Saiba qual a origem do cuscuz de tapioca nordestino

Conheça a Origem do cuscuz da tapioca e alguns tipos dela aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do prato leia aqui!

A origem do cuscuz de tapioca nordestino é um mistério, mas o prato é uma tradição e quem conhece sabe o quando essa comida é gostosa. Diferente do cuscuz tradicional, ele leva em seu preparo alguns ingredientes que são facilmente encontrados em qualquer local de alimentos regionais, como feiras, lojas e mercados.

O preparo do cuscuz de tapioca nordestino é um pouco semelhante ao de milho tradicional, a grande diferença está nos ingredientes, que são totalmente o oposto, e sua textura tem uma enorme semelhança com o pudim, além de poder ser feito tanto doce como salgado, fica a seu critério.

Por mais que o prato não seja tão famoso como o de milho, essa variante é muito procurada no nordeste, principalmente por docerias e padarias regionais. Continue a leitura para descobrir a origem do cuscuz de tapioca nordestino e como realizar seu preparo.

O que é o cuscuz de tapioca nordestino?

O cuscuz de tapioca nordestino é a junção de alguns ingredientes típicos nordestinos, como a massa de tapioca granulada, açúcares, leite, ovos e trigo, e existem diferentes variantes desta receita, mas todas partem do mesmo principio.

O que é o cuscuz de tapioca nordestino
Fonte/Reprodução: original

Tudo que é bom o povo gosta, e não é diferente com o cuscuz de tapioca nordestino, pois ele é muito popular na região. Por isso, é sempre bom aprender o seu preparo, para servir a amigos e familiares ou quem sabe ganhar um dinheirinho extra.

Qual a origem do cuscuz de tapioca nordestino?

Quem disser que tem a comprovação história da origem do cuscuz de tapioca nordestino provavelmente está mentindo, pois não se tem uma certeza de quando ela surgiu. O que temos é especulações de época, como o dito popular conta, essa receita foi inventada na época do “Tratado de Methuen”, também conhecido como “Tratado de Panos e Vinhos”.

Esse tratado dificultou a importação de produtos dentro do Brasil e como não eramos referência da produção de milho, nosso bom e velho cuscuz ficou cada vez mais escasso. Mas alguns escravos começaram a criar receitas, e substituíram o milho por coco ou goma de tapioca.

O que é tapioca?

Tapioca é um derivado da mandioca, que em seu processo de tratamento é possível extrair a chamada “goma”, usada em diversas receitas, como na boa e velha tapioca, cuscuz de tapioca nordestino, bolos e massas.

Com a goma sequinha, formamos um círculo em uma chapa ou frigideira quente, semelhante à panqueca, viramos de um lado para o outro e recheamos com o que bem entendemos, apesar de usarmos o coco na maioria das vezes.

Quais os tipos de cuscuz de tapioca?

Como mencionado acima, temos alguns tipos de cuscuz de tapioca nordestino, mas a receita doce e salgada são as mais conhecidas.

Quais os tipos de cuscuz de tapioca
Fonte/Reprodução: original

O prato doce é feito para quem gosta de sobremesas macias e recheadas com leite condensado e coco. Já o salgado vai muito bem com uma carne de sol ou manteiga de garrafa.

Como fazer cuscuz de tapioca nordestino?

Para começar o preparo, garanta que você tem em suas mãos:

  • Massa de tapioca granulada;
  • Açúcar;
  • Leite;
  • Ovos;
  • Trigo.

Misture a massa de tapioca com trigo, molhe com leite e ovos para dar liga, e se preferir, pode adicionar à massa, coco ralado.

Leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos e finalize com uma cobertura a gosto, o recomendado é que se faça o bom e velho prestigio.

Agora que você sabe mais da origem do cuscuz de tapioca nordestino e o modo de preparo, faça essa receita e surpreenda seus familiares. Para saber mais curiosidades, acesse o Origem das Coisas!

Deixe um comentário