Confira beste post como foi a origem do cinema e quais foram os avanços ao longo do tempo.
A palavra cinema vem do grego kinema que significa movimento, e sua primeira exibição foi em 1895 na França quando finalmente foi criado um dispositivo pequeno com capacidade de gravar e reproduzir imagens em movimento, iniciando assim, a origem do cinema.
Porém a ambição humana de contar histórias visuais vem de séculos antes, com desenhos e fotografias, alguns inventores mais ambiciosos já tentavam criar máquinas capazes de contar essas histórias da forma mais eficaz, como Thomas Edison e Leornado Da Vinci.
Apenas após a criação do cinematógrafo que o cinema começou a realmente evoluir e se tornar uma arte popular pelo mundo todo.
O que é o cinema e qual a sua origem?
O cinema é uma das artes mais populares do mundo a décadas, suas histórias visualmente belas, trilhas sonoras, e atuações de gala já foram contadas em sua grande tela. Uma arte que se desenvolve todos os dias e que atrai milhares de pessoas todos os anos para as suas salas.
Antes dos bilhões de dólares e efeitos visuais hiper realistas, durante a origem do cinema a exibição era com rolos de filme, imagens em preto e branco e sem som.
Para que o cinema pudesse existir, primeiro tivemos a invenção da fotografia por Louis-Jacques Daguerre e Joseph Nicéphore Niépce por volta de 1826.

Apenas 70 anos depois o mundo presenciou a origem do cinema com: “Sortie de L’usine Lumière à Lyon”. Uma pequena filmagem de 45 segundos, sem som e história, apenas pessoas saindo de uma fábrica em Lyon, assim como o título sugere. O curta foi criado pelos irmãos Louis e Auguste Lumière que o apresentaram no Salão Grand Café em Paris em 1895. É possível conhecer essa obra clicando aqui.
Como era o cinema antigamente?
Com a criação do cinematógrafo pelos irmãos Lumière o cinema tomou um rumo de evolução mais rápido, já que o dispositivo revolucionou a forma de registro e exibição de imagens.
Com isso outros autores começaram suas carreiras e criações, como Georges Méliès, um francês que ficou conhecido como o mágico do cinema. Foi pioneiro na criação de efeitos visuais, filmes coloridos e terror. Um de seus filmes mais famosos, “Le voyage dans la Lune”, lançado em 1902 pode ser conferido aqui.
Já em 1927 a Warner lança o primeiro filme com alguns diálogos em som, “The Jazz Singer”, uma obra musical com algumas partes de som sincronizadas e outras mudas. E apenas um ano depois revolucionou o cinema com o lançamento de “The Lights of New York”, com som totalmente sincronizado e se distanciando muito da origem do cinema dos irmãos Lumière.
Quais foram os tipos de máquinas que existiram no cinema?
Antes dos irmãos Lumère iniciarem a origem do cinema com a máquina Cinematógrafo, existiram outras que conseguiram resultados únicos.
Mas que tinham seus defeitos ou limitações, estando longe da praticidade da invenção dos irmãos franceses. Da Vinci em 1554 criou a Câmera Escura, uma caixa com um buraco na lateral e lente de vidro que projetava imagens externas em superfícies planas, como um projetor.
Praxinoscópio
Possivelmente o primeiro sucesso de público e consumo foi o Praxinoscópio, criado por Charles Émile Reynaud em 1877. A invenção utilizava imagens em sequência que circulavam em certa velocidade e passavam a sensação de movimento.
As primeiras máquinas eram pequenas porém depois evoluíram com a criação do “Theâtre Optique” que já incluía trilha sonora e ambientes elaborados para a apresentação, que aconteceram cerca de 1300 apresentações com o aparelho em Paris e só deixou de ser utilizado 5 anos após o cinema surgir de fato.
Lanterna Mágica
Muito antes do Praxinoscópio, o alemão Athanasius Kirchner criou a Lanterna Mágica, em 1645. A invenção de Athanasius era complexa e tinha um resultado simples, era uma caixa que conseguia projetar imagens em vidros usando luzes e lentes, essas imagens podiam entrar em movimento caso o vidro fosse movimentado.
A invenção fez muito sucesso e apresentações aconteceram em Sorbonne e teatros. Infelizmente a apresentação “Ars Magna Lucis et Umbrae” de Athanasius não possui registro visual.
Cinetoscópio
Alguns anos após o Praxinoscópio, o brilhante inventor Thomas Edison criou o Cinetoscópio, uma máquina de uso individual que permitia assistir pequenos filmes a partir de um buraco em uma caixa a partir de projeções em looping. Seu primeiro filme “Black Maria”, pode ser visto aqui.
Cinematógrafo
Criado pelos irmãos franceses Louis e Auguste Lumière, foi o principal dispositivo para criação de filmes. Com ele era possível gravar, copiar e reproduzir imagens. Diferentemente da criação de Edison, o cinematógrafo permitia que diversas pessoas assistissem a um filme, o que iniciou a origem do cinema em salas em conjunto.
Como foi a primeira exibição do cinema?
A primeira exibição cinematográfica foi em 1895 pelos irmãos Lumière em um café em Paris que projetaram dez obras próprias. A exibição, que foi um sucesso, era paga e ficou conhecida como a primeira exibição de cinema.

Os franceses nunca tiveram a ambição de serem pioneiros no cinema e logo seguiram outras carreiras, já em contrapartida, os americanos consideram que o detentor da origem do cinema foi Thomas Edison com sua invenção do Cinetoscópio, o mesmo tinha grande medo de perder a fonte lucrativa do aparelho, que cobrava por pessoa e foi contra a exibição de filmes em salas, como era possível com o cinematógrafo.
Independente de quem ficou com os créditos pela criação da sétima arte, a origem do cinema consagrou a arte como sinônimo de diversão, entretenimento e para alguns, momentos marcantes e eternos.
Com grandes obras e produções cada vez mais ambiciosas, devemos apenas aguardar ansiosamente pela próxima evolução das telonas, que nunca vai deixar de existir.
2 comentários em “Qual a origem do cinema e como foi a sua primeira exibição?”