Saiba a origem do cão doméstico e quando que ele surgiu aqui no Origem das coisas. Para entender melhor sobre o surgimento do cão, leia aqui!
Desde a origem do cão doméstico, ele está presente em grande parte dos lares do mundo. Somente em nosso país, há indícios que existam cerca de 54,2 milhões desses animais sendo cuidados em casas. Mas agora você pode conhecer mais sobre a origem do cão doméstico.
Para entender melhor, nem sempre o cão doméstico foi considerado um amigo do homem. Para que esse elo formasse, foi preciso de anos de desenvolvimento de lobos para a raça que conhecemos hoje como cão doméstico, o canis lupus familiaris.
Qual a origem do cão doméstico e quando ele surgiu?
A origem do cão doméstico se inicia, quando os humanos viviam em pequenos povoados e aldeias, e alguns lobos começaram a se atrair pelo estoque de comida que eram realizados pelos arredores desses lugares.
Ao notar a presença desses lobos, alguns humanos começaram a jogar restos de comidas para eles. Assim, os animais sempre voltavam para o mesmo lugar que recebem os alimentos.

Sendo assim, anos se passaram e houve o desenvolvimento do lobo para cão doméstico, raça que abraçou de fato os humanos e começaram a ser criados em casas familiares. Assim, a origem do cão doméstico foi definida.
Durante a origem do cão doméstico, o animal era criado como caçador e até mesmo para defesa dos lares, mas com o passar dos anos muitos deles se tornaram apenas bons amigos de seus donos e parte da família.
Como foi feito o estudo sobre a origem do cão doméstico?
Para chegar ao resultado de que a origem do cão doméstico veio do lobo, os cientistas da Academia Chinesa de Ciências, utilizaram cerca de 58 membros da família dos canídeos para ser sequenciada. Entre os canídeos, foram utilizados 12 de lobos, 12 raças de cães e 27 de cães primitivos.
Após análises realizadas, eles notaram que os cães moradores do Sudeste da Ásia, durante a origem do cão doméstico, oferecem um parentesco bastante próximo dos lobos. A diferenciação entre eles ocorreu há 33 mil anos, durante a última glaciação. Assim, foi durante esse período que o cão doméstico surgiu e se espalhou sem a participação humana.
Qual o parente mais próximo do cão doméstico?
De acordo com registros arqueológicos, desde a origem do cão doméstico, a raça faz parte do gênero Canis e nasceu como carnívoro. Seu parente mais próximo e ainda vivo é o lobo cinzento, um mamífero canídeo que também pertence ao gênero Canis.
Para chegar ao resultado de que o lobo cinzento é parente próximo do cão doméstico, houve um sequenciamento de DNA e diversos estudos genéticos que comprovaram a existência dessa ligação.
Assim, o lobo cinzento é considerado o principal ancestral do cão doméstico. Desse modo, a origem do cão doméstico está fortemente ligada ao lobo cinzento.
Qual foi a finalidade para o cão doméstico?
Na origem do cão doméstico, ele era fortemente utilizado na caça. Eles ajudavam o ser humano a rastrear outros animais e atacá-los de forma mais rápida.

Tudo isso porque ele contava com uma série de atributos que o ajudaram nesse quesito. Além disso, os cães também eram ótimos para pastorear gado e alertavam aos seus donos quando havia perigo por perto.
Durante essa época, o que definiu o cão como doméstico, era que ele tinha a capacidade de sobreviver e trabalhar no frio. Até hoje, algumas raças ainda realizam esse trabalho na neve, como os huskies que são conhecidos por puxar trenós.
Hoje, o cão doméstico é conhecido somente como amigo do homem. Ele está presente nos lares como parte da família e não como trabalhador, como era conhecido durante a origem do cão doméstico.
Processo de seleção natural
Após a aproximação dos primeiros lobos com os humanos, os filhotes de muitos lobos passaram a ser criados por homens, que os alimentavam e treinavam para a caça. Por conta disso, com os anos eles desenvolveram novas características para sobreviver no lugar que eram criados.
Assim, se iniciou a origem do cão doméstico, que mais tarde resultou em diversas raças de cão doméstico em regiões diferentes. Todas apareceram com diferenciações nos pêlos, tamanho e também na resistência e força.
Seleção artificial
Com o homem já fixado em alguns territórios, as raças de cão doméstico começaram a cruzar com a intervenção humana. Com isso, nasceram cães melhores no serviço do campo e ainda mais leais aos seus donos. Eles utilizavam pouca agressividade e eram bastante disciplinados.
Como foi definida a raça do cão doméstico e para que serve?
A raça que conhecemos dos cães domésticos é fruto de uma reprodução seletiva de seus ancestrais. Ao longo dos anos, diversas raças foram criadas e atendiam as necessidades humanas. Mesmo com outras finalidades no começo, a origem do cão doméstico foi marcada também por companheirismo e lealdade.
Hoje, além de ajudar o ser humano em algumas tarefas, essa raça também virou um grande amigo. Eles são capazes de viver em harmonia com o ser humano, são leais e capazes de demonstrar sentimentos aos seus donos.
Quem foi o responsável?
A reprodução seletiva e também a seleção artificial foram as grandes responsáveis na definição da origem do cão. Quem foi capaz de identificar isso foi o instituto Kennel Club, que conseguiu identificar e catalogar todas as raças de cães presentes no planeta.
Após a origem do cão, muitas raças surgiram e se espalharam. Atualmente, existem mais de 300 tipos de cães domésticos espalhados pelo mundo. Todos oferecem suas próprias características e fazem parte de grupos diferentes.
No Brasil, são mais de 54,2 milhões de cães domesticados, o que faz do nosso país um dos que mais amam esses incríveis animais domésticos.