Conheça a origem do dia das crianças e algumas curiosidades

Conheça aqui a Origem do dia das crianças e veja algumas curiosidades aqui no Origem das coisas. Para saber mais do surgimento do dia das crianças leia aqui!

Você quer saber mais sobre a origem do Dia das Crianças? Aqui, acompanharemos tanto a finalidade desta data, como seu desdobramento na história do Brasil, sua importância econômica e os países que dividem essa tradição.

O Dia das Crianças é celebrado em quase todo o mundo por variados motivos, sejam religiosos, culturais ou comerciais e celebra essa fase da vida, marcada por descobertas e pela proteção dos adultos.

Para além da importância comercial, o feriado discute a infância, fase inicial da nossa formação como cidadão, e oportuniza refletir a educação de jovens pessoas cada vez mais inteligentes, autônomas, empáticas e sensíveis.

Quando se originou o dia das crianças?

Comemorado em mais de 100 países com origens, datas e motivações diferentes, o “Dia Das Crianças” foi criado no Brasil em 1924 pelo então deputado Galdino do Valle Filho e oficializado pelo presidente da época Arthur Bernardes. 

Quando se originou o dia das crianças
Fonte/Reprodução: original

A data constou nos calendários oficiais durante os anos 40, sem ser comemorada da forma que entendemos hoje. Foi somente a partir de uma ação de marketing para movimentar o comércio de brinquedos, das empresas Johnson & Johnson unindo-se à Fábrica de Brinquedos Estrela, que o Dia das Crianças começou a ser comemorado e conquistando adeptos por todo o país. 

Como é a comemoração do dia das crianças?

A comemoração resume-se basicamente em presentear as crianças, sejam elas seus filhos, netos, sobrinhos, enteados ou conhecidos. Hoje em dia é comum que se tire o dia para aproveitar com os pequenos. 

Atualmente, neste dia, outros setores do mercado econômico são movimentados, por exemplo, restaurantes, parques e clubes. São comuns atividades como: programação de televisão voltada para a data, reuniões de família e geralmente as escolas dedicam uma semana de atividades para celebrar a data. 

Como o dia 12 de Outubro foi escolhido para a data comemorativa?

No ano de 1923 o Rio de Janeiro, que era oficialmente a capital do país, sediou o Congresso Sul-Americano da Criança que tinha a finalidade de debater o tema da infância. O evento contava não só com personalidades brasileiras que discutiam o tema, como também estudiosos e políticos internacionais. 

A comoção foi tanta que inspirou Galdino do Valle Filho a propor no ano seguinte uma lei que definia o dia 12 de Outubro como o Dia das Crianças.

Qual a importância do dia das crianças para economia brasileira?

Datas comemorativas como essa, além de seu valor afetivo, são importantes para a economia e movimentação do comércio. No nosso país o Dia das Crianças está entre as três importantes datas que mais movimentam esse setor, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães, o sucesso é tanto que segundo economistas são movimentados mais de R$ 6 bilhões de reais ao ano.

Como são as campanhas publicitárias do dia das crianças?

Com o intuito de proteger a infância desde o ano de 2014 o cenário da publicidade teve que se reinventar, pois a partir da lei Nº163/14 é obrigatório que a propaganda para brinquedos seja feita para o público adulto, já que são estes que possuem poder de escolha para adquirir produtos.

Quais países comemoram o dia da criança e em quais datas?

São mais de 100 países que comemoram a data pelo mundo. Aqui separamos 10, que tradicionalmente comemoram esse dia:

  • Portugal: 1º de Junho.
  • Japão: A data divide-se entre dia dos meninos e dia das meninas, sendo o dia das meninas 3 de Março e o dia dos meninos 5 de Maio.
  • Argentina: Anualmente no segundo domingo de Agosto.
  • Alemanha: 20 de Setembro.
  • Paraguai: 16 de Agosto.
  • Noruega: 17 de Maio.
  • China: 1 de Junho.
  • Estados Unidos: 1º de Junho.
  • França: 20 de Novembro.
  • México: 30 de Abril.

Símbolo da proteção à infância e celebração dessa fase da vida, não é por acaso que o dia das crianças é celebrado por tantos países no mundo. 

A data é de celebração não só para os pequenos, mas também para os adultos que trazem memórias afetivas de quando viveram a infância. Essa alegria, amor e carinho fazem com que a comemoração continue chegando em tantos lares através dos anos.

Qual a relação do feriado do dia 12 com o dia das crianças?

Apesar de haver um feriado comemorado no Brasil no dia 12 de outubro, é apenas uma coincidência porque ele nada tem a ver com a origem do dia das crianças. O feriado é dedicado à padroeira do Brasil, conhecida como Nossa Senhora Aparecida. A data comemorativa teve origem no dia 30 de junho de 1980 e foi aprovada pelo então presidente na época João Figueiredo.

Agora que você sabe a origem dessa tão querida data comemorativa, você está ciente de que o dia das crianças não se trata apenas de um dia comercial em que as empresas que fabricam brinquedos se aproveitam para fazer campanhas de marketing.

E que envolve muito mais do que isso, como o reconhecimento das crianças como cidadãs na sociedade e a discussão do estado sobre a garantia de direitos para elas.

Como foi a chegada do dia das crianças no Brasil?

O Brasil foi, na verdade, o primeiro país do mundo a celebrar o dia das crianças. Apesar de sua “origem global” pelas Nações Unidas no ano de 1959, o Brasil possui um dia das crianças em seu calendário desde o dia 5 de novembro de 1924, quando foi aprovado pelo presidente Artur Bernardes o projeto proposto por Galdino do Valle Filho, deputado federal. A partir de então, todo dia 12 de outubro passou a ser o dia das crianças no nosso país.

O dia das crianças só se tornou popular, porém, no ano de 1955, trinta anos após o primeiro dia das crianças no Brasil.

Graças a empresa Estrela, em uma campanha de marketing chamada “Semana do Bebê Robusto” que teve como seu objetivo o aumento de vendas de seus brinquedos. Isso levou mais empresas ao longo dos anos a usarem a mesma estratégia, aumentando a popularidade e o potencial comercial da data.

4 comentários em “Conheça a origem do dia das crianças e algumas curiosidades”

Deixe um comentário