onda, o Flamengo passou a ser um clube de futebol também, mas somente no ano de 1911, quando o time de jogadores do Fluminense se desentendeu com a diretoria do clube e migrou para o Flamengo, que, naquela época, ainda não tinha uma estrutura para ser um clube de futebol.

Desde então, o futebol recebeu muito destaque no clube e o Flamengo tornou-se o time que é hoje em dia.

Qual é o significado do símbolo do Flamengo?

Mas e quanto ao famoso urubu? O que ele tem a ver com a origem do Flamengo? Em primeiro lugar, já era uma prática dos clubes de futebol terem os seus próprios mascotes. Mas não foi o urubu o primeiro mascote desse clube carioca, e sim o Marinheiro Popeye, o que tinha tudo a ver com um clube de regatas.

Já o urubu teve seu início com um apelido pejorativo, e racista, por parte de outros torcedores. Gritavam “urubu” no estádio em alusão a cor de pele da maioria dos torcedores rubro-negros.

Qual é o significado do símbolo do Flamengo
Fonte/Reprodução: original

Um dia, em 1969, um torcedor flamenguista levou um urubu e o soltou em pleno gramado. O urubu levava uma bandeira no flamengo presa nos pés. A torcida adotou o nome “urubu” e foi à loucura. Desde então, o mascote do Flamengo nunca mais mudou.

Seja pela história inusitada desde a origem do Flamengo, seja por sua coleção de títulos e craques, o Flamengo levanta uma massa de torcedores, no Brasil e no mundo, e recebe, com justiça, o título de Nação Rubro Negra.

3 comentários em “Qual a Origem do Flamengo?”

Deixe um comentário