Conheça a Origem do cuscuz e algumas curiosidades sobre o alimento aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento do cuscuz nordestino leia aqui!
A origem do cuscuz nordestino é bem antiga, sabia disso? Ele encanta, nutri e oferece sabor a várias cozinhas, que tem este cereal como forma de tradição, passada de geração em geração, do Ceará até a Bahia.
Dessa forma, que tal aprender qual a origem do cuscuz nordestino e como ele se tornou tradição entre este povo? Venha conferir!
O que é o cuscuz nordestino?
O cuscuz é feito com sêmola de cereais, em que o trigo o mais popular. No nordeste, ele é amassado à mão com água, até se transformar em grãos que devem ser cozidos no vapor, em uma cuscuzeira.

A tradição pede que o cereal seja servido com um molho, geralmente água quente com manteiga ou margarina.
Qual a origem do cuscuz nordestino?
Estudos evidenciam que a origem do cuscuz nordestino remete a um alimento consumido muito antes de Cristo, em uma região conhecida como Magrebh (no noroeste do continente africano), hoje pertence às terras atuais da Tunísia, Marrocos e Argélia.
A maioria dos estudos confere que esse prato teve mesmo sua origem no Norte da África, inclusive, este cereal foi nomeado como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Mesmo que o prato tenha sido originado na África, quem trouxe esta iguaria para o Brasil foram os portugueses, durante a colonização, segundo pesquisas de Luís da Câmara Cascudo. Isso ocorreu, pois Portugal já consumia, naquela época, o originado pelos povos africanos.
Se o cuscuz marroquino é conhecido pela sêmola de trigo, no nordeste, outro cereal ganha destaque: a farinha de milho flocada.
Como é feito o cuscuz nordestino?
O modo de preparo do cuscuz nordestino é semelhante ao modo tradicional, porém, também são acrescidos o leite de coco, o queijo, a carne de sol e frango.
O modo de preparo é o mesmo, já que basta apenas uma cuscuzeira para cozinhar os flocos no vapor, e o resultado não poderia ser melhor: dá para ser consumido no café da manhã, almoço e jantar.
Qual é o verdadeiro cuscuz?
O verdadeiro cuscuz é a receita original, criada no norte da África, que como vimos, leva sêmola de trigo, ao invés do floco de milho, e ainda acompanha peças de carne, como guisados de carne de boi, cordeiro ou frango.
Quais outros estados que possuem cuscuz com receita diferente?
No Sudeste, principalmente, não se tem o hábito de consumir o cuscuz nordestino, e sim o paulista. A receita é semelhante, mas é uma junção de peixe, camarão, azeite, ovos, galinha e muito tempero. A forma de servir também é diferente: utiliza-se forma de bolo para deixá-lo com aspecto de torta.
Vale salientar que o cuscuz nordestino é bastante nutritivo, pois diferente do clássico, feito com sêmola de trigo, é enriquecido com ferro e ácido fólico. Este enriquecimento surgiu após a identificação da alta prevalência de anemia em crianças e adultos, no período em que é chamado de transição nutricional.
Assim, ao avaliar o alto consumo deste cereal do país, tanto pela cultura, quanto pelo fácil acesso aos flocos de milho, políticas públicas foram criadas com a finalidade de reduzir as altas taxas de deficiências nutricionais no Brasil, como a de ferro e ácido fólico.
Entretanto, o consumo dessa receita precisa ser moderado, como qualquer alimento, afinal esse prato contém alto teor de carboidratos.
E aí? Gostou de conhecer a origem do cuscuz nordestino? Essa maravilha de sabor e super prático de fazer. Para descobrir muito mais curiosidades, acesse o Origem das Coisas!
1 comentário em “Confira qual a origem do cuscuz nordestino”