Conheça a origem do Dia do Cliente comemorado dia 15 de Setembro!

Saiba a Origem do dia do cliente e algumas curiosidades sobre o evento aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do dia do cliente leia aqui!

Assim como existe o dia do consumidor, você sabia que também existe o dia do cliente?
Para todas as lojas, o cliente é sempre importante, sendo necessário haver um dia em comemoração ao cliente, mas você sabe de onde surgiu esta data?

Sabemos que para que um comércio funcione bem, é importante que hajam clientes, pois nenhuma loja sobrevive sem clientes e por isso, trouxemos um texto hoje falando acerca da comemoração desta data e qual é importância econômica desta data.

Origem do Dia do Cliente?

O dia do cliente surgiu como uma forma de celebrar a vida dos clientes que são os principais responsáveis por manter uma loja funcionando. O dia do cliente também possui o objetivo de estreitar as relações entre o cliente e os fornecedores, melhorar o comércio e como forma de agradecer também, gerando ofertas e descontos em todo o país.

Origem do Dia do Cliente
Fonte/Reprodução: original

Foi criado em 2003 por um empresário chamado João Carlos Rego que é também especialista nos assuntos de Marketing e RH.

Origem do Dia do Cliente no Brasil?

O dia do cliente surgiu no Brasil por causa também dos movimentos em relação aos consumidores (gerando também o dia do consumidor). Na década de 70 houveram vários movimentos em favor dos direitos do consumidor e tudo isso surgiu devido a um discurso do presidente dos EUA John Kennedy que dizia “somos todos consumidores”.

Origem do Dia do Cliente no Brasil
Fonte/Reprodução: original

Neste discurso, ele apresentou a ideia de que os clientes, ou seja, possuem direitos e que devem ser respeitados. Isso mobilizou o mundo para a compreensão de que as pessoas que consomem dos produtos e serviços devem ter direitos, o que fez com que no Brasil, diversas frentes e órgãos que lutam pelo direito dos consumidores fossem criados.

Como é homenageada a data do Dia do Cliente?

A homenagem ao dia do cliente deve ser repleta de mensagens de agradecimento. Durante esse dia, é comum que as lojas elaborem recados inspirados que falam o quanto são importantes.

Sem clientes, uma loja não consegue sobreviver e por isso, o dia do cliente serve para demonstrar gratidão, em especial aos que são fiéis e permanecem com a loja.

Através destas mensagens de gratidão, a loja consegue fazer com que os clientes permaneçam e isso facilita tanto a vida dos clientes como a vida do comércio.

Qual a relevância do Dia do Cliente?

Esta data possui grande importância, pois melhora o relacionamento entre os clientes e lojas e também melhora significativamente a economia. Durante esse período, as lojas podem fazer descontos especiais, promoções, de modo a aumentar a venda da loja e também, facilitar a vida de quem está comprando o produto.

O ideal é que o comércio em geral se prepare para a comemoração desta data e haver uma programação específica.

É um dia importante também para que o cliente reflita sobre quais são os seus direitos e como ele pode se fazer valer deles.

É importante que os clientes tenham compreensão sobre seus direitos como consumidores e saibam quais são os órgãos responsáveis pelos direitos do consumidor, bem como as leis e os artigos.

Se você gostou deste artigo de hoje, acompanhe os próximos.

1 comentário em “Conheça a origem do Dia do Cliente comemorado dia 15 de Setembro!”

Deixe um comentário