Saiba qual a Origem do Feijão Carioca e o que é exatamente aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do alimento, leia aqui!
A origem do feijão carioca costuma tornar as pessoas extremamente confusas, já que há quem pense que o alimento tem origem do RJ, e que tenha ligações com o calçadão do estado. No entanto, a sua existência é totalmente diferente de tudo o que poderíamos imaginar e veremos esta questão agora:
O que é o feijão carioca?
Antes de descobrirmos sobre a origem do feijão carioca, precisamos relembrar a você que o alimento faz parte de uma espécie chamada Phaseolus vulgaris L. Este é o mais popular e consumido no Brasil desde a sua existência, principalmente por ser saboroso e extremamente nutritivo.

O sabor inigualável conquistou com muita facilidade o coração de todos os brasileiros e, por mais que seu nome seja carioquinha, a sua origem é bem diferente. Contaremos mais sobre esta questão a seguir:
Qual a origem do feijão carioca?
Especificamente nos anos 70, foi descoberto por um produtor de Campinas um grão de feijão extremamente peculiar, diferente e que nunca havia visto antes. Curioso com o que tinha em mãos, procurou por pesquisadores do IAC, a fim de obter respostas.
É neste período que surge a origem do feijão carioca, já que estes mesmos pesquisadores estudavam regularmente maneiras de criarem um novo tipo de feijão. Graças ao produtor que apresentou aquele grão de carioquinha, estes estudiosos fizeram testes e relataram que era mais forte contra doenças e mais produtivo.
Agora que descobrimos sobre a origem do feijão carioca, saiba que o seu nome não tem absolutamente nada a ver com o Rio de Janeiro, muito menos com o calçadão de Copacabana. Na verdade, a associação do nome veio por intermédio de porcos que tinham uma coloração similar com a do próprio feijão, e o nome destes animais era “carioca”.
Quais os benefícios do feijão carioca
Juntos soubemos a respeito da origem do feijão carioca, e agora conheceremos seus benefícios que nos fornecem fonte de fibras que ajudam o intestino a funcionar, e contém boas quantidades de cálcio e ferro.
Inclusive, não podemos esquecer de mencionar a você que o feijão carioca contém fósforo, e excelentes funções antioxidantes que possibilitam as células de ficarem protegidas contra doenças.

Após conhecermos a origem do feijão carioca, esta leguminosa contém alta quantidade de carboidrato, responsável por dar energia ao nosso organismo. Isto possibilita, portanto, a melhora nas práticas de exercícios físicos e maior resistência ao longo do dia.
Além disso, há cálcio e potássio, que juntos trabalham para fornecer ao nosso corpo melhora na saúde dental, óssea e nos cuidados com os nossos tecidos.
Quais os valores nutricionais do feijão carioca?
Sabemos da origem do feijão carioca, e agora descobriremos sobre seu valor nutricional:
- Valor energético possui cerca de 12.92 kcal;
- Os carboidratos líquidos chegam a 0.87g;
- Carboidratos normais a 2.31g;
- Proteínas 0.82g;
- Gorduras totais 0.09g;
- Gorduras saturadas 0.02g;
- Fibra 1.45g;
- E de sódio contém cerca de 0.34mg.
Dessa forma, nada impede de se consumir o feijão todos os dias, a fim de obter todos os seus respectivos nutrientes, vitaminas e minerais. Além disso, mesmo que você faça uma dieta, saiba que o consumo de arroz com feijão não fará mal, muito pelo contrário, manterá seu organismo forte.
Como fazer feijão carioca?
Soubemos juntos da origem do feijão carioca, e para fazê-lo é necessário escolhê-lo antes da preparação a fim de verificar se existem sujidades. Inclusive, é necessário deixar de molho na água por alguns minutos, porém é opcional e existem pessoas que não tem esse hábito.
Após escorrer a água, coloque o feijão na panela de pressão e coloque água até cobrir a leguminosa. Feche a tampa e deixe o alimento ser cozido por um período de 45 minutos, que é o momento de abaixar o fogo para evitar acidentes de acontecerem.
Com relação ao tempero, há quem coloque alho, acrescente folhas de louro, paio e demais acompanhamentos. Ficará a sua escolha de decidir pelos melhores temperos, a fim de tornar o alimento extremamente saboroso na refeição.
Neste artigo você aprendeu sobre a origem do feijão carioca, seus benefícios e por último não menos importante, como preparar um feijãozinho para o almoço.