Qual a verdadeira Origem do Cruzeiro?

Saiba a Origem do Cruzeiro e algumas curiosidades sobre o time aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do time do povo, leia aqui!

A origem do Cruzeiro vem do ano de 1903 e se inicia no estado de Minas Gerais, onde possui sua sede em Belo Horizonte. Apesar de ser um clube mineiro, o time possui relevância nacional, com torcedores espalhados por todo o país.

Apesar de ser um clube consolidado e possuir muitas glórias, o Cruzeiro passa por uma fase complicada e disputa a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Mas qual é realmente a origem do Cruzeiro? Agora, vamos entender tudo sobre!

O que é o Cruzeiro?

O Cruzeiro é uma das associações poliesportivas mais populares do país. A origem do time vem de Minas Gerais, especificamente da capital Belo Horizonte. O Clube possui um grande número de torcedores, considerada inclusive como uma das maiores torcidas do país.

No quesito título, o Cruzeiro tem muito do que se orgulhar, pois é umas das equipes mais vencedoras do Brasil. O clube é o maior campeão da Copa do Brasil, tendo conquistado a competição 6 vezes, a última delas no ano de 2018.

O que é o Cruzeiro
Fonte/Reprodução: original

Quanto às outras competições, o clube já venceu a Taça Libertadores 2 vezes e já conseguiu conquistar o Campeonato Brasileiro 4 vezes, e é um dos maiores vencedores do Campeonato Mineiro, com 38 títulos.

Junto com o Atlético Mineiro, o seu arquirrival, o Cruzeiro proporciona um dos melhores e mais disputados clássicos do futebol brasileiro. A Raposa manda seus jogos no Estádio Mineirão.

Qual é a Origem do Cruzeiro?

A origem do Cruzeiro se inicia em 2 de janeiro de 1921. Nesse dia, alguns desportistas italianos, que residiam em Belo Horizonte, criaram o Societá Sportiva Palestra Italia. Diferente do que conhecemos hoje, as cores na origem do clube mineiro eram as mesmas da bandeira italiana: vermelho, verde e o branco.

De início, o clube era restrito para os descendentes italianos, porém, no ano de 1925, todos os tipos de pessoas começaram a ser aceitas no clube, o que atraiu além de imigrantes italianos, membros da classe trabalhadora de Minas Gerais, como marceneiros, pintores, pedreiros, etc.

Já o primeiro título veio apenas 7 anos depois de sua criação, após vencer o campeonato mineiro de 1928. Após isso, o Palestra Itália ainda venceu a competição mais duas vezes, de forma invicta.

Quem é o dono do Cruzeiro?

Após entrar em uma profunda crise financeira e ser rebaixado para a segunda divisão, o Cruzeiro não teve outra alternativa a não ser se tornar SAF e vender o clube. No ano de 2022, Ronaldo Fenômeno, jogador revelado pelo Cruzeiro, tornou-se o proprietário do Clube.

Quem é o dono do Cruzeiro
Fonte/Reprodução: original

Para conseguir comprar 90% do Cruzeiro, Ronaldo teve que pagar R$ 450 milhões. Os primeiros R$ 50 milhões foram investidos logo de início, já o resto do dinheiro deve ser aplicado aos poucos durante os próximos anos.

Por que o Cruzeiro teve que mudar de nome?

Outra parte importante da origem do Cruzeiro é sua mudança de nome, pois durante a Segunda Guerra Mundial, no ano de 1942, foi emitido um decreto que proibia menção ao nome de qualquer uma das nações consideradas inimigas do Brasil, entre elas a Itália.

Por isso, o Cruzeiro começou a entrar em campo com uma camisa Azul e sem um nome específico. Daí então, surgiu a necessidade de transformar o clube em algo totalmente Brasileiro.

Com isso, o ex-presidente do clube, Oswaldo Coelho, teve a ideia do nome Cruzeiro, como forma de homenagem a um dos símbolos da bandeira do Brasil: O Cruzeiro do Sul.

Daí vem a origem do Cruzeiro Esporte Clube, que se tornaria posteriormente um dos clubes mais vitoriosos do Brasil e de toda a América do Sul!

2 comentários em “Qual a verdadeira Origem do Cruzeiro?”

Deixe um comentário