Conheça a origem do espaguete e de onde realmente veio aqui no Origem das coisas. Para saber o surgimento do espaguete leia aqui!
A origem do espaguete é italiana, romana, islâmica ou judaica? Uma massa longa, sólida, cilíndrica e fina. Um dos alimentos mais básicos da cozinha italiana tradicional. Igual outras massas, o espaguete consiste em água, trigo moído e enriquecidos de minerais e vitaminas às vezes. Normalmente, o espaguete italiano é feito de trigo semolina e durum, a massa é branca por uso de farinha refinada, porém, pode ser feito com farinha integral de trigo.
O dia mundial do macarrão é festejado no dia 25 de outubro, diversos países organizam eventos e algumas festas especiais, mostrando a importância de um alimento universal que se adapta a qualquer região do planeta.
Data escolhida por vários fabricantes do produto, e por países em no primeiro congresso mundial de pasta, que aconteceu em Roma, no ano de 1995. O macarrão ficou considerado como um produto amplamente consumido, ganhou uma data comemorativa em homenagem por ser adorado pelo mundo todo.
Qual a origem do espaguete?
Em sua origem o espaguete possui um notável comprimento, porém, existem comprimentos curtos que ganharam popularidade na segunda metade do século XX, hoje estão habituados em comprimentos de 25 a 30 cm. É especificamente uma variedade de pratos de massas com base frequente, pode ser servido com molhos ou carnes e vegetais.

Sem saber ao certo a verdadeira origem do macarrão, a maioria dos povos afirma ter inventado esta deliciosa massa, mas a verdade é, o seu surgimento não passa de um imenso mistério.
O homem se deu conta que poderia moer alguns cereais e misturar com água, conseguia obter uma massa que servia para ser assada ou cozida, surgindo assim, o macarrão. Se tornou um dos pratos populares do mundo moderno, e já fazia jus na antiguidade. Relatos provam essa afirmação, com a existência em textos antigos, babilônios e assírios, sobre uma pasta cozida feita de água e cereais, datada a mais de dois mil anos antes de Cristo.
Porque a Itália é conhecida pelos melhores espaguetes?
A culinária italiana é um resultado de muita evolução durante séculos, de mudanças políticas e sociais. No século IV suas raízes começaram a fluir, mostram influência de normandos e árabes que ajudaram os primeiros chefs mais notáveis da região da Itália.

Influências que moldaram o que conhecemos hoje como culinária italiana, começaram a adicionar itens como milho, tomates, pimenta e batata. Porém, no ano de 1279, na Itália, dezesseis anos antes do retorno de Marco Polo, registraram cestas de massas em inventários de bens do soldado genovês Ponzio Bastione. Macaronis é uma palavra usada no inventário, uma derivação do verbo maccari de um dialeto antigo da Sicília. A itália buscou se aperfeiçoar nessa massa achatada, desenvolvendo maravilhas com nosso macarrão.
Quais os ingredientes do espaguete?
Os ingredientes da massa do espaguete são poucos e simples.
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo, cerca de 400g
- 4 ovos
- 3 colheres de chá de sal
- Farinha de trigo para polvilhar a bancada.
Existem diversos espaguetes, formas de massas e nome:
Exemplos | Formatos
Espaguete – Longo e fino
Talharim – Longo e largo
Gravatinha, parafuso, conchinha – Formas especiais
Cabelo de anjo – Pequeno e bem fino
Basicamente os ingredientes serão sempre os mesmos, o diferencial são os formatos e alguns temperos, influência no resultado de cada prato.
Espaguete na cozinha internacional
Existem países que vendem espaguetes em latas com molhos. Nos EUA, algumas receitas são servidas com carne e chili. Já na Itália e em outros países, o macarrão é servido com molho bolonhesa.
Nas Filipinas, existe uma variante popular, chamada espaguete filipino, um molho doce de tomate adocicado, ketchup de banana ou açúcar. O macarrão se tornou introduzido pelos americanos e ajustado à predileção filipina, adequar pratos doces. O macarrão da culinária tailandesa é o frito ou bêbado.
1 comentário em “Entenda a origem do espaguete: qual a sua nacionalidade afinal”