Conheça a origem do carnaval e como chegou ao Brasil!

Descubra a Origem do carnaval e como chegou no Brasil aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do carnaval no Brasil leia aqui!

Conhecido como um dos eventos festivos mais populares da América Latina, a origem do carnaval vem desde os tempos medievais, onde a data brincava com a inversão de papéis postos pela sociedade.

Nos meados do século XX, vários tipos de danças e ritmos musicais começaram a fazer parte do carnaval brasileiro. Já nos dias de hoje ritmos como o frevo, maracatu e samba são marcas registradas dessa festa.

O carnaval tem como característica a sua enorme fama que circula ao redor do mundo.
Na década de 1930 os famosos bloquinhos de rua ganharam grandes destaques nas regiões mais populares do nosso país.

Um dos eventos que tornou o carnaval tão popular foram os desfiles das escolas de samba, que passaram a ser mundialmente conhecidos e celebrados não só por nós brasileiros, mas também por visitantes de toda parte do mundo.

Qual a origem do carnaval?

A origem do carnaval vem de comemorações que já existiam na Europa medieval: Paris, Grécia e Roma eram muito conhecidas por seus bailes de máscaras e Fantasias.

Com o passar dos anos, o carnaval moldou-se após passar nas mãos de várias culturas diferentes. Os africanos foram os povos que mais contribuíram para a origem do carnaval, pois seus estilos de músicas batucadas junto com suas danças como a capoeira e tradições do candomblé, foram as principais influências para os bloquinhos de rua de Pernambuco.

Qual a origem do carnaval
Fonte/Reprodução: original

Já na Roma, feriados como Lupercália, conhecido como o dia de Februa, no qual deu o nome ao mês de fevereiro, que significa o mês da fertilidade, era um feriado onde os romanos faziam festas vestidos de animais e saiam em busca de parceiros.

Em Paris, nós temos os grandiosos bailes de máscaras anuais. Esses bailes eram celebrados com chuvas de confetes e música suave em grandes salões, seus participantes usavam belas fantasias extravagantes e pequenas máscaras enfeitadas com formato do rosto de uma boneca.

Essas máscaras serviam para ocultar a identidade dos participantes, para que todos naquele baile seriam apenas pessoas por iguais, tanto suas classes sociais quanto ao estilo de vida eram deixadas de lado apenas por aquela noite.

Origem e evolução do carnaval: das homenagens a Dionísio até intervenção da Igreja Católica

A Grécia antiga celebrava o dia de Dionísio, conhecido como o Deus Olimpiano das festas e dos vinhos.

Nomeado como Bacu pelos Romanos, Dionísio tinha a fama de organizar festas carnais, que eram celebrados com vários tipos de músicas e danças.

Origem e evolução do carnaval das homenagens a Dionísio até intervenção da Igreja Católica
Fonte/Reprodução: original

Nos olhos da igreja católica, esses feriados eram considerados hereges e pecaminosos, mas durante vários anos, com as tentativas de acabar com esses feriados sendo falha, a igreja decidiu impor a semana de Carnis Levare, que no latim significa algo como a despedida da carne.

Esse feriado tinha como a principal característica esbanjamento de bebidas e carnes. Os católicos tinham uma semana para comemorar antes da chegada do jejum quaresmal.

Com o passar dos anos, esse feriado moldou-se com as junções de culturas europeias e passou a ser chamado de carnaval.

Carnaval no Brasil: como começou?

O carnaval chegou aqui no Brasil nas regiões Pernambucanas, nos tempos da colonização, onde grandes senhores organizavam bailes com inúmeros participantes para comemorar o feriado. Então, seus escravos deram um jeito de fugir para as ruas de Pernambuco onde eles se reuniam e comemoravam aquela única noite de liberdade.

Com o passar dos anos, no século XX, essas comemorações feitas pelos afro-brasileiros ganharam grandes destaques e passaram a ser conhecidos como os bloquinhos de rua.

Já no Rio de Janeiro, no século XVII, os cariocas celebravam o Entrudo, um feriado trazido pelos portugueses onde eles atiravam limão estragado e farinha nos desavisados que passavam pelas ruas.

A Polícia Militar Brasileira conseguiu combater o Entrudo, que teve seu fim no século XX. Com isso, a elite carioca começou a trazer para o Brasil os bailes teatrais europeus, celebrados com Cordões e os Ranchos.

Os Cordões ganharam fama nas regiões paulistas, e se inspiravam na estética das procissões religiosas para se adequar às normas da igreja, já os Ranchos eram mais famosos nas regiões rurais cariocas e serviam como protesto contra a opressão cometida pelas auto proclamadas classes superiores.

Estilos musicais com origem no carnaval brasileiro

Os principais estilos musicais do carnaval brasileiro são o Frevo, Maracatu, Forró e Samba.
O Maracatu vem da Cultura afro-brasileira. Eles acompanhavam os reis do Congo. Título dado do pelos próprios escravos e eram Coroados nas igrejas e tocavam batuques em homenagem à padroeira.

O Forró vem da palavra Forrobodó, que significa divertimento pagodeiro, de acordo com o folclorista Câmara Cascudo. A origem do Forró vem dos bailes nordestinos de xaxado ou conhecido como arrasta pé e bate Chinela.

O Frevo é um ritmo musical muito popular em Pernambuco. Ele tem esse nome Graças aos bailes de rua que juntavam multidões e iniciou o ditado popular “ferver de gente” e então veio o nome frevo, no qual obviamente o significado é ferver ou fervura.

Carnaval de Salvador: trio elétrico e cultura afro

Com as festas de bloquinho em expansão por Pernambuco, era questão de tempo até chegar nas regiões da Bahia.

Salvador era a região onde se abrigavam os afro-brasileiros descendentes de escravos, que tiveram como inspiração os bloquinhos de rua que a sua geração passada construiu. Esses descendentes introduziram rituais umbandistas para o Carnaval de Salvador.

O carnaval baiano se tornou tão popular quanto o carioca. Em 1950, Adolfo Antônio de Nascimento, mais conhecido como Dodô, e Osmar Alves de Macedo, colocaram aparelhos de som em um de seus carros e pintaram um veículo de branco com várias bolinhas coloridas. Horas de folia e diversão juntaram centenas de pessoas no mesmo lugar, e fizeram com que Dodô e Osmar dessem origem ao trio elétrico do carnaval.

Carnaval de Pernambuco: festas populares, frevo e maracatu

A origem do Carnaval em Pernambuco veio nos meados do século XVII, os trabalhadores braçais se reuniram para comemorar a festa de Reis, onde improvisaram caixões de madeiras para as marchas nas ruas nos ritmos de Frevo e Maracatu.

Já em Recife, tem o bloco carnavalesco mais famoso mundialmente, o Galo da Madrugada, Eles começam nas manhãs de sábado no bairro de Recife antigo, na parte da tarde tem as feirinhas artesanais e as apresentações de grupos percussivos, e vários outros tipos de atrações que só acaba no fim da madrugada.

O carnaval é mais que um feriado, ele é um legado. Um abraço de diversidades culturais que sua semana de comemoração eles nos mostra o quanto, na verdade, nós somos iguais e que apenas queremos diversão.

Deixe um comentário