Conheça a Origem do Chapecoense FC e como foi sua ascensão aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do Furacão do Oeste, leia aqui!
O time de futebol da cidade catarinense de Chapecó, o Chapecoense FC ganhou um grande espaço no cenário do esporte brasileiro com sua grande ascensão e história de superação. Conheça neste artigo a origem do Chapecoense FC, desde sua data de fundação, ascensão, títulos e outras curiosidades sobre o time.
O que é a Chapecoense FC?
O Chapecoense FC, é um time de futebol brasileiro fundado na cidade de Chapecó, no estado de Santa Catarina no ano de 1973.
Qual a origem do Chapecoense FC?
O Chapecoense FC teve sua fundação no dia 10 de maio de 1973, o time atualmente é o mais estruturado e vitorioso time de futebol de Santa Catarina. A origem do Chapecoense FC tem ligação com o fato de que na década de 70 a região tinha times de futebol amador sem nenhum contato com o esporte profissional.
Querendo reverter isso, os desportistas de Chapecó se reuniram para criar um time profissional. Nas primeiras reuniões estavam presentes os representantes do Clube Independente, Altair Zanella, Alvadir Pelisser e Heitor Pasqualotto. Estavam também os representantes do Clube Atlético de Chapecó, Vicente Delai e Lotário Immich. Podemos dizer que a origem do Chapecoense FC veio da união dos dois clubes citados.

A ideia da criação de um time profissional agradou desde o início a população de Chapecó e líderes sociais. O sucesso do time desde sua fundação fez com que ele sempre tivesse apoio de empresários da região. Um exemplo, os primeiros uniformes do time foram doação do empresário dono das Casas Vitória, Ernesto de Marco.
Ao passar dos anos, o time contou com o apoio de muitas figuras importantes da cidade de Chapecó, como: Gentil Galli, Arthur Badalotti, Heitor Pasqualotto e Plínio Arlindo de Nês, político e líder de empresa que sempre apoiou o time.
A primeira diretoria do Chapecoense foi formada no ano de 1973, com os seguintes membros na diligência: Lotário Immich (Presidente), Gomercindo L. Putti (Vice-presidente), Jair Antunes da Silva (Secretário), Altair Zanella (segundo secretário), Alvadir Pelisser (Tesoureiro), Paulo Spagnolo (Segundo tesoureiro), Vicente Delai (Diretor esportivo), e participação de Jorge Ribeiro e Moacir Fredo.
De acordo com Alvadir Pelisser: “muitos não recebiam nada, jogavam vestindo a camisa; iam ao campo com vontade e garra, uma vez que a arrecadação da Chapecoense era pequena”.
Qual foi o primeiro time da Chapecoense FC?
O primeiro time da equipe não demorou para ser formado, sendo treinado por Gomercindo Luiz Putti, e dirigido por Vicente Delai, a primeira equipe do Chapecoense FC era formada por: Beiço, Schú, Zé Taglian, Bonassi, Pacasso, Minga, Casquinha, Albertinho, Caibí, Enéas e Zé.
O primeiro jogo do time foi no campo do Colégio São Francisco, contra o São José de Porto Alegre, o resultado do jogo acabou em Chapecoense 1 x 0 São José.
Como foi a ascensão da Chapecoense FC?
A ascensão do time começou em 2009, disputando a Copa do Brasil, o Chapecoense FC acessou a série D do Campeonato Brasileiro. Se classificando na série D ainda no mesmo ano, o time conseguiu ir para a série C para disputar o campeonato a partir do ano de 2010.
O título ganho em 2011, fez o Chapecoense FC disputar a Copa do Brasil, pensando na Libertadores, a diretoria do time começou a montar equipes competitivas.

Em 2012 o time teve uma excelente temporada da série C, conseguindo se classificar para a semifinal. A equipe do técnico Gilmar Dal Pozzo conseguiu uma vaga para a série B do ano de 2013, acontecimento inédito na história do time, outro acontecimento inédito foi o contato com a elite do futebol brasileiro no período da Copa de 2014, sediada no Brasil aquele ano.
No ano de 2015, apesar de ter ficado em terceiro lugar no Brasileiro, o time participou da Taça Sul-Americana, onde foi apenas eliminado nas quartas de finais perdendo de 2 x 1 para o time do River Plate. Porém o Chapecoense FC ficou marcado na história das competições internacionais.
O ano de 2016 começou com a equipe tendo uma campanha no estadual de forma invicta. E pela segunda vez o Chapecoense disputaria a Sul-Americana daquele ano, nas oitavas de final da disputa, a Chape venceu na disputa de pênaltis o Independiente da Argentina. Nas quartas de finais perdeu a primeira partida para o colombiano,
Junior Barranquilla, no entanto no segundo jogo o Chapecoense venceu por 3 x 0 garantindo as semifinais. As partidas das finais foram contra o argentino San Lorenzo, no qual a primeira partida terminou em 1 a 1. O time e a torcida estavam com expectativa da grande final sendo o auge do time em sua história.
No entanto, na data de 29 de novembro, o avião que transportava a equipe, comissão, dirigentes, jornalistas e convidados para a final na Colômbia bateu contra um monte e caiu. O acidente teve no total 71 vítimas, o acidente marcou para sempre a história do Brasil, futebol, e da equipe que estava em seu pleno auge.
No ano seguinte, em 2017, o Chapecoense começou o ano seguindo a palavra reconstrução. A equipe formou um novo time, em quatro meses conseguiu seu bicampeonato estadual, participou da final da Recopa Sul-Americana e teve sua estreia na Libertadores. Além disso, o time pela primeira vez conseguiu a liderança do Campeonato Brasileiro.
O time continua seguindo sua trajetória com o apoio da cidade de Chapecó e da região catarinense marcando a história do time.
Quais os títulos da Chapecoense FC?
O títulos que o Chapecoense FC possui são os seguintes: 1 Campeonato Brasileiro série B (2020), 1 Troféu Laureus (2018), 1 Copa Sul-Americana (2016), 7 Campeonatos Catarinense (1977, 1996, 2007, 2011, 2016, 2017 e 2020), 1 Copa Santa Catarina (2006), 2 Taças Santa Catarina ( 1979 e 2014) e 1 Taça Plínio Arlindo de Nês (1995).
Qual o hino da Chapecoense FC?
Confira a seguir o hino do time da Chapecoense:
Hino Oficial da Associação Chapecoense de Futebol (SC)
Ó glorioso verde que se expande
Entre os estados, tu és sempre um esplendor
Nas alegrias e nas horas mais difíceis
Meu Furacão, tu és sempre um vencedorSão tantos títulos outrora conquistados
Com bravura, muita raça e fervor
Leva consigo o coração de uma cidade
Meu Furacão, tu és sempre um vencedorSempre honrando nosso escudo com sua raça
És alegria nos estádios, nunca só
Na imensidão e vastidão do nosso estado
Chapecoense, tu és sempre ChapecóA força imensa de sua fiel torcida
Luiz Antônio Maier
Que nos estádios tudo é lindo e nos fascina
A nossa massa, meu Verdão mexe contigo
Tu és querido em toda Santa Catarina
O hino foi composto por Luiz Antônio Maier, treinador de goleiros do time do Marília.
Cantos da torcida
Separamos abaixo o cantos da torcida durante os jogos, confira:
Grito de Guerra
Vamos vamos chape!
Vamos vamos chape!
Eu sou Chape
Da-lhe, Da-lhe, Da-lhe ô
Da-lhe, Da-lhe, Da-lhe ô
Da-lhe, Da-lhe, Da-lhe ôôô
Eu sou da Chape sim, senhor
E bebo todas que vier
Eu canto meu índio
Meu único amor
Que escute
Todo o continente
Sempre recordaremos
A campeã Chapecoense
Estes são os principais cantos da torcida do time durante as partidas da equipe de Chapecó.
Essa é a origem do Chapecoense FC e como o time ao longo dos anos teve sua ascensão e marcou a história do futebol brasileiro para sempre.