Conheça a Origem do dia do trabalho e algumas curiosidades aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do feriado, leia aqui!
A origem do Dia do Trabalho, também chamado de Dia do Trabalhador, vem dos Estados Unidos, tendo começado há mais de 100 anos, mais precisamente em 1886. O dia 1º de maio, em que se comemora, é um feriado dedicado aos trabalhadores e, por isso, alguns descansam e outros vão as ruas em busca de melhores condições de trabalho.
Mas já se perguntou qual é afinal a origem do dia do trabalho e qual a importância dele? Para responder essas perguntas, acompanhe esse texto.
O que é o Dia do Trabalho?
O dia do trabalho é uma data comemorativa, dedicada a todos os trabalhadores e celebrada em quase todos os países ao redor do mundo. Em alguns deles, o dia do trabalho é considerado um feriado. Vamos conhecer qual é a origem do dia do trabalho.
Qual a origem do Dia do Trabalho?
A origem do dia do trabalho vem dos movimentos trabalhistas que ocorreram em várias cidades dos Estados Unidos, no fim do século XIX. Depois da revolução industrial, as condições de trabalho ficaram precárias.

Algumas pessoas tinham que trabalhar mais de 12 horas por dia, os salários eram ruins, não tinham nem um dia de descanso e as condições de segurança nas empresas eram horríveis, causando acidentes e prejudicando a saúde dos trabalhadores.
Inconformados com essa situação, os trabalhadores resolveram ir às ruas protestar contra essa situação, exigindo principalmente a redução da carga horária de trabalho máxima diária. Vamos ver mais detalhes sobre a origem do dia do trabalho.
Qual a história da origem do Dia do Trabalho?
Em primeiro maio de 1886, em um protesto organizado por pessoas ligadas ao anarco sindicalismo, os trabalhadores foram às ruas para protestar pelos seus direitos. As manifestações continuaram acontecendo, até o dia quatro de maio.
Nesse dia, os manifestantes continuavam com seus protestos em Chicago até que, de repente, uma bomba foi arremessada. Com a explosão, morreram policiais e manifestantes. Como resposta, a polícia começou a atirar em direção aos manifestantes, atingindo alguns deles mortalmente.
Após a confusão, alguns líderes do movimento sindicalista foram presos, e quatro deles foram condenados a morte. Isso repercutiu por todo o mundo, que considerava a morte dos sindicalistas uma brutalidade cometida pelos policiais.
Isso aumentou a notoriedade do movimento criado pelos trabalhadores. Então, em 1919, após finalmente ter sido criada a lei das 8 horas diárias de trabalho, o dia primeiro de maio se tornou feriado na França.
Como o dia do trabalhador veio para o Brasil?
Desde o ano de 1891 já existiam protestos a favor dos trabalhadores no Brasil. Mas a partir de 1910, com a influência das ideias anarco sindicalistas, alguns trabalhadores começaram a fazer greves no dia primeiro de maio.

Podemos destacar o ano de 1917, quando mais de 50 mil trabalhadores em São Paulo fizeram uma greve para demandar direitos trabalhistas. Então, em 1924, no governo de Artur Bernardes, o primeiro de maio, o dia do trabalhador começou a ser feriado nacional no Brasil, mas os direitos básicos de salário mínimo, além de carga horária máxima diária, só foram estabelecidos por Getúlio Vargas em 1943.
Qual a importância do Dia do Trabalho?
O Dia do Trabalhador ou do Trabalho possui uma grande importância. Além de homenagear os trabalhadores que morreram lutando pelos direitos de toda a classe nos EUA, nesse dia são organizados comícios, com discursos que reforçam a importância do trabalhador e protestam por condições de trabalho melhores.
Por que se comemora o dia do trabalhador em 1º de maio?
Acompanhamos a história dos protestos organizados pelos trabalhadores dos EUA que deram a origem do Dia do Trabalho. Para homenagear e lembrar a importância que aqueles trabalhadores tiveram, o dia primeiro de maio, data em que começaram os protestos, foi escolhido para ser o dia do trabalhador.
Ao conhecermos a origem do dia do trabalhador, entendemos que essa não é uma data comemorativa qualquer, e sim um dia importante em que os trabalhadores podem se fortalecer como classe e protestar pelos seus direitos.
2 comentários em “Conheça a origem do Dia do Trabalho”