Conheça a origem dos dia dos namorados e quais países comemoram só aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do dia dos namorados leia aqui!
O dia dos namorados é conhecido por ser uma data em que os casais celebram o amor de suas uniões, certo? Mas você sabia que a origem do dia dos namorados vem da rebeldia de um padre que descumpriu as ordens de um imperador? E que aqui no Brasil a data é relacionada a uma estratégia para alavancar vendas no mês de Junho?
Preparamos um artigo especial onde te contamos a origem dessa data, que em outros lugares do mundo é comemorado em 14 de Fevereiro e aqui no Brasil 12 Junho, quer saber o porquê? Continue a leitura!
Qual a origem do dia dos namorados?
Podemos dizer que o Dia dos Namorados possui duas datas: 14 de Fevereiro para a maior parte do mundo e 12 de Junho em terras brasileiras. A origem do Dia dos Namorados em 14 de fevereiro se dá por conta de Valentim, um padre romano que foi proibido de realizar casamentos pelo imperador Cláudio II, lá no século III.
Valentim, muito convicto de seus dogmas religiosos, afrontou o imperador e continuou a realizar os casamentos, proibidos por Cláudio II porque o ele acreditava que homens casados não seriam bons soldados.

O padre foi descoberto preso e morto por contrariar as ordens do monarca, mas antes disso ainda teve tempo de se apaixonar por uma moça e com ela trocar cartas, e por conta dessa troca amorosa de cartas, surge a tradição de enviar cartões apaixonados à pessoa amada nesse dia.
Especula-se que a execução do padre rebelde tenha acontecido no mês de fevereiro, daí a origem da data.
Dia dos namorados no Brasil
O mês de Junho costuma ser um mês muito ruim para o varejo brasileiro, as vendas eram baixas e o lucro pouco. É em 1949, que o empresário João Dória cria uma campanha publicitária que mudaria a história e os rumos do varejo no mês de Junho.
Em sua campanha, Dória sugere que além do amor os presentes também sejam trocados no dia 12 de junho, que curiosamente antecede o dia de Santo Antônio, conhecido por aqui como o santo casamenteiro, que coleciona pedidos dos apaixonados que desejam encontrar o seu grande amor e casar.

O Slogan da campanha já deixava clara a intenção do empresário em aumentar as vendas “Não é só com beijos que se prova o amor”.
Tanto a campanha como a data se tornaram um sucesso, e dessa forma o 12 de junho se tornou uma das datas mais lucrativas para o comércio brasileiro, atrás apenas de datas como o Natal e o dia das mães, além de se tornar oficialmente o dia para demonstrar o amor entre os casais apaixonados.
Por que o dia dos namorados no Brasil é comemorado em datas diferentes?
Com um forte apelo comercial com o objetivo de aumentar as vendas, o dia 12 de junho criado a partir de uma campanha publicitária bem sucedida do empresário João Dória foi instaurado como o dia dos namorados no país, que seguindo o que sugere o slogan além de se celebrar o amor entre os casais se trocam presentes.
Em outros países a celebração do amor é feita com base na história do padre que contrariou as regras de seu imperador e que mesmo preso antes de morrer trocou cartas com sua amada, dando origem ao dia, que não se limita a celebrar o amor apenas entre os casais mas também entre pessoas queridas.
É ressaltar que ultimamente nas redes sociais aqui no Brasil, os casais têm hábito de postar fotos, textos, vídeos no 14 de fevereiro, geralmente com a legenda “My Valentine” (meu namorado ou namorada em tradução do inglês), em uma clara referência a data que é comemorada em outros países do mundo.
Dia de São Valentim
Tal como Santo Antônio está para seus devotos brasileiros que desejam encontrar o amor e se casar, São Valentim está para os apaixonados ao redor do mundo.
O padre que por acreditar em seus dogmas continuou a realizar casamentos escondidos desobedecendo as ordens do imperador que proibiu os casórios por acreditar que homens casados não rendiam bons soldados só foi reconhecido como santo tendo o seu dia instaurado (Dia de São Valentim) no século V pelo papa Gelásio.
A partir de então São Valentim se torna figura entre os apaixonados, que comemoram em seu dia o amor com seus pares.
Em quais datas é comemorado o Dia dos Namorados em outros países?
Em outros países a comemoração do dia dos namorados acontece seguindo os costumes de sua cultura.
No Japão, por exemplo, apenas os homens ganham presentes dia 14 de fevereiro e no mês seguinte quando é comemorado o White day.
Na França, as comemorações são semelhantes às do Brasil, com troca de presentes pedidos românticos de casamento em noites para lá de românticas e nas Filipinas ocorrem casamentos em massa patrocinados pelo governo.
Na Espanha, os homens dão de presente a suas amadas com a figura que representa o amor, conhecida como matadora. Também acontecem festivais e é celebrado o dia de São Dionísio.
Mais do que a data é celebrar o amor entre os casais e renovar seus votos. O dia dos namorados e o dia de São Valentim seja comemorado da forma que for aquecem o coração dos apaixonados com muito amor e carinho deixando o dia mais especial.
2 comentários em “Saiba a origem do dia dos namorados em 12 de Junho: Em quais datas é comemorada em outros países?”