Conheça a real Origem do dinheiro e como ele evoluiu com o tempo aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do dinheiro leia aqui!
Visto como benção para uns e nem tanto para outros, o dinheiro é primordial em nossas vidas. A partir dele podemos comprar comida, objetos e outros bens materiais.
Mas você já se questionou a origem do dinheiro e como evoluiu até chegar na moeda atual? Descubra todas essas curiosidades sobre ele nesse artigo.
Qual a origem do dinheiro?
Inicialmente, os homens primitivos sobreviviam da caça e outros alimentos dispostos na natureza. Conforme a comida ficava escassa, eles viajavam em busca de outro local com melhores condições para sobreviver.

Aproximadamente 10 mil anos atrás começaram a plantar dando início a agricultura, agora eles se alimentavam dos alimentos que colhiam. Com isso, precisaram estabelecer um local para morar e assim foram aumentando a quantidade de pessoas, formando sociedades.
Cada grupo começou a plantar um determinado alimento, construir ferramentas e ter outras funções. A partir disso, se originou o escambo, conhecido como a troca de mercadoria entre as pessoas.
As primeiras moedas
Um dos pontos negativos era a limitação que uma pessoa tinha para carregar a mercadoria até o local de troca e a difícil mensuração do valor de um objeto para trocar por outro. E assim, surgiram as primeiras moedas.
Elas surgiram para facilitar o transporte e padronização do valor de cada mercadoria. Essas moedas eram feitas através da cunhagem, com ouro e prata.
A evolução do dinheiro por meio de trocas
Agora as trocas eram mais justas, as pessoas passaram a trocar as moedas metálicas por alimentos e objetos, tendo um valor estabelecido para todos.
História do dinheiro no Brasil
No século XVI, foi estabelecido o réis como moeda principal. Essa moeda era de Portugal e vinha de lá desde que os portugueses colonizaram o Brasil. Só em 1694, criaram a Casa da Moeda aqui no Brasil, localizada em Salvador, Bahia.
O réis passou a ser fabricado aqui, mas só em 1810 foi criado o Banco do Brasil permitindo que as pessoas guardassem suas quantias no banco.
No ano de 1922, o material das moedas passaram a ser bronze e alumínio por causa do alto custo do ouro.
Em 1942, foi instaurado o cruzeiro no governo de Getúlio Vargas com o intuito de conter a inflação. Após 25 anos, o cruzeiro foi substituído pelo cruzado novo com o mesmo objetivo anterior e durou até 1970.
Houve outra modificação, voltando a se chamar cruzeiro novamente em 1970 no governo Médici. Depois veio o cruzado que durou de 1986 a 1989, cruzado novo de 1989 a 1990, cruzeiro (novamente) de 1990 a 1993, cruzeiro real de 1993 a 1994 e finalmente em 1994 o real que dura até hoje.
A inflação foi o motivo pelo qual a moeda se modificou inúmeras vezes, e somente ao estabelecer o real como moeda ocorreu a estabilidade. Em nossas notas estão retratados alguns animais brasileiros.
- Nota de 1 real: na cor verde com um beija-flor (deixou de ser produzida no ano de 2005)
- Nota de 2 reais: cor azul com uma tartaruga-marinha
- Nota de 5 reais: cor violeta, com uma garça
- Nota de 10 reais: cor carmim (entre rosa e vermelho) com arara vermelha
- Nota de 20 reais: cor amarela e laranja com um mico-leão dourado
- Nota de 50 reais: cor marrom, com uma onça-pintada
- Nota de 100 reais: cor azul-turquesa com uma garoupa (espécie de peixe).
Em 2020, adicionaram a nota de 200 reais sendo representada pelo lobo-guará.
Curiosidade: qual moeda mais durou no Brasil
O réis, foi a moeda que mais durou no Brasil. Completou mais de 100 anos circulando em nosso país.
Além de muitas moedas, o nosso país tem muita história para contar sobre o dinheiro. Você vivenciou qual dessas moedas? Conte nos comentários.
2 comentários em “Conheça a origem do dinheiro e como evoluiu ”