Conheça a Origem do CD e como funciona aqui no origem das coisas. Para entender mais sobre a tecnologia, leia aqui!
O CD foi um material muito utilizado no mundo inteiro há alguns anos, mas você sabe qual a origem do CD? Essa mídia definiu uma época, e no início dos anos 2000 foi uma verdadeira febre.
Hoje ele é apenas comprado como uma espécie de item de colecionador, muitos músicos ainda fazem questão de lançar seus álbuns em CD. Então vamos conhecer a origem do CD, essa mídia que ainda hoje segue sendo relevante no mercado musical.
O que é o CD?
Antes de entendermos a origem do CD vamos dar uma olhada mais de perto no que é o CD. A primeira coisa a entender sobre o CD é a palavra, que é uma sigla para “Compact Disc”. E o Compact Disc nada mais é do que uma mídia em forma de disco capaz de armazenar alguns arquivos digitais.

Onde, cabem cerca de 700 megabytes de arquivo em um CD, o que para época era uma verdadeira revolução para uma mídia removível.
Qual a origem do CD?
Vamos agora entender a origem do CD e como se deu essa revolução tecnológica. A origem do CD veio de um dos maiores polos tecnológicos do mundo, o Japão. Lá em 1982, o primeiro Compact Disk foi lançado em uma parceria entre a Sony e a Philips, duas gigantes da tecnologia.
Esse primeiro CD foi um álbum chamado 52nd Street do astro Billy Joel. Mas embora o 52nd tenha sido lançado só em 82. A tecnologia já vinha sendo desenvolvida tanto pela Sony quanto pela Philips na década de 70, a ideia era criar um disco mais prático que o vinil. As duas empresas decidiram se unir e lançar o produto em 79, e apenas 3 anos depois já haviam dado cabo ao projeto, realizando a origem do CD.
Para que serve o CD?
Um CD serve para armazenar arquivos, no geral, arquivos de áudio. Porém, você pode colocar inúmeros arquivos em um CD, como vídeos, fotos ou até mesmo programas. É um material muito versátil, e foi utilizado para muitas coisas em sua era de ouro.
Como o CD funciona?
Um Compact Disk tem inúmeras camadas, essas camadas são alteradas por laser e é como se ele imprimisse naquele CD os dados que são armazenados. Essa impressão é lida por outro aparelho, que consegue “acessar” a informação contida no disco.
Quais dispositivos posso usar o CD?
O CD foi muito popular nas décadas de 90 e 2000 e o que não faltava no mercado eram opções de aparelhos que “liam” CD. Entre eles estavam:
- Leitores de DVD;
- Computadores;
- Rádios;
- Consoles;
- Notebooks.
Todos esses aparelhos conseguem ler um CD, claro, dentro das limitações de leitura, pois nem todo arquivo presente nos CDs foram feitos para serem lidos por todo aparelho.
Como gravar música no CD?
Com um computador com drive de CD-rom você consegue gravar uma música em um CD. O processo é o mesmo, com o CD recebendo o laser do computador para que o arquivo seja inserido nele.

Mas para transferir os arquivos do computador para o CD é necessário fazer a gravação por meio de um programa próprio para essa finalidade.
O que fazer quando o CD está arranhado?
Um CD que esteja arranhado deve ser polido, existem máquinas que realizam esse trabalho. Você pode tentar polir em uma versão caseira utilizando pasta de dente ou a resina soltada pela banana, mas isso não é recomendável apenas em última instância.
Você já utilizou o CD em sua vida e já conhecia a origem do CD? Mesmo ainda fora de moda, você consegue comprar a mídia, até de lançamentos recentes como um item de colecionador.
1 comentário em “Conheça a origem do CD e como funciona?”