Conheça a Origem do esporte clube vitória e alguns momentos marcantes de sua história aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do clube leia aqui!
A origem do Esporte Clube Vitória está ligada a um grupo de jovens da elite baiana, que resolveram fundar o Club de Crícket Victória, na data de 13 de maio do ano de 1899, com principal participação dos irmãos Arthemio, Arthur e Valente.
Hoje, o time é considerado um dos primeiros que foram fundados no Brasil e o maior dono de títulos da Copa do Nordeste, ao lado do maior rival, o Bahia.
Conheça a seguir qual a origem do Esporte Clube Vitória, seus principais títulos, sua rivalidade com o Bahia e muito mais!
Como se deu a origem do Esporte Clube Vitória?
A origem do Esporte Clube Vitória aconteceu em 1899, quando um grupo de amigos dos irmãos Valente, Arthemio e Arthur decidiram formar o Club de Cricket Victória. O nome foi criado por conta do bairro de todos os integrantes do grupo, o bairro da Vitória, considerada região nobre de Salvador.
Naquela época, o críquete era um esporte muito popular no Brasil, porém, perdeu lugar com a chegada do futebol em Salvador, por intermédio de Zuza Ferreira. Assim, em 1902, mesmo com “cricket” no nome, o Vitória disputou jogos contra um time de São Paulo.

Em 1904, o futebol já fazia parte do cotidiano de diversos jovens da parte rica de Salvador. Assim, cada vez mais clubes voltados para o críquete se converteram também para os jogos de futebol.
Durante a época de origem do Esporte Clube Vitória, o esporte era praticado apenas pela elite.
Liga Bahiana de Sports Terrestres
Em 1905, após alguns anos da origem do Esporte Clube Vitória, houve a criação da Liga Bahiana de Sports Terrestres. Essa liga era exclusiva para o futebol, com diversos clubes participantes, inclusive o Vitória.
O primeiro jogo oficial da Liga foi vencido pelo Clube Internacional de Crícket. Nesse mesmo torneio, o Club de Cricket Victória ganhou seu primeiro rival, o Club de Regatas São Salvador. O primeiro título aconteceu em 1908, contra o São Salvador.
Siri e Bengalinha
Durante a década de 40, o Vitória ganhou seu primeiro grande nome: o artilheiro Cyridião de Araújo, conhecido na época como Siri. Ele jogou para o time por 6 anos e totalizou o total de 150 gols. Além dele, outro protagonista do clube foi Bengalinha, o irmão de Siri. Os dois formavam uma dupla implacável durante os jogos realizados nas terras baianas.
Em 1950, o Vitória começou a se profissionalizar como time. Assim, o clube começou realizar diversos investimentos em futebol e iniciou uma carreira promissora nos campeonatos de futebol.
Estádio Manoel Barradas
Desde a origem do Esporte Clube Vitória, o clube nunca havia tido um estádio, mas isso mudou durante a década de 80. Com a ajuda do governador da época, João Durval, as paredes do Estádio Manoel Barradas começaram a tomar forma.
Em 1986, o campo foi apresentado oficialmente, que ganhou seu nome em homenagem ao sogro do João Durval, Manoel Barradas, um conselheiro do clube.
O Brinquedo Assassino e a final no Campeonato Brasileiro
A final do Campeonato Brasileiro de 1993 foi um dos momentos mais marcantes desde a origem do Esporte Clube Vitória. Mesmo sem dinheiro para investimento e perda de seus principais nomes, o time conseguiu chegar até a final do campeonato com a utilização de sua base.

Assim nasceu o “Brinquedo Assassino”, um time repleto de jovens que obteve grandes resultados contra os principais times importantes na época. A final do Campeonato Brasileiro terminou com o Vitória derrotado pelo Palmeiras, mas até hoje o jogo é lembrado pelos inúmeros protestos de torcedores em relação aos erros de arbitragem.
Confrontos BaVi
BaVi é o nome dado para as partidas clássicas entre o Esporte Clube Vitória e Esporte Clube Bahia, dois fortes rivais.
As duas torcidas são consideradas de peso e com imensa representatividade e tradição. Por isso, o BaVi até os dias de hoje é o maior clássico do futebol no Nordeste.
O primeiro BaVi oficial ocorreu no ano de 1955, marcado pelo triunfo do Esporte Clube Vitória. De acordo com os dados, já aconteceram ao menos 494 jogos BaVi no país, com 156 jogos ganhos pelo Vitória e 153 empates.
Principais títulos do Esporte Clube Vitória
Desde a origem do Esporte Clube Vitória, o time é marcado por momentos históricos, grandes jogadores e títulos extremamente apreciados por sua torcida.
Os dois campeonatos nacionais mais memoráveis do clube foram a Copa do Brasil em 2010 e o Campeonato Brasileiro de 1993, em ambos o Vitória obteve a segunda colocação.
O caminho do Esporte Clube Vitória também foi marcado por 4 títulos da Copa do Nordeste e 1 no Torneio José Américo de Almeida, além de 29 títulos no Campeonato Baiano e 3 da Taça do Estado da Bahia.
A origem do Esporte Clube Vitória é muito importante para o futebol do país, mas também faz parte de outras modalidades, como judô, handebol, vôlei e futebol de areia.
2 comentários em “Qual a origem do Esporte Clube Vitória e os momentos marcantes de sua história?”