Qual a Origem do Esporte Clube Bahia?

Conheça a Origem do esporte Clube Bahia e algumas curiosidades aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do Tricolor de Aço leia aqui!

A origem do Esporte Clube Bahia é bastante interessante, como boa parte dos times da região nordeste. O clube é um dos mais tradicionais de seu estado, formando uma grande rivalidade com o Vitória.

O clube ainda se mostra um dos maiores, fora do eixo sul/sudeste, com um total de dois títulos nacionais, o primeiro em 1959 e o outro em 1988. Além disso, o time ainda possui 4 títulos da Copa do Nordeste e 49 do Campeonato Baiano.

Qual a Origem da Bahia FC?

A origem do Esporte Clube Bahia veio da fusão de dois clubes tradicionais do estado, o Clube Bahiano de Tênis e a Associação Atlética. Essa parceria ocorreu porque os times tinham parado de praticar o esporte, mas alguns atletas que ainda queriam continuar se juntaram para formar um novo clube.

Qual a Origem da Bahia FC
Fonte/Reprodução: original

A concepção de seu escudo foi feita em cima do escudo do Corinthians, ao trocar a âncora do clube de São Paulo pela bandeira do estado da Bahia. Em sua bandeira ainda decidiram colocar a frase “Nasceu para Vencer”, onde marcava o entusiasmo dos atletas em relação à fundação do novo clube.

A combinação entre vermelho, azul e branco da bandeira, surgiu com a intenção de mesclar as cores do estado que dá nome ao clube.

Qual foi o primeiro título do Bahia?

O Bahia se mostrou um clube campeão logo no primeiro campeonato em que disputou, o Torneio Início do Campeonato Baiano. Na partida final, o time da capital baiana venceu o Royal pelo placar de 3 a 0. Esse jogo ocorreu durante o dia 1° de março do ano de 1931.

Quantas vezes o Bahia foi para a Série C?

Os anos 2000 começaram ótimos para o Bahia, com o clube campeão do Campeonato Baiano em 2001, e bi-campeão da Copa do Nordeste, em 2001 e 2002. Contudo, a partir do ano de 2003, o tricolor baiano começou uma enorme derrocada, quando caiu para a segunda divisão do campeonato brasileiro. Em 2005, o clube amargou um novo rebaixamento, mas dessa vez, para a terceira divisão.

Em 2006, durante sua primeira participação no Campeonato Brasileiro da Série C, o Bahia conseguiu ir até o octagonal final de acesso para a série B, entretanto, não conseguiu ficar entre os 4 times que subiram de divisão. Além disso, aquela edição foi traumática para o clube, principalmente pela goleada que ele sofreu do clube cearense Ferroviário, a qual terminou com o placar de 7 a 2.

Em 2007, a situação foi um pouco melhor, o Bahia chegou no octogonal final e alcançou o tão cobiçado acesso após empatar de 0 x 0 com o Vila Nova de Goiás.

Infelizmente, a festa não foi tão grande nesse dia, por conta da tragédia ocorrida no estádio que sediou a partida, a Fonte Nova. Uma parte do anel superior da arquibancada caiu, o que fez 7 pessoas falecerem e outras 40 saíssem feridas.

Quantos títulos o Bahia tem até agora?

Desde a origem do Esporte Clube Bahia, o time é um dos mais vitoriosos do nordeste, com 68 títulos no geral. Dentre os troféus, destacam-se os dois títulos do Campeonato Brasileiro, o primeiro em 1959, contra o Santos de Pelé, e o outro em 1988, sobre o Internacional de Porto Alegre.

O clube ainda conseguiu vencer 4 títulos da Copa do Nordeste, conquistado durante os anos de 2001, 2002, 2017 e 2021. Dentre eles, vale destacar o título de 2021, em que o clube venceu o time do Ceará, após duas partidas acirradas e sagrou-se vencedor após uma disputa de pênaltis que ocorreu durante o segundo jogo da final.

Quantos títulos o Bahia tem até agora
Fonte/Reprodução: original

A origem do Esporte Clube Bahia deu início a um clube grande, não só com notoriedade no âmbito estadual e regional, mas como no nacional também. Ele tem títulos importantíssimos, além de ter sido um dos poucos clubes da região a disputar a Copa Libertadores da América, o torneio de clubes mais importante da América do Sul.

A primeira vez foi em 1960, quando o tricolor baiano conseguiu sua vaga por conta do título brasileiro conquistado um ano antes. Contudo, sua participação foi pequena, pois disputou apenas duas partidas.

O Esporte Clube Bahia enfrentou o São Lorenzo, o então campeão argentino, e perdeu a primeira partida de ida por 3 a 0. No jogo de volta, o clube baiano venceu por 3 a 2, contudo, por conta da regra de saldo de gols, acabou eliminado.

Sua segunda e última participação aconteceu em 1989, após ter sido campeão nacional em 1988. O time conseguiu obter uma boa campanha, ao chegar até as quartas de finais, onde foi eliminado pelo Internacional de Porto Alegre.

Tudo isso demonstra o quão grande é o Bahia, que apesar de seus tropeços, sempre dá a volta por cima e volta melhor do que era antes. Atualmente, o clube joga a segunda divisão do campeonato brasileiro, mas luta para voltar à elite do futebol nacional.

1 comentário em “Qual a Origem do Esporte Clube Bahia?”

Deixe um comentário