Conheça a Origem do carro e quem criou aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do veículo, leia aqui!
Você já se perguntou qual é a origem do carro? Quem inventou o carro? Como esse veículo, hoje tão comum e utilizado por todos de alguma forma, se popularizou e se tornou o que é hoje? Confira, logo abaixo, qual é a origem do carro!
O que é o carro?
A origem do carro, oficialmente, surge com Karl Benz em 1885. A invenção contava com sistema de arranque, motor com potência de 0,8 cv (cavalo-vapor) e era capaz de atingir até 18 km/h.

Antes disso, houveram outras invenções, por outros engenheiros, que se assemelhavam ao carro da maneira que o conhecemos. No entanto, os veículos surgiram com o intuito de auxiliar combatentes nas guerras da época (século XIX), auxiliar no transporte de produtos para o comércio e uma minúscula porção mais economicamente favorecida da sociedade se interessava — e tinha conhecimento — pela invenção.
Qual a origem do carro e para que serve?
A origem do carro, da maneira que conhecemos, com motor movido a petróleo, só surgiu em 1886 pelas mãos do engenheiro Karl Benz, na Alemanha. O carro era um triciclo, bem pesado, e só era utilizado com fins comerciais. Eles concorriam diretamente com Henry Ford, dos Estados Unidos da América, e conhecido pela invenção do seu meio de produção: Fordismo.
Atualmente, os carros dispõe da função de transporte (particular ou não), mas foram feitos com o propósito de auxiliar na locomoção de combatentes nas guerras e um transporte de produtos para o comércio.
Quem criou o carro?
O primeiro carro se originou na França pelo engenheiro Nicolas-Joseph Cugnot, e se tratava de uma carruagem à motor. O motor, no entanto, não era como conhecíamos e, sim, um motor movido à gás — desenvolvido quando a tecnologia dos motores a gás já estavam aperfeiçoados para atender a diversas necessidades da população europeia.
Quando e onde foi criado o primeiro carro?
A origem do carro, pela primeira vez na história, é datada do ano 1769 pelo engenheiro Nicolas-Joseph Cugnot, na França. Seu automóvel era, em resumo, uma forma de locomoção à gás e, em breve, 31 anos depois, originaria os ônibus à vapor em Paris.

No entanto, o modelo desenvolvido por Cugnot possuía um “motor” muito robusto, o que tornava o veículo pesado e de difícil locomoção. Isso se dava pelo fato do carro ser um triciclo capaz de puxar canhões em até 4 km/h, ou seja, o transporte havia sido feito com o intuito de ser ferramenta de guerra. Além disso, precisava ser “recarregado” a cada quinze minutos.
Quais os benefícios do carro?
A origem do carro permitiu o surgimento de um transporte ainda mais fácil e rápido de itens menores, deixando apenas grandes volumes de produtos para serem levados através de transportes maiores (trens, navios e, mais à frente da linha do tempo, os aviões).
Além disso, com a popularização do veículo, também foi possível que as pessoas se locomovessem de maneira ainda mais rápida para distâncias cujo deslocamento fosse mais rápido, se comparado a caminhadas ou carroças.
Qual foi a evolução dos carros ao longo do tempo?
Ao longo dos anos, o carro foi evoluindo como toda boa invenção que acaba revolucionando a forma de viver que conhecemos. A origem do carro na França não fez com que o transporte se detivesse à produção e comercialização, apenas nesse país.
Já em 1892, o estadunidense Henry Ford fabrica o primeiro carro na Inglaterra, um carro blindado chamado Lanchester surge em meados de 1914 (no início da Primeira Guerra Mundial) para auxiliar o Exército Britânico, mas dez anos antes, já era produzido o primeiro Rolls Royce (com direito ao que, hoje, já conhecemos como radiador. A técnica, ao longo dos anos, não sofreu muitas modificações). E na Itália, logo surge o Fiat (1899).
Após a Primeira Guerra Mundial, as produções de automóveis focaram em tornar os carros em uma produção em sequência, de maneira mais econômica, e que chegasse ao “público comum”, e assim se tornou o modelo de veículo que conhecemos hoje.
4 comentários em “Qual a origem do carro e quem criou?”