A origem do Detonautas Roque Clube começa no final dos anos 1990, com o avanço da internet pelo país, através de uma pergunta feita em uma sala de bate-papo, muito comum na época.
Não levou muito tempo para que a banda conquistasse o estrelato, ganhou prêmios, abriu shows de bandas importantes, fez participações especiais em programas e vídeos, gravação DVDs e álbuns icônicos, assim, se consagrou uma das bandas mais importantes do rock brasileiro.
Para saber mais sobre a história da banda, suas curiosidades, principais músicas e outros detalhes sobre a origem dos Detonautas, confira esse post especial!
Qual a origem do Detonautas?
A origem do Detonautas começa em 1997, alinhada a popularização da internet no país e a MTV Brasil, importante canal de música brasileiro, responsável por alavancar grandes bandas e artistas da música no Brasil.
Foi em uma sala de bate papo em 1997, muito frequentada por Eduardo Simão (Tchello) e Luís Guilherme (Tico Santa Cruz), que a pergunta de Luis sobre quem tocava algum instrumento, deu início a origem do Detonautas. Os fundadores da banda se encontraram e começaram a peregrinação para a formação da banda, onde seu nome é junção de “detonadores” (deto) com “internautas” (nautas).

Após diversas formações, a banda chegou a sua formação clássica com Renato Rocha, Tico Santa Cruz, Rodrigo Netto, Dj Cleston e Fábio Brasil, e com seus próprios recursos, conseguiram gravar sua primeira demo, com isso, foram coroados como banda revelação pelo prêmio MADA, em 2001.
O sucesso da banda veio de 2002, com a gravação de seu primeiro álbum intitulado Detonautas Roque Clube, que já chegou emplacando sucessos como “Quando o sol se for”, “Outro lugar”, “Olhos certos” e “Ei peraê!”.
Para potencializar a carreira, os caras abriram um show do Red Hot Chilli Peppers com mais de 60 mil pessoas, além de no ano seguinte faturar o prêmio de revelação, no VMB produzido pela MTV, após a música “outro lugar” ter um grande destaque na indústria fonográfica daquele ano de 2003, e abrir mais um show internacional, dessa vez da banda Silverchair.
Foi a partir desse momento que a banda começou a sua trajetória de se consagrar como uma das bandas mais importantes do cenário do rock nacional, fazendo parte da lembrança de muitos jovens do início dos anos 2000. Com isso, sendo apenas um pequeno resumo da origem do Detonautas.
Músicas mais tocadas
Entre as músicas mais tocadas desde a origem do Detonautas, estão “Outro lugar”, “olhos certos” e “Quando o sol se for” todos do primeiro álbum da banda, do segundo álbum Roque marciano, os sucessos são: “O dia que não terminou”, “tênis roque” “Só por hoje” e “O amanhã”.

A faixa “O dia que não terminou”, foi o início da banda com suas letras mais voltadas para o social, que no clipe utilizou cenas reais de acidentes e pessoas vítimas de fatais desses acidentes, para a conscientização do cuidados no trânsito.
Quem são os integrantes
Atualmente, a formação do Detonautas consiste em Tico Santa Cruz, um dos fundadores da banda, no vocal, Renato Rocha, que entrou na banda ainda em 1997 na guitarra, e Fábio Brasil, que desde 2000 assumiu a bateria da banda. O Detonautas ainda conta com Philipe, que desde 2009 é guitarrista e vocal de apoio, e André Maca, que toca baixo desde 2014.
Entre os ex-integrantes da banda estão Tchello, que ao lado de Tico formou a banda ainda em 1997, permanecendo até 2013, Dj Cleston, que permaneceu na banda de 2001 até 2020.
Rodrigo Netto
Guitarrista da banda desde 1999, a morte trágica de Rodrigo Netto aconteceu em 4 de Junho de 2006, após uma tentativa de assalto, foi um forte golpe para a banda e seus fãs. Na época, o grupo que tinha uma série de shows para fazer, suspendeu as apresentações em luto e tempo depois os integrantes fundadores dos Detonautas, fizeram tatuagens em forma de homenagem ao músico.
Curiosidades
Entre algumas curiosidades da banda, estão a sua participação no campeonato de futebol organizado pela MTV, conhecido como Rock Gol em 2003. Na ocasião, Tico Santa Cruz foi o artilheiro do campeonato.
A banda também participou no mesmo ano do programa Família MTV, com seis episódios de 30 minutos, que acompanhavam os músicos em suas tarefas e rotinas por uma semana, e ainda na emissora participaram da Megaliga de Vjs Paladinos, em 2004.
O Detonautas também emplacou canções na novela jovem “Malhação”, Entre as músicas, “Quando o sol se for”, “Dia comum” e “Só por hoje”.
Com tantas histórias e um legado de sucesso no rock nacional, o Detonautas Roque Clube segue sendo uma importante banda para o cenário nacional, contribuindo para a história do rock brasileiro. E assim chegamos ao fim do conteúdo sobre a origem do Detonautas. Aproveite e confira a origem de outras bandas do cenário brasileiro.